24 receitas de bolo de abacaxi bem diferentes e super saborosas

Para variar na hora da sobremesa, conheça receitas de bolo de abacaxi nos mais variados estilos: recheados, simples, gelados e funcionais

Escrito por Patrícia Cochoni
Foto: Reprodução / Blog Technicolor Kitchen

