15 receitas saborosas e imperdíveis de bolo de leite Ninho

Fácil de usar, o ingrediente queridinho do momento é ótimo para massas e recheios

Escrito por Ananda Almeida

Foto: Reprodução / Dani Noce

Quem nunca fez ou nunca conheceu alguém que misturasse leite Ninho com quase nada de água para comer e matar a vontade de doce? Considerando o número de pessoas que sempre teve um caso de amor com esse ingrediente lácteo, é de surpreender que tenha levado tanto tempo para ele virar um fenômeno da confeitaria.

Mas, finalmente, chegou a hora e a vez do leite Ninho, com cada vez mais gente descobrindo seu sabor e suas vantagens. Afinal, trata-se de um ingrediente que vai muito bem com receitas de preparo simples e que, diferente do que ocorre com o leite normal, não é tão perecível, podendo ser consumido até 30 dias depois de aberto. Confira abaixo algumas receitas de bolo com o ingrediente:

1. Bolo gelado de leite Ninho

Foto: Reprodução / Dani Noce

Dessas receitas que remetem às melhores coisas da nossa infância, o bolo gelado ganha uma versão molhadinha e saborosa com a adição de uma camada de recheio feito com leite Ninho, leite condensado, creme de leite e manteiga. Para regar, a receita leva uma calda de leite e leite condensado que também ajuda a fixar a cobertura, feita só com leite Ninho. Aprenda a fazer aqui.

2. Bolo mousse de leite Ninho

Foto: Reprodução / Dani Noce

Ótimo para aniversários, este bolo de massa branca simples se destaca tanto pelo recheio, bem leve, quanto pela cobertura, que fica na consistência ideal para fazer decorações com o bico de confeiteiro. Ambos levam praticamente os mesmos ingredientes, isto é, leite condensado, creme de leite fresco e leite Ninho, a diferença é que a cobertura é feita com manteiga em vez de gelatina para garantir sua firmeza mesmo em temperatura ambiente. Veja os detalhes da receita.

3. Bolo de leite Ninho de liquidificador

Foto: Reprodução / Gabriel Freitas
https://www.youtube.com/watch?v=bbaHE2nyeM8

Não disse que o leite Ninho costuma aparecer em receitas fáceis? É o caso deste bolo aqui, feito no liquidificador com ovo, óleo, açúcar, farinha, fermento e, claro, leite Ninho. Para finalizar o bolo, a cobertura cremosa também é bastante simples: basta misturar leite condensado, creme de leite, leite de coco, leite ninho e manteiga, levando ao fogo baixo até ela ganhar textura de brigadeiro. Confira o passo a passo em vídeo.

Leia também: 15 receitas que provam que a combinação de leite Ninho com Nutella é perfeita

4. Bolo vulcão de leite Ninho com Nutella

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

A combinação que já está escrita nas estrelas é um dos grandes trunfos deste bolo de massa saborosa, feita com bastante leite Ninho. Enquanto ela assa, é hora de preparar a cobertura de brigadeiro de leite Ninho que irá por cima da massa e do miolo feito exclusivamente com Nutella. A receita em detalhes você encontra aqui.

5. Bolo de leite Ninho com morangos

Foto: Reprodução / Gabriel Freitas

Para quem prefere sabores um pouco mais delicados, este bolo de massa branca tradicional substitui o brigadeiro de leite Ninho por uma mistura de nata, creme de leite, açúcar, extrato de baunilha e leite em pó que, depois de batida na batedeira, fica com uma consistência aerada e em ponto de chantilly que combina muito bem com os morangos. Saiba como fazer.

6. Bolo de chocolate com recheio de leite Ninho

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

Tirando pelas receitas acima, daria para entender que leite Ninho combina só com massa branca, mas não é verdade. Esta receita, por exemplo, propõe acrescentar um delicioso recheio de leite Ninho feito com emulsificante a um bolo de chocolate simples, daqueles para comer com café no meio da tarde. Veja como preparar.

7. Bolo vulcão de leite Ninho

Foto: Reprodução / TPM, pra que te quero?

Na contramão das duas receitas anteriores, que são menos doces, esta receita usa uma massa branca, bem aerada e fofinha, como base para uma farta cobertura feita com manteiga, açúcar e leite Ninho que também vai no meio do bolo, para o efeito vulcão. Assista ao passo a passo.

