18 receitas de bolo sem ovo para você experimentar

Se você é vegan, não gosta ou tem intolerância ao ovo, confira formas diferentes de preparar bolos sem esse ingrediente

Escrito por Patrícia Cochoni
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O ovo é um dos ingredientes mais comuns nas sobremesas. Ele é usado na preparação de bolos, cremes e inclusive em alguns sorvetes.

No entanto, o que não é prejudicial para a maioria das pessoas pode fazer muito mal para a saúde de outros que possuem intolerância ao ovo.

À primeira vista, criar uma receita que não leva esse ingrediente pode parecer um grande desafio. Mas hoje existem vários blogs que criaram receitas muito apetitosas que deixam de fora o ovo da lista de ingredientes.

O Dicas de Mulher fez uma seleção de 18 receitas de bolo sem ovo para você experimentar e conferir que é possível fazer uma receita gostosa mesmo excluindo esse ingrediente tão usado.

Bolos simples

1. Bolo mesclado: bolo simples que mistura massa branca com massa de chocolate, dando efeito mesclado.

Leia também: 10 alimentos fontes de cálcio e livres de lactose

2. Bolo de chocolate: bolo de chocolate com calda de chocolate que pode ser feita com leite de vaca ou de soja para quem tem intolerância à lactose.

3. Bolo café com leite: esta receita de bolo de café com leite é rápida para preparar, ainda mais por levar café instantâneo.

4. Bolo prestígio: além de não levar ovo, esta receita de bolo prestígio também não leva glúten já que leva farinha de arroz e semente de linhaça na massa. Ele é recheado com beijinho e cobertura de chocolate.

5. Bolo de abacaxi invertido: em vez dos ovos, esta receita leva bananas amassadas que também deixam a textura do bolo mais leve. Para dar sabor e decorar, este bolo leva abacaxi.

6. Bolo de maracujá: como substituto do ovo, este bolo de maracujá usa a linhaça em pó. O maracujá é utilizado tanto na massa quanto na calda.

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

7. Bolo de limão: este bolo de limão é ideal para que tem restrições alimentares, pois além de não levar ovo ele também não leva glúten, lactose ou soja.

8. Receita de bolo de fubá com goiabada: este bolo de fubá leva chia triturada, além de leite de coco e coco ralado.

9. Receita de bolo de cenoura: uma boa opção para quem procura uma receita vegana, sem ovos, sem lactose ou glúten. É um bolo simples pra preparar pois quase todo o processo é feito no liquidificador.

10. Receita de bolo de maçã e banana: receita de bolo saudável que além das frutas leva uvas passas e açúcar mascavo.

11. Bolo de mexerica: esta receita utiliza suco de mexerica tanto na calda quanto na massa, tendo um toque cítrico.

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

Bolos elaborados

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

12. Receita de bolo branco recheado com recheio de abacaxi com coco: a massa desse bolo é simples, mas o recheio leva abacaxi picado, leite de coco e coco ralado.

13. Bolo de linhaça com calda de morangos: além de não possuir ovos, esta receita de bolo também não leva lactose e glúten. A calda é feita com morango, maçã e mel.

14. Bolo de mel e laranja: a massa deste bolo utiliza laranja, rum e mel. A receita também sugere substituir a laranja por limão siciliano para quem prefere.

15. Bolo de avelã com mirtilos: este bolo com mirtilos na massa não leva glúten, lactose nem ovos.

16. Bolo com creme de limão e calda de morangos: o bolo desta receita é feito com massa simples branca, mas é recheado com creme de limão feito com leite de arroz e coberto com uma calda de frutas morangos.

Leia também: 10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

17. Bolo de batata doce e amêndoas: receita simples de se fazer de bolo de batata doce, amêndoas e canela.

18. Bolo de baunilha com creme de castanha: bolo simples de baunilha coberto com creme de castanha do pará preparado sem lactose.

Felizmente cada vez mais vemos opções de sobremesas sem ovos o que permite que pessoas com intolerância, ou mesmo quem segue uma dieta vegana, não precisem mais deixar a sobremesa de lado. Vários sites possuem seções específicas com receitas veganas, como o I Could Kill for Dessert, o site americano da Martha Stewart e o blog britânico Deliciously Ella.

Dicas pela Web