36 receitas de bolo de limão apaixonantes para você fazer hoje mesmo

Esse é um tipo de bolo que costuma agradar por ser leve e saboroso, geralmente, não tão doce como outros bolos e sobremesas

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Bolo de limão é uma receita que, para a maioria das pessoas, remete a lembranças de família: mais especificamente, aos lanches da tarde na casa da avó! Não é mesmo?! Por isso, muita gente costuma dizer que, assim como outros bolos simples (de laranja, de cenoura, de fubá etc.), o bolo de limão tem gosto e cheirinho de infância!

É um tipo de bolo que costuma agradar por ser leve e, geralmente, não tão doce como outros bolos e sobremesas, sendo excelente acompanhamento para um bom café preto… Seja num café da manhã completo, seja num lanchinho da tarde!

O fato de não ser tão doce é característica proveniente exatamente do uso do limão, que, com seu sabor azedinho, casa perfeitamente com ingredientes como açúcar ou leite condensado, comumente utilizados em bolos.

Na hora de fazer o bolo de limão, embora existam “receitas padrão”, não existem regras (além do uso do limão, é claro!) e, por isso, é possível usar a criatividade, fazendo bolos simples ou mais elaborados, e até mesmo aqueles destinados à pessoas que têm alguma restrição alimentar (por exemplo, que não consomem glúten, lactose ou açúcar). Inspire-se com as ideias abaixo!

Receitas simples

Foto: Reprodução / Fotografando à mesa

1. Bolo de limão simples: fica leve, fofinho, úmido… É a receita ideal para quem adora sobremesas com um toque azedinho. Isso sem falar que o preparo é bem simples e a maioria dos ingredientes, certamente, você já tem em casa!

Leia também: 10 maneiras diferentes de usar o limão

2. Bolo de limão fácil: tem o sabor delicado do limão e não é nada enjoativo. Você vai querer comer vários pedaços! A receita é simples e rápida de fazer.

3. Bolo rápido de limão: uma receita prática em que você usará, basicamente, açúcar, manteiga, farinha de trigo, ovos, fermento em pó e o limão. Depois, a dica é derreter um chocolate meio amargo e jogar por cima.

4. Bolo de limão de liquidificador: fácil de fazer, este bolo é também econômico. Uma ótima pedida para o café da manhã ou para o lanche da tarde. Sem falar que a “crostinha” de açúcar com limão é incrível!

5. Bolo dois limões: fica fofinho, saboroso e é bem fácil de fazer. Trata-se de uma massa super básica com raspas de limão e uma cobertura, rapidinha de preparar, de leite condensado com suco de limão.

6. Bolo levíssimo de limão: como o próprio nome já diz, o resultado é um bolo gostoso e leve. Você precisará de ovos, açúcar, creme de leite, limão, farinha de trigo e fermento. Por cima, pode usar uma generosa camada de Nutella.

Leia também: 38 receitas de bolo de banana com sabor de felicidade

7. Bolo verde de limão: um bolo delicioso e bonito, que pode ser servido gelado. Você usará apenas ovos, óleo, iogurte natural, gelatina de limão, mistura para bolo de limão, fermento em pó para bolo, leite condensado e limão tahiti.

Foto: Getty Images

8. Bolo de limão com calda de limão: um bolo simples e saboroso. A receita não rende um bolo grande e ele é bem fino. Até por isso, você não deve deixá-lo muito tempo no forno!

9. Bolo de limão com glacê: uma versão simples, mas saborosa, que mescla o doce e o azedo, garantindo o sabor ideal. Macio, o bolo é coberto com glacê, fica bem consistente e úmido. Mas, vale destacar, não é um bolo fofo e leve, é mais “pesado”.

10. Bolo de limão com cobertura cremosa: daqueles bolos de dar água na boca. Para a massa, você precisará de ovos, óleo, leite, essência de baunilha, limão, farinha de trigo, açúcar e fermento em pó. Para a cobertura, usará leite condensado, limão e creme de leite.

11. Bolo de limão “Suga Mama”: um bolo simples de fazer e ótima opção para o lanche da tarde, acompanhado de um cafezinho recém-coado. Você precisará apenas de manteiga, farinha de trigo, fermento em pó, açúcar, leite, ovos e limões.

Leia também: 17 receitas de bolo de mandioca com gostinho de infância

12. Bolo de limão no pote: uma sugestão muito prática para ser servir um bolo, seja numa festinha de aniversário, num piquenique ou após um almoço especial, por exemplo. Tem uma apresentação linda e é fácil de transportar.

13. Bolo de limão siciliano simples: um bolo simples e gostoso, ideal para acompanhar um cafezinho. A cobertura é feita com açúcar de confeiteiro, suco e raspas de limão.

14. Bolo fofo de limão siciliano: para fazer este bolo cheio de sabor e lindo, você precisará dos limões sicilianos, manteiga, açúcar, ovos, farinha de trigo, leite, fermento químico em pó, raspas do limão siciliano, açúcar de confeiteiro e corante amarelo.

15. Bolo de limão siciliano com cobertura de cream cheese: para a massa, você precisará de farinha de trigo, fermento, bicarbonato de sódio, sal, óleo, açúcar, ovo, iogurte natural e limão siciliano. O creme é feito com cream cheese, açúcar, ovo e mais limão siciliano.

16. Bolo de limão siciliano com buttermilk: apesar de ser uma receita mais complexa, compensa, pois resulta num bolo fofinho, leve e delicioso. A receita rende bastante, então, se o objetivo é fazer um bolo só para o lanche da tarde, por exemplo, você pode apostar em meia receita!

Leia também: 20 receitas de bolo de cenoura para alegrar o seu paladar

Foto: Getty Images

17. Bolo de limão siciliano com limão cravo: um bolo fofo, bonito e cheio de sabores. Você precisará, basicamente, de manteiga, açúcar, ovos, iogurte natural integral, limão siciliano e limão cravo.

