38 receitas de bolo de banana com sabor de felicidade

Ótima opção para matar a vontade de comer doces, o bolo de banana possui a vantagem de não necessitar de açúcar, devido ao sabor adocicado da fruta

Escrito por Ana Kordelos
Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

A banana, uma das frutas mais consumidas pelo brasileiro, possui origem provável da região sudeste da Ásia e é cultivada em praticamente todas as regiões tropicais do planeta.

Também conhecida como pacoba ou pacova, esta fruta, que na realidade é considerada uma pseudofruta, é derivada da bananeira. Seu nome possui origem na língua serra-leonesa e liberiana, a qual foi incorporada pelos portugueses à sua língua, sem alterações.

Rica em potássio e fibras, dentre os nutrientes fornecidos por esta fruta podemos citar as vitaminas C e A, além de minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. Composta por carboidratos, é considerada um alimento que promove energia.

E que tal um belo bolo de banana para usufruir destes benefícios? Com grande variedade de receitas disponíveis, o adocicado natural deste ingrediente garante uma boa opção para cafés da manhã ou da tarde. Confira a seguir uma seleção de receitas variadas deste prato:

Receitas simples

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

1. Bolo de banana fácil: simples de fazer, a dica para diminuir a quantidade de açúcar no preparo do bolo é utilizar bananas bem maduras: quanto mais maduras elas estivem, mais adocicado será seu sabor.

Leia também: Leite vegetal de banana é fácil de fazer e traz sabor, refrescância e energia ao seu dia

2. Bolo de banana de liquidificador: nesta opção prática preparada no liquidificador, as bananas são cortadas em fatias e acomodadas na forma junto à uma calda. Só então a massa do bolo será adicionada. O resultado fica lindíssimo.

3. Bolo de banana rapidão: se estiver com pressa, esta é a receita ideal para você. Para misturar a massa, basta um fouet (batedor de arame). Para deixá-lo mais saboroso, utilize iogurte light em vez de leite.

4. Bolo de banana invertido: o visual deste bolo é de dar água na boca. Para prepará-lo, fatie as banana, posicione-as no fundo da forma, em cima de uma calda de açúcar e só então adicione a massa. Após assar o bolo, desenforme-o para que todos possam admirar sua beleza.

5. Bolo esperto de banana: quer saborear um bolo de banana diferente? Então aposte nesta versão. Aqui as bananas juntamente com açúcar e canela são envoltas em pão de forma achatado pelo rolo de macarrão. Inusitado, prático e saboroso!

6. Bolo de banana com iogurte: para deixar esta receita mais saudável, a autora recomenda utilizar açúcar demerara e óleo de coco no lugar do tradicional. Aproveite e utilize bananas mais maduras para evitar jogá-las fora.

Leia também: Além do sabor: banana é versátil e oferece diversos benefícios à saúde

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

7. Bolo de banana com nozes: cheio de sabor, além da banana, este bolo leva ingredientes como purê de maçã, essência de baunilha, leite desnatado e nozes picadas. Esta última adiciona antioxidantes ao prato.

8. Bolo de banana com pecã e uvas passas: segundo a autora, a receita desta massa cresce bastante, garantido um bolo fofo e saboroso. Aqui, além das bananas maduras, ainda foi utilizado mel, nozes pecã, canela, essência de baunilha e uvas passas.

9. Bolo de banana com creme de leite: bolo macio e fofo, o creme de leite vem para adicionar sabor. A sugestão para um visual mais bonito, é polvilhar açúcar de confeiteiro depois de desenformar o bolo.

10. Bolo de banana com passas ao rum: O preparo deste bolo possui uma etapa a mais: as bananas a serem adicionadas à massa passam por um processo de caramelização, fazendo toda a diferença no sabor do prato.

11. Bolo de banana com gotas de chocolate: há quem diga que tudo o que for combinado com chocolate fica mais gostoso, que tal comprovar este fato com uma versão do bolo em que as bananas são mescladas com gotas de chocolate ao leite na massa? Irresistível!

