25 receitas de bolo de laranja para saborear em bons momentos em família

Este tipo de bolo simples é perfeito para acompanhar um café quando se vai receber familiares ou amigos em casa

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

O bolo de laranja é aquele tipo de bolo que se encaixa perfeitamente no conceito de “comida da vovó”, que faz relembrar a infância, pois se trata de uma receita conhecida e bastante apreciada entre a maioria das famílias.

O segredo do sucesso está exatamente na simplicidade deste bolo que pode ser feito, de forma geral, com poucos ingredientes. É perfeito para ser servido num café da tarde com a família reunida em volta da mesa, entre muitas conversas e gargalhadas!

Seu preparo fácil faz com que ele seja também uma ótima opção para quando se tem vontade de comer um bolo, mas não se quer perder muito tempo na cozinha preparando uma sobremesa elaborada!

Apesar de ser essencialmente simples, o bolo de laranja pode ser preparado de diferentes maneiras, inclusive ganhando novos ingredientes para garantir um sabor especial.

Você já pensou, por exemplo, em preparar seu bolo de laranja com chocolate? Ou ainda, com especiarias? Inspire-se com as receitas abaixo!

Leia também: 36 receitas de bolo de limão apaixonantes para você fazer hoje mesmo

Bolos simples

Foto: Reprodução / Malas e Panelas

1. Bolo de laranja simples: você não vai acreditar em como é fácil preparar essa delícia! Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador, e pronto! Para fazer sempre que der vontade de um bolinho!

2. Bolo delícia de laranja: vai muito bem com bom café ou, até mesmo, com uma boa cerveja de trigo. A receita leva limão, o que resulta num bolo cítrico, bem azedinho… E você também pode usar mexericas no lugar de laranjas.

3. Bolo de laranja com casca: um bolinho simples para tomar com café feito na hora, daqueles que perfumam a casa toda! É simples de fazer e leva laranja inteira, com casca e tudo! Além disso, fica bem fofinho!

4. Bolo de laranja fofinho: ótima pedida para um café da manhã, para começar bem o dia! A receita proporciona um bolo bem fofo e delicado. A dica é que você pode trocar a laranja por outra fruta cítrica de sua preferência também, mantendo sempre as proporções da receita.

5. Bolo amanteigado de laranja: o rendimento é de aproximadamente 12 pedaços e você usará manteiga sem sal, açúcar, ovo, raspas de casca de laranja, farinha de trigo, fermento em pó, sal, leite, açúcar de confeiteiro e água.

Leia também: 39 receitas de bolo de coco irresistíveis e fáceis de fazer

6. Bolo de laranja com calda: o bolo deve ser feito com a laranja inteira (com a casca e tudo). A cobertura é feita com açúcar de confeiteiro e suco de laranja, basta misturar, não precisa levar ao fogo.

7. Bolo de laranja com farinha de aveia: este bolo não leva farinha de trigo. Você usará apenas manteiga, farinha de aveia, ovos, fermento, laranja e açúcar. A calda é feita somente com sumo de laranja e açúcar.

8. Bolo de laranja vegano: um bolo que vai agradar até mesmo quem não é vegano! Você precisará de laranjas, óleo, açúcar, farinha de trigo, fermento em pó, sal, açúcar, amido de milho ou farinha de trigo diluída.

9. Bolo de laranja sem glúten: ideal para quem tem intolerância a glúten, mas adora um bolinho… Este leva farinha de castanha do pará (ou de amêndoas) no lugar da farinha de trigo. Além dela, você usará laranjas, ovos, açúcar, bicarbonato de sódio e amido de milho.

Bolos com um toque especial

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

10. Bolo de laranja com iogurte: um bolo fofo, ideal para acompanhar um café feito na hora. É de liquidificador e rapidinho de fazer. Você usará apenas ovos, laranjas, iogurte, óleo, fermento, farinha de trigo, açúcar e sal.

