Bons motivos para incluir a alface na sua dieta

Conheça as propriedades dessa hortaliça riquíssima em nutrientes importantes para o equilíbrio do organismo

Escrito por Deborah Busko

Salada fresquinha não pode faltar no prato de quem quer fazer refeições saudáveis, e a alface é uma boa opção. Além de saborosa, essa verdura é ótima para quem quer manter a boa forma. A cada 100g de alface, são cerca de 12 calorias ingeridas. Outro bom motivo para incluir a alface na dieta é que 95% da sua composição é de água, por isso ela ajuda a manter o corpo hidratado.

Os sais minerais também enriquecem a alface. Os destaques são o ferro e o potássio, que estão presentes em maior quantidade na alface lisa. O potássio é importante para a atividade muscular e a falta dele no organismo pode causar cãibras.

A alface é ainda fonte de antioxidantes, compostos que neutralizam os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce e de vitaminas. Destaque para as vitaminas A e C, que deixam a pele bonita e fortalecem o sistema imunológico, além da vitamina K, essencial para a coagulação do sangue e para fortalecer os ossos, diminuindo os riscos de fraturas.

Se você fica em dúvida na hora de escolher entre os três tipos de alface – crespa, lisa e americana – saiba que todos eles são riquíssimos em nutrientes importantes para o equilíbrio do organismo.

No quesito fibras, a alface lisa sai na frente, seguida da crespa e depois da americana. As fibras são importantes para controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, proporcionam a sensação de saciedade, que faz com que a fome demore a voltar.

Ao preparar a salada, não despreze o talo da alface. Essa parte da hortaliça tem uma substância chamada lactucina, que tem propriedades analgésicas e sedativas. Funciona para quem tem dificuldades para dormir.

Como conservar a alface

Por ser uma hortaliça delicada e que estraga rápido, o melhor é conservar a alface na geladeira, dentro de um saco plástico ou de uma vasilha tampada. Vá retirando as folhas a medida que for consumi-las. A alface pode ficar fora da geladeira por até um dia, mas deve ser mantida dentro de uma vasilha com água ou de um saco plástico aberto.

Assuntos: Alimentação, Dietas

Dicas pela Web
Comentários