Bolo de tapioca: receitas para reafirmar seu amor por esse ingrediente

Veja como preparar bolos diversos utilizando a tapioca como base para as massas e se surpreenda com o sabor e a praticidade das receitas

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Não é novidade que a tapioca é um ingrediente surpreendente e muito versátil. É possível ir muito além da forma tradicional de preparo, se deliciar com diversas receitas doces e salgadas e deixar seu cardápio mais variado em qualquer refeição do dia.

Derivado da mandioca, este carboidrato de fácil absorção faz sucesso por servir como aliado na perda de peso e no ganho de massa muscular, além de ser um bom substituto da farinha de trigo para quem não pode consumi-la por ser alérgico ou intolerante ao glúten.

Se você adora tapioca, mas já cansou de comê-la do jeito de sempre, a dica aqui é aplicá-la em preparos de bolos. Só é preciso atenção, pois, em alguns casos, a tapioca utilizada não é a tradicional goma, mas sim a granulada.

Confira a seguir 12 receitas de bolo de tapioca, incluindo versões cremosas, geladas, com cobertura e salgadas, para testar e se apaixonar.

1. Bolo de tapioca simples: como num bolo tradicional, ovos, leite, fermento, açúcar e manteiga fazem parte da mistura. No lugar da farinha de trigo, farinha de tapioca granulada (que não é a mesma que usamos no preparo da tapioca de todos os dias). O resultado é um bolo lindo, suculento e fácil de fazer.

Leia também: 21 receitas de bolo gelado para refrescar seu dia com muito sabor

Foto: Reprodução / Frango com batata doce

Foto: Reprodução / Frango com batata doce

2. Bolo de tapioca cremoso: apesar de conter várias etapas, elas são bem rápidas e, portanto, o bolo também é simples de ser preparado. O segredo da cremosidade desta receita é hidratar a goma da tapioca em bastante leite e leite de coco. Vale a pena experimentar!

3. Bolo de tapioca com leite condensado: para quem não resiste a um bolo macio e fofo, esta é uma boa pedida. A tapioca granulada é hidratada com o leite de coco, faz-se uma mistura de bolo comum e adiciona-se as claras batidas em neve para garantir a fofura da receita. Fácil e irresistível.

4. Bolo de tapioca com coco: se tem uma coisa que combina com tapioca, essa coisa é o coco. Nesta receita, a massa feita com tapioca ganha um toque ainda mais especial com uma cobertura de coco queimado. O truque é colocar coco ralado sobre a massa, antes do bolo ir pro forno, assim ele doura, deixando o visual da receita de dar água na boca.

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

5. Bolo de tapioca da Bahia: feito com coco natural seco e tapioca flocada, este bolo é diferente não só por esses ingredientes, mas também por não conter a etapa de hidratação da tapioca, o que facilita o processo. Além disso, a receita leva claras em neve para massa ganhar um aspecto mais macio. Não vai deixar de testar né?

6. Bolo saudável de tapioca: essa receita, como já diz o nome, é uma opção para quem procura algo menos calórico. Os ingredientes são de origem vegetal, não contém glúten e nem lactose, além do açúcar ter sido substituído por adoçante. É só cumprir as etapas simples e se deliciar!

Leia também: 25 receitas sem glúten deliciosas para o café, almoço e jantar

7. Bolo de tapioca gelado cremoso: combinando praticidade e frescor, este bolo gelado de tapioca é super fácil de preparar e muito saboroso! Basta misturar todos os ingredientes, deixar gelar por 1 hora e desenformar. Uma ótima sugestão de sobremesa para os dias mais quentes em família ou entre amigos.


Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

8. Bolo de tapioca gelado com coco: outra versão gelada do bolo de tapioca é esta que se destaca como surpreendentemente úmida e cremosa. Leva leite de coco caseiro, leite integral, coco ralado fresco e leite condensado, além, claro, da própria tapioca.

9. Bolo de tapioca gelado com um toque de baunilha: assim como nas receitas anteriores, este bolo possui um modo de preparo bastante simples, basta misturar os ingredientes secos separadamente dos líquidos, incorporar as duas partes delicadamente e levar à geladeira por 3 horas. O toque especial fica por conta da baunilha na massa e do leite condensado jogado sobre o bolo na hora de servir.

10. Bolo de tapioca gelado sem glúten e sem lactose: encontrar receitas fáceis e gostosas que não contenham glúten e lactose é, de certo modo, complicado e por isso aqui vai uma ideia.
Na massa do bolo vai tapioca granulada e leite de coco caseiro, mistura acompanhada de uma calda de vinho branco com açúcar demerara. Depois de gelar, a dona da receita ainda adiciona uma calda de morango, vale a pena testar!

Leia também: 50 receitas de tapioca para você se deliciar de forma saudável

Foto: Reprodução / Delicitas

Foto: Reprodução / Delicitas

11. Bolo de rapadura, tapioca e castanha: eis uma receita de bolo de tapioca elaborada, que promete ter gostinho de infância e ser saudável ao mesmo tempo. Unir o sabor da canela, do cravo, da erva-doce e da castanha de caju já deixa o bolo especial. Para finalizar, o sabor adocicado fica por conta da rapadura e então é só aproveitar essa delícia!

12. Bolo salgado de tapioca sem glúten e sem lactose : por fim, uma opção salgada. A receita, assim como as outras, é muito fácil de fazer e se parece com uma queijadinha, porém feita com sal. Além disso, possui um toque de erva-doce e é uma boa pedida para alérgicos e intolerantes.

Como você pode ver, preparar um bolo de tapioca é muito fácil e você não tem mais desculpas para ficar só na tapioca de frigideira! 😉

Para você