23 receitas de bolo red velvet que são tão gostosos quanto lindos

Um clássico dos Estados Unidos, este bolo é trabalhoso de se fazer, mas encanta por sua perfeição e sabor

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Bastante clássico nos Estados Unidos, o bolo red velvet já vem há um bom tempo conquistando os brasileiros, tanto por sua beleza como sabor. Trata-se, de forma geral, de um bolo com massa vermelha contrastando com recheio branco. Ele pode ainda ser feito no estilo “pelado” (naked cake) ou com cobertura.

Existem muitas histórias sobre a origem do bolo e até mesmo sobre o uso de ingredientes: a maioria das pessoas diz, por exemplo, que a receita original americana leva, simplesmente, beterraba para garantir a cor vermelha da massa. Porém, aqui no Brasil, o mais comum de se ver é o uso de corante alimentício vermelho mesmo.

Como no caso de muitas outras receitas, o bolo red velvet é hoje preparado de diferentes maneiras – algumas mais tradicionais; outras, bem criativas. De toda forma, o resultado é sempre um bolo bonito, que combina muito bem com eventos como casamentos, aniversários, Natal e outras datas especiais. Inspire-se com as opções abaixo:

Receitas tradicionais de bolo red velvet

Foto: Reprodução / Flamboesa

1. Red Velvet simples: uma receita clássica para quem quer se arriscar a fazer este delicioso bolo. Se desejar, você pode optar por outros recheios, como brigadeiro branco, brigadeiro de leite ninho, brigadeiro de limão ou só chantilly batido aromatizado. Mas, vale destacar, ele fica mais bonito com recheios claros para contrastar com o vermelho.

2. Red velvet com cobertura de baunilha: sabor e apresentação incríveis. A receita ganha o toque especial desta cobertura cremosa de baunilha, feita somente com farinha de trigo, leite, manteiga, açúcar e extrato de baunilha.

Leia também: 30 receitas fáceis e deliciosas de palha italiana

3. Receita tradicional de bolo red velvet: trata-se do clássico bolo americano red velvet (vermelho aveludado) tingido de maneira natural e cobertura de cream cheese com um toque especial. A receita pode ser usada para fazer cupcakes ou minicupcakes também.

4. Bolo red velvet fofinho: para fazer este bolo que fica com uma textura ótima, você usará, basicamente, farinha de trigo, fermento em pó, sal, cacau em pó, corante alimentício vermelho, manteiga sem sal, açúcar, ovos, essência de baunilha e bicarbonato de sódio.

5. Bolo red velvet macio: a receita usa açúcar, manteiga, ovos, farinha de trigo, chocolate em pó (ou cacau), bicarbonato de sódio, fermento em pó, sal, buttermilk, corante alimentício vermelho, extrato de baunilha e vinagre branco.

6. Bolo red velvet rústico: uma ótima opção para casamento ou chá bar. Você precisará de manteiga, açúcar, ovos, leite, vinagre branco, farinha de trigo, essência de baunilha, chocolate em pó, bicarbonato de sódio, fermento em pó, corante vermelho em gel, cream cheese e açúcar de confeiteiro.

7. Bolo red velvet com muito recheio: é leve e pesado ao mesmo tempo, doce na medida certa e tão gostoso quanto bonito. Apesar da grande quantidade de açúcar que leva, o bolo não fica gorduroso ou doce demais. Fica bem equilibrado.

Leia também: 25 receitas de bolo de pote cheios de charme e sabor

8. Bolo red velvet com recheio cremoso: o red velvet já é lindo por natureza, mas, melhor ainda se for decorado com flores naturais… Fica perfeito para um miniwedding no estilo DIY ou outra ocasião especial. Vale a pena anotar a receita e as dicas!

9. Bolo red velvet com massa molhadinha: é uma receita trabalhosa, mas que oferece resultado incrível. A massa, de chocolate avermelhado, fica bem úmida e densa. E a cobertura de cream cheese, por vez, é incrível. Doce e azedinha ao mesmo tempo. Vale a pena se arriscar na cozinha e fazê-lo!

10. Bolo red velvet fácil: uma maneira mais simplificada de fazer este bolo que encanta tanto pelo sabor como pela beleza. A dica é decorá-lo com framboesa e caprichar na hora de colocar o recheio (que transforma-se, também, numa cobertura).

