19 receitas de bolo de caneca para facilitar e adocicar a sua vida

Aprenda deliciosas versões deste bolo de fácil preparo, conheça sua versatilidade e sabores variados e experimente novos sabores

Escrito por Ana Kordelos
Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Nada mais gostoso de que comer um pedaço de bolo quando bate aquela vontade de comer um doce. Mas as vezes dá uma preguiça de preparar a receita, leva-lo ao forno e esperar assar. Ah, se esse processo fosse mais rápido… Por isso o bolo de caneca vem ganhando cada vez mais fãs.

Também conhecido como mug cake, o bolo de caneca possui provável origem inglesa, onde o bolos eram se popularizaram por seu praticidade, já que eram assados na própria xícara ou caneca, ficando prontos em cerca de 2 a 3 minutinhos.

Com diversas possibilidades de sabores e ingredientes, o bolo de caneca é versátil, conquistando aqueles que desejam saciar sua fome com um doce rápido e fácil de fazer, além de muito saboroso. Confira abaixo uma seleção de deliciosas receitas de bolo de caneca e escolha seu favorito:

Versões tradicionais

Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Bolo de chocolate: sabor preferido de grande parte das pessoas, esta é a receita mais popular e tradicional do bolo de caneca. Pronta em apenas 3 minutos, vai adoçar e encantar o paladar de quem a provar.

2. Bolo de Ovomaltine: ideal para ser acompanhado com uma bola de sorvete de creme, este bolo leva em sua receita o famoso achocolatado, garantindo uma textura crocante graças aos flocos deste produto. O tempo de preparo é ainda menor, por volta de um minuto e meio.

Leia também: 10 receitas de alfajor para fazer com uma mão nas costas e comer rezando

3. Bolo de Nutella: ótima opção para os fãs deste famoso creme de avelã, esta receita utiliza pouquíssimos ingredientes – apenas 4, sendo eles a farinha de trigo, o fermento, leite desnatado e o delicioso creme de avelã. Sua consistência macia e molhadinha agrada a todos que o experimentam.

4. Bolo de cenoura: outra paixão brasileira, o bolo de cenoura também ganhou sua versão de caneca. Pronto em cercaa de 2 minutos, ainda ganhou uma caldinha de chocolates para deixar a receita ainda mais tradicional.

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

5. Bolo de fubá: para os amantes de bolo de fubá, esta versão ideal para servir apenas uma pessoa, leva poucos ingredientes, fica pronta em 3 minutos e ainda pode ser servida com sua geleia favorita, uma goiabada cremosa, ou ainda com coco ralado polvilhado como cobertura. Uma delícia!

6. Bolo de coco: ótima opção para receber os amigos, esta receita rende três canecas e vai conquistar o paladar de seus convidados. Pronta em apenas 1 minuto e meio, ainda ganhou uma cobertura com calda de leite de coco e açúcar de confeiteiro e coco ralado para polvilhar.

7. Bolo de doce de leite: para deixar o sabor do bolo ainda mais gostoso, além do doce de leite, esta receita ainda leva canela, garantindo um aroma sem igual. Para cobri-lo, paçoquinha rolha esfarelada conferindo mais sabor e estilo ao doce.

Leia também: 27 receitas de panquecas de dar água na boca

Versões mais elaboradas

Foto: Reprodução / Fotografando à Mesa

Foto: Reprodução / Fotografando à Mesa

8. Bolo de caneca atrevido: que tal um bolo de caneca recheado? E se for de chocolate com recheio de morango, melhor ainda, não é mesmo? Disposto a agradar os mais exigentes paladares, este bolo. Além disso, ainda tem a possibilidade de ser assado no forno, no caso de você não possuir um micro-ondas.

9. Bolo arco-íris: utilizando corante alimentício de cores variadas, deixe seu café-da-tarde mais alegre e saboroso com este divertido bolo de caneca. Com a promessa de ficar pronto em 45 segundos, ainda pode ser servido com um saboroso chantilly.

10. Bolo de baunilha e calda de maracujá: servido como um mini naked cake, além de saboroso, este bolo não deixa nada a desejar com seu visual. Além disso, é uma receita sem glúten e sem lactose, sendo uma boa opção para quem possui alergias ou restrições alimentares.

Foto: Reprodução / O Mundo de Calíope

Foto: Reprodução / O Mundo de Calíope

11. Bolo de chocolate e cereja com creme de limão e baunilha: rico em sabores, este bolo de caneca fica pronto em cerca de 5 minutos e é acompanhando de uma calda de creme de limão e baunilha, além de uma bela e saborosa cereja.

12. Brownie na caneca: utilizando amêndoas, ou mesmo substituindo-as por outra oleaginosa como castanhas, por exemplo, essa receita traz um bolo de caneca com textura de brownie, o qual fica pronto em apenas 1 minutos. Vale a pena experimentar.

Leia também: 30 receitas de sobremesas fáceis e refrescantes para o verão

13. Bolo de aniversário de caneca: que tal um mini bolo de aniversário para deixar sua festa ainda mais charmosa? Esta versão possui massa com sabor de coco e recheio, leite condensado cozido no micro-ondas por um minuto, adicionando textura e sabor ao ingrediente. Além de gostoso, lindo de se ver.

Versões fit e com restrições

Foto: Reprodução / Fit Food Ideas

Foto: Reprodução / Fit Food Ideas

14. Bolo low carb: receita sem glúten ou lactose, utiliza farinha de coco e de aveia na massa, além de iogurte grego e canela em pó, agregando sabor ao doce. Recheado com pasta de amendoim, pode ainda ser servido junto ao restante do iogurte grego.

15. Bolo protéico: utilizando ingredientes saudáveis como iogurte desnatado, farelo de trigo e chocolate meio amargo, este bolo possui muito sabor e é ideal para aqueles que estão em uma dieta de restrição calórica – duas porções contém apenas 165 kcal.

16. Bolo sem glúten, leite e açúcar: como a própria autora revela, este bolo é fácil de fazer, além de ser nutritivo e amigo da dieta. Pronto em um minuto e meio, pode ser servido com manteiga de macadâmia, canela polvilhada e frutas de sua preferência.

17. Bolo de alfarroba e chia: com textura macia, este bolo é rico em fibras, pois utiliza farinha de aveia e chia, esta última rica em cálcio, fibras, ômega-3. Pode ser serviço com iogurte grego e creme de avelã diet, deixando-o ainda mais saboroso.

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

18. Bolo de chocolate vegano com manteiga de amendoim: utilizando cacau puro, leite de amêndoas, manteiga de amendoim e purê de maçã, este bolo vegano tem sabor diferenciado e marcante, sendo ideal para quem segue o veganismo ou possui alguma restrição alimentar.

19. Bolo de chocolate vegano e sem glúten: ótima opção para alérgicos ou intolerantes a alimentos como glúten, leite e ovo, este bolo leva farinha de coco e de arroz ao invés da tradicional de trigo, além de suco de fruta, adicionando sabor ao doce. Pronto em 1 minuto e 10 segundos, pode ser acompanhado de uma calda de chocolate super fácil de preparar.

Seja em sua versão tradicional, utilizando poucos ingredientes, ou mesmo em receitas adaptadas, ideias para os alérgicos, intolerantes ou adeptos da dieta, o bolo de caneca é a opção ideal de receita fácil e prática para adoçar o seu paladar sempre que desejar. Escolha sua opção favorita e “mão na massa”!

Dicas pela Web
Comentários