8. Bolo de chocolate com cobertura cremosa de leite Ninho

Foto: Reprodução / Tamara Dantas

Mais uma opção para os amantes da combinação leite Ninho e bolo de chocolate, esta receita tem como diferencial a adição de pedaços de chocolate na massa, que dão uma textura e uma camada extra de sabor. Como cobertura, utilize o tradicional brigadeiro de leite Ninho, feito com leite em pó, leite condensado, creme de leite e manteiga. Veja o vídeo!

Leia também: 20 receitas de vó para você anotar no seu caderninho e despertar memórias culinárias

9. Bolo gelado choconinho

Foto: Reprodução / Sal de Flor

Além do sabor, com gostinho de infância, esta receita também é boa porque não requer o uso de batedeira, basta misturar os ingredientes da massa de chocolate com um fouet, lembrando de mexer em movimentos leves, para deixá-la leve e aerada. Outra coisa bacana é que ela tem um recheio duplo: uma camada de creme de chocolate, feito com leite condensado, cacau, manteiga e creme de leite; e outra de leite Ninho, feita com leite condensado, Ninho e manteiga. Confira a receita completa.

10. Bolo vulcão de leite Ninho listrado de ganache

Foto: Reprodução / Gabriel Freitas

O brigadeiro de leite Ninho, feito com leite condensado, creme de leite, leite em pó e manteiga, é o protagonista deste bolo vulcão que também tem massa branca fofinha feita com o ingrediente lácteo. Para decorar, a ganache de chocolate colocada em zigue-zague ainda completa o sabor da cobertura. Quer aprender? Assista o vídeo aqui.

11. Bolo arco-íris de leite Ninho

Foto: Reprodução / Flamboesa

Se a falta de cor nas receitas com leite Ninho é um problema, esta receita está aqui para mostrar que, desde que usados de maneira equilibrada, os corantes podem fazer uma enorme diferença no visual do bolo. No caso desta receita, eles foram usados na massa de pão de ló e no glacê de leite Ninho. Também de leite em pó, o recheio foi deixado sem cor para dar mais elegância e equilíbrio. Confira a receita.

12. Naked cake de leite Ninho

Foto: Reprodução / Happy Ending

Um dos segredos para este bolo ficar tão macio e estruturado é bater primeiro as claras em neve, adicionando aos poucos os demais ingredientes. Já para o recheio, não tem mistério. É só fazer um brigadeiro de leite Ninho cremoso, deixando um pouco para enrolar e decorar. Aprenda a fazer!

13. Bolo Kinder Bueno com leite Ninho

Foto: Reprodução / Flamboesa

Apesar de ser mais trabalhosa e de levar alguns ingredientes caros, como Nutella, Kinder Bueno e o próprio leite Ninho, esta receita compensa pelo sabor e pelo visual, sendo uma opção perfeita para aniversários. Com massa de chocolate, ela tem como recheio brigadeiro de leite Ninho e brigadeiro de Nutella. Já o Kinder Bueno é usado nas laterais, formando uma cerquinha bonita e cheia de sabor. Veja a receita completa.

Leia também: Drip cake: aprenda 7 receitas do bolo queridinho do momento

14. Bolo bombom de morango com leite Ninho

Foto: Reprodução / Flamboesa

Também para quem está em busca de ideias para bolos de aniversário, esta receita junta duas combinações consagradas: chocolate com morango e chocolate com leite Ninho. Para uma massa tradicional de chocolate, prepare um recheio com brigadeiro de leite Ninho e morangos. Cubra o bolo com ganache e pronto, o sucesso é garantido. Confira os detalhes da receita.

15. Bolo de leite Ninho com brigadeiro de limão

Foto: Reprodução / Chocorango

Leite Ninho com Nutella, com morango, com chocolate branco, com chocolate ao leite, tudo isso a gente já viu. Mas, já pensou combiná-lo com algo diferente, como o limão? É o que faz esta receita, que traz brigadeiros de leite Ninho com limão, além de recheio e cobertura de chantilly de leite em pó. Acesse o modo de preparo completo.

E então, já escolheu qual receita vai fazer primeiro? Lembre-se que você sempre pode adaptá-las de acordo com as suas preferências!

Para você