Leia também: 24 receitas de bolo de abacaxi bem diferentes e super saborosas

11. Bolo de laranja e azeite de oliva: um bolo especial, com ótima textura, apesar de ser simples de preparar. Você usará laranja, azeite de oliva, farinha de trigo, fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal, ovos grandes e açúcar cristal.

12. Bolo de laranja com amêndoas: delicioso, perfumado com o aroma da laranja e com o sabor doce da amêndoa. Fica fofinho graças ao uso da Maizena. É um bolo ideal para acompanhar um café ou um chá com a família à volta da mesa.

13. Bolo de laranja com mel: além do mel, que dá o toque especial, você usará farinha de trigo, fermento em pó, açúcar refinado, ovos, laranja, manteiga sem sal e pistaches para decorar.

14. Bolo de cenoura com laranja: ideal para um café da tarde. Fofinho, docinho e difícil de comer uma fatia só. Como cobertura, você pode fazer aquela de chocolate “quebradiça”, um brigadeiro mole ou, se quiser simplificar, usar açúcar de confeiteiro polvilhado.

15. Bolo de laranja com hortelã: um sabor a mais para o tradicional bolo de laranja! Além das folhas de hortelã, você usará água, laranja, ovos, açúcar, farinha de trigo, manteiga, maisena e fermento.

Leia também: 20 receitas de bolo de cenoura para alegrar o seu paladar

16. Bolo de laranja com gengibre: embora o gengibre em pó seja opcional, com certeza ele dá um toque todo especial ao bolo. Você usará ainda laranja, óleo, ovos, farinha de trigo, açúcar e fermento em pó. A calda é feita com laranja e açúcar.

17. Bolo de laranja com cacau: uma receita sem glúten, em que você usará apenas ovos, açúcar amarelo, margarina derretida, laranjas, farinha sem glúten de sua preferência, fermento em pó e cacau cru.

18. Bolo de laranja com chocolate: um bolo bonito e gostoso, mas vale adiantar que a receita rende pouco (um bolo pequeno). Ele fica com uma textura mais compacta (não tão fofinho). E o preparo é simples!

19. Bolo de laranja com gotas de chocolate: para quem ama um bolo simples, cheiroso e fresquinho! O toque especial fica por conta das gotas de chocolate. E se quiser deixar ainda mais delicioso, que tal uma calda de chocolate?

Bolos diferentes

Foto: Reprodução / Dedo de moça

20. Bolo de laranja ecológico: este delicioso bolo de laranja é assado dentro da casca, utiliza o bagaço da fruta para fazer a massa e o suco para fazer a cobertura! E nada de pensar que fica amargo ou com sabor estranho!

21. Bolo de laranja com cachaça: este bolo alto e fofo tem o toque especial, alcoólico e aromático, da calda com cachaça. Você pode também usar lima ou tangerina. E o preparo não tem segredo!

22. Bolo de laranja com rum: fica gostoso por vários dias e, para fazer, você não precisa nem de batedeira, é tudo feito no processador. Se você não quiser usar o rum, ou, aliás, outro álcool, substitua por suco de laranja.

23. Bolo de laranja com especiarias: um bolo que fica fofo e leve, com textura de pão de ló. As especiarias combinam perfeitamente com o gostinho da laranja e dão o toque especial! O preparo é bem simples.

24. Bolo de laranja com cobertura de beterraba: laranja com beterraba combina? Sim, é o que mostra este bolo, que ganha uma cobertura saudável e gostosa, opção para substituir os corantes artificiais.

25. Bolo de laranja com calda de limão e lavanda: um bolo especial. Você usará creme vegetal, açúcar cristal, açúcar refinado, ovos, laranja, extrato de baunilha, farinha sem glúten, fermento em pó, açúcar de confeiteiro, calda de limão e laranja, limão siciliano e lavanda seca.

Apesar de ser exatamente a simplicidade do bolo de laranja que encante, não há limites para a criatividade! Você pode usar inúmeros ingredientes para deixar sua receita mais elaborada e gostosa! Mas, também, se é fã das versões mais simples, pode apostar nelas com a certeza de que servir um bolo de laranja para a família é sempre sinônimo de sucesso!

Dicas pela Web