11. Bolo red velvet com muitas camadas: um bolo grande, delicioso e lindo… Perfeito para ser servido em casamentos ou festas em geral, já que causa uma ótima impressão. O preparo é trabalhoso, mas com certeza o resultado compensa!

12. Bolo red velvet irresistível: encantador à primeira vista, perfeito para ser servido em ocasiões especiais. Você usará, basicamente, farinha, bicarbonato, cacau, manteiga, açúcar, óleo, ovos, vinagre, aroma de baunilha, corante vermelho e buttermilk.

Leia também: 20 receitas de petit gateau para você se derreter

13. Bolo red velvet com recheio megacremoso: tem uma cobertura incrível, além de recheio de buttercream. É perfeito para ser servido em festas, como, por exemplo, o Natal, já que fica lindo além de muito saboroso. Por mais que a receita seja trabalhosa, costuma render bem e agrada a todos!

Receitas criativas de bolo red velvet

Foto: Reprodução / Dani Noce

14. Red Velvet com mousse de mascarpone: delicioso e maravilhoso. Não dá para negar que dá trabalho para fazer, já que são duas horas de preparo e mais duas horas de tempo de espera. Mas, se a ideia é oferecer uma sobremesa linda, diferente e gostosa, com certeza compensa. O rendimento do bolo é para 12 pessoas.

15. Cake pops red velvet: são espécies de bombons, feitos de forma fácil e divertida, inclusive de se preparar com a ajuda das crianças. Esta receita é ótima pedida para servir em festinhas infantis e com certeza encantará a todos pela beleza e sabor.

16. Naked cake red velvet: ótima opção para o Natal. Você usará, basicamente, leite, manteiga, chocolate em pó, corante vermelho, ovos, açúcar, vinagre branco, farinha de trigo, cream cheese, açúcar de confeiteiro, essência de baunilha e fermento em pó.

17. Naked cake red velvet com beijinho: este bolo tem o diferencial de ser recheado com beijinho, ficando perfeito para os amantes de doces! Mas, se desejar, você pode se arriscar e fazer também com os outros recheios. O resultado é um bolo lindo, ideal para ocasiões especiais.

Leia também: 30 receitas doces e salgadas deliciosas para o Natal

18. Bolo red velvet no pote: uma receita que não exige o uso de batedeira. A dica é servi-lo em porções individuais e você pode escolher o tipo de copo ou pote em que ele será servido. Fica um charme, sendo, inclusive, ótima opção para comercializar!

19. Bolo red velvet low carb: uma maneira mais saudável de fazer este bolo que já é um verdadeiro sucesso! Você usará creme de leite, cacau em pó, manteiga, corante em pó vermelho, ovos, xilitol, vinagre branco, limão, farinha de amêndoas, bicarbonato de sódio, goma xantana e fermento para bolo.

20. Cupcake red velvet com chantilly de leite Ninho: são fáceis de fazer, ficam úmidos, macios e deliciosos com cobertura de “chantininho”. Vale destacar que usar um bom chocolate também é importante para conseguir chegar num tom vermelho vivo e lindo que todo bom cupcake red velvet deve ter.

21. Naked cake red velvet com frutas vermelhas: esta receita é feita usando corante natural com beterraba… Mas, é bom destacar que não fica com gosto nenhum de beterraba, pois o limão neutraliza e sobra só a cor vermelha, bem bonita! Além de delicioso, este bolo fica lindo, com cores perfeitas para uma mesa de Natal, por exemplo!

22. Bolo red velvet com chocolate branco: a massa é leve, mas densa e úmida. O chocolate branco dá o toque especial e o resultado é um bolo delicioso, além de bonito! A quantidade de massa é para ser dividida em duas formas de 22-23cm de diâmetro.

23. Bolo red velvet com recheio e cobertura de queijo cremoso : nesta versão, o corante artificial é substituído por beterraba. Segundo muitos, aliás, a beterraba é a razão da cor vermelha na receita de red velvet cake original, cor essa que é muito difícil de se conseguir usando apenas ingredientes naturais.

O red velvet é, de fato, um bolo bem trabalhoso, feito em etapas (como a maioria dos bolos de festa), mas, quem se arrisca a fazê-lo em casa, garante: o trabalho definitivamente compensa! Com certeza a fama faz jus a esta sobremesa linda e deliciosa.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web
Comentários