Leia também: 10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

12. Bolo de banana com calda de brigadeiro: com poucos ingredientes e preparo de apenas 30 minutos, este bolo promete agradar aos amantes de brigadeiro. Este é preparado como calda, onde o brigadeiro em ponto de colher é misturado com o creme de leite.

Receitas elaboradas

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

13. Bolo de banana pudding: com visual arrasador, este bolo leva bananas na massa e no seu recheio, além de creme de confeiteiro e biscoito para equilibrar as texturas entre crocante e cremoso. Como cobertura, chantilly e calda de caramelo.

14. Bolo de banana em cone: o encanto deste bolo é sua forma de servir: assado em cones de papel manteiga, seu formato inusitado surpreende quem o prova. Como cobertura, uma bananada preparada com bananas amassadas, canela, açúcar demerara e água.

15. Bolo de casca de banana: na onda do reaproveitamento, esta receita é uma boa opção para evitar o descarte das cascas de banana. Estas devem ser devidamente higienizadas, picadas e levadas ao liquidificador juntamente com os outros ingredientes da massa. Outro fato diferente nesta receita é a utilização da farinha arroz integral ou de rosca, em vez da tradicional farinha de trigo.

16. Bolo de banana com farofa doce de canela: o destaque deste prato é sua cobertura: uma farofa preparada com farinha de trigo integral, açúcar mascavo, manteiga sem sal e canela. Esta adiciona sabor e textura ao bolo.

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

17. Bolo de banana com farofa de chocolate e canela: neste bolo, é preparada uma farinha utilizando as gotas de chocolate envoltas em uma mistura de canela e açúcar mascavo. No momento da montagem, despeje metade da massa na forma, espalhe esta farinha e cubra com o restante da massa. Você vai adorar esta mistura!.

18. Bolo de banana com chocolate: nesta receita, a banana garante uma massa mais densa ao bolo tradicional de chocolate, porém ainda macia. Mais uma vez a preferência por bananas mais maduras comprovam a doçura das mesmas.

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

19. Bolo de banana e chocolate invertido: outra opção de bolo invertido, a massa é feita com chocolate em pó e é “deitada” sobre a camada de bananas fatiadas e caramelizadas. Uma dica importante é desenformar o bolo ainda quente para garantir que não haja quebras.

20. Bolo de banana de liquidificador com chocolate: neste saboroso bolo, além das bananas nanicas, também são utilizados ingrediente como nozes processadas, uvas passas, gotas de chocolate e aveia em flocos finos, tudo para conferir muito sabor ao prato.

21. Bolo de banana, mel e amêndoas: para este bolo delicioso, além de adoçar com a própria banana, ainda é utilizado o mel, rico em nutrientes. As amêndoas são picadas e polvilhadas em cima da massa, antes de ir ao forno.

22. Bolo de banana ao perfume de laranja: nessa receita a massa é feita com farinhas integrais e nutritivas e ainda leva chia em seu preparo. Para adoçar não é utilizado açúcar, somente as próprias bananas. Já o perfume de laranja é proporcionado pelas raspas da mesma.

23. Bolo de banana, abacaxi e castanhas do Pará: para este belo bolo é recomendável espremer um pouco o abacaxi, para garantir que este não solte muito líquido ao ser adicionado à massa. A calda é preparada com uma mistura de suco de laranja e açúcar, deixando o bolo bem aromatizado.

24. Bolo de banana com chocolate amargo e especiarias: esta receita surgiu com o intuito de aproveitar bananas bem maduras, evitando que estas fossem descartadas. Aqui, além delas, ainda são utilizadas especiarias como o gengibre, canela e noz moscada para conferir um sabor todo especial à massa.

25. Bolo de banana, avelã e café com cobertura de caramelo de flor de sal: mistura inusitada e deliciosa: leite condensado assado em banho maria, mistura com manteiga, formando um delicioso caramelo. A massa ainda leva creme azedo, garantindo seu sabor característico.

Versões veganas, sem glúten ou sem lactose

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

26. Bolo pão de banana: apesar de a receita original ser um bolo de banana, segundo a autora, este pode se tornar um pão, se houver menos adição de açúcar. A massa ainda leva iogurte e cacau em pó, este último adicionando antioxidantes ao prato.

27. Bolo integral de banana: mais uma vez as bananas já maduras são a estrela do prato. Para deixar a receita ainda mais saudável, a farinha de trigo integral foi a escolhida. O trio de especiarias de canela, noz moscada a cravo da Índia completam o sabor.

28. Bolo de banana proteico de micro-ondas: receita prática e rápida, é feita com farelo de aveia, água, uma pitada de sal, fermento e proteína. Leva cerca de 1 minuto, de acordo com seu eletrodoméstico.

29. Bolo de banana vegano: ideal para as pessoas que não consumem alimentos de origem animal, nesta receita o ovo é substituído por mais uma banana e o leite comum pelo leite de soja, resultando em um bolo com textura macia e fofinha.

30. Bolo de banana de liquidificador sem glúten: aqui, a farinha de trigo tradicional é substituída pela farinha de arroz branco, possibilitando aos celíacos e alérgicos ao glúten degustar um saboroso e prático bolo preparado no liquidificador.

31. Bolo de banana sem farinha e sem açúcar: para fazer este bolo são necessários poucos ingredientes: ovos, aveia, bananas nanicas, uvas passas pretas, óleo e fermento em pó. Basta bater os ingredientes no liquidificador e levá-los para assar por cerca de 35 minutos.

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

32. Bolo integral de maçã e banana: nesta receita, além das bananas nanicas fatiadas, ainda são utilizadas nozes e maçãs com casca. As cascas são ricas em pectina, composto capaz de ajudar na redução do colesterol do sangue.

33. Bolo de banana e aveia sem farinha: mais uma vez deixando a tradicional farinha de trigo de lado, esta receita utiliza a aveia em flocos finos como substituta, garantindo fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais ao bolo.

34. Bolo de banana da terra e coco vegano: esta receita não leva açúcar, apenas o sabor doce da banana da terra e o melado. Sem utilizar farinha de trigo, a sua massa ainda leva coco ralado e pasta de amendoim, resultando em uma mistura diferente e saborosa.

35. Bolo de banana sem lactose e glúten: novamente a aveia é a queridinha para substituir a farinha de trigo. Aqui, além das bananas nanicas, ainda são utilizadas uvas passas pretas e óleo de coco, substituindo o óleo comum.

36. Bolo de banana e cenoura, sem leite e sem glúten: pronto em 25 minutos, este bolo mistura o sabor da banana com a cenoura ralada fina. No lugar da farinha tradicional, amido de milho ou fécula de batata e farinha de amêndoas, e se desejar, mel para adoçar.

37. Bolo integral de banana e castanhas: proporcionando a escolha da oleaginosa de sua preferência, esta receita utiliza castanhas-do-Pará trituradas para cobrir o bolo, deixando-o com uma aparência mais rústica e adicionando sabor e nutrientes ao mesmo.

38. Bolo de banana, damasco e chocolate sem farinha: o damasco é utilizado para adoçar o prato, não necessitando do uso de qualquer outro açúcar. Novamente a aveia é eleita e, combinada com o chocolate meio amargo em pedaços, o extrato de baunilha e as castanhas picadas, resultam em um bolo cheio de sabor e estilo.

Seja uma opção mais simples, prática no preparo e ideal para aqueles momentos em que bate a vontade de comer doces, ou ainda para uma ocasião especial, com ingredientes mais elaborados, alguma das opções acima com certeza irá agradar o seu paladar. Experimente!

Dicas pela Web
Comentários