18. Bolo de limão com iogurte: fácil de fazer, gostoso e fofinho devido ao uso do iogurte. Você usará, além de limão e iogurte, ovos, açúcar, óleo, farinha de trigo, fermento em pó, glacê, leite integral e açúcar de confeiteiro.

19. Bolo de limão com iogurte grego: perfeitamente fofo, aerado, levinho e gostoso. Daqueles que dão vontade de comer tudo de uma vez, sem deixar nenhum pedacinho! O preparo é simples e a dica é comer este bolo acompanhado de um bom café.

20. Bolo de limão com leite de coco: um bolo delicioso, que ganha um toque todo especial vindo do uso do leite de coco na massa. Além dele e do limão, você precisará de manteiga, açúcar, ovos, farinha de trigo, amido de milho, fermento químico, além de leite condensado e mais leite de coco para a cobertura.

21. Bolo de limão com alecrim: além dos ingredientes principais, a receita leva ovos, manteiga, açúcar, farinha de trigo, leite integral, buttermilk e sal. A calda é feita simplesmente com açúcar e limão siciliano.

22. Bolo de capim santo e limão: capim santo é o mesmo que capim limão ou cidreira. É aquele “capim” comprido que tem um cheiro incrível, o que é exatamente o diferencial deste bolo. Uma receita fácil de preparar, mas que resulta num bolo delicioso.

23. Bolo lima-limão: simples de fazer, este bolo leva laranja, limão galego, ovos, óleo, farinha de trigo, açúcar, fermento químico em pó, além de mais limão e açúcar de confeiteiro para a calda.

Receitas elaboradas

Foto: Getty Images

24. Bolo mousse de limão: leve, úmido, bonito e saboroso, este bolo é um naked que pede um cuidado especial no preparo, mas resulta numa sobremesa encantadora, ideal para ser servida em festas de aniversário, almoços ou jantares especiais.

25. Bolo de limão entreposto: o tempo de preparo é de aproximadamente uma hora. Para fazer este bolo, você precisará de ovos, iogurte natural integral, óleo de canola, margarina, limão, gelatina em pó sabor limão, massa pronta para bolo sabor limão, leite condensado e limão tahiti para decorar.

26. Bolo de gelatina de limão: para fazer este bolo que fica com textura e cor diferentes, você usará iogurte natural, óleo, ovos, gelatina sabor limão (sem dissolver), farinha de trigo, fermento em pó, leite condensado, limão siciliano ou tahiti, gotinhas de corante verde e açúcar.

27. Bolo sorvete de limão: um bolo incrivelmente lindo, delicioso e refrescante. Perfeito para a sobremesa daqueles dias bem quentes! O rendimento é de 12 pedaços e o bolo sorvete dura até 7 dias no congelador.

28. Bolo Pink Lemonade: diferente, lindo e saboroso. A combinação de framboesa e limão siciliano, embora pareça inusitada, é incrível. E o resultado desta receita é uma massa de limão siciliano bem fofa, como recheio lemon curd à base de gemas misturado com geleia caseira de framboesa e, a cobertura, feita com buttercream de framboesa.

29. Bolo de limão com recheio de amoras e cream cheese: diferente, refrescante e lindo, para arrasar em qualquer ocasião especial! A receita é longa, mas, curiosamente, é fácil de fazer, por isso, vale a pena arriscar!

30. Bolo de limão siciliano com chia e cream cheese: para a massa, você precisará de manteiga, açúcar, ovos, limão siciliano, farinha de trigo, sementes de chia, iogurte grego e fermento. Para a cobertura, usará cream cheese, açúcar, limão e iogurte grego.

Receitas restritivas

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

31. Bolo de limão vegano: a massa é feita com farina de trigo, açúcar cristal, óleo vegetal, água, suco de limão, raspas de limão, bicarbonato de sódio e fermento em pó. E para a cobertura você precisará de açúcar de confeiteiro, leite de coco e mais raspas de limão.

32. Bolo fofinho de limão vegano: delicioso, a receita leva farinha de trigo, açúcar orgânico, óleo vegetal, bicarbonato de sódio, fermento em pó, extrato de baunilha, vinagre branco, leite vegetal, limão e sal.

33. Bolo diet de limão: o açúcar é substituído por adoçante culinário sucralose. Além dele, você usará ovos, iogurte desnatado, farelo de aveia, leite em pó, fermento e limões.

34. Bolo de limão em glúten, leite, ovo e soja: para fazer este bolo que atende a diferentes públicos, você usará farinha de linhaça, água, limão, açúcar demerara, amêndoas e castanhas do Brasil, óleo, farinha de arroz, amido de milho e fermento químico em pó.

35. Bolo de limão siciliano sem glúten e sem lactose: é um tanto complicado substituir a farinha de trigo em bolos, pois é justamente o glúten que dá textura e maciez a um bolo ou pão. Mas, nesta receita, misturando farinha de arroz e amido de milho, você chega num resultado interessante, num bolo fofinho e saboroso.

36. Bolo chiffon de limão sem glúten e leite: o limão tem bastante pectina, que age como um espessante e ajuda na estrutura desse bolo. Assim, o resultado é uma massa que parece uma “nuvenzinha”. Além deste ingrediente principal, você usará ovos, extrato de baunilha, óleo de canola, água, açúcar cristal, açúcar refinado, fermento em pó, farinha sem glúten e sal.

Independentemente de a receita ser simples ou mais elaborada, apostar no bolo de limão é garantia de sucesso para um café da manhã ou lanche da tarde delicioso! Escolha sua opção de receita preferida e “mãos na massa”!

Dicas pela Web
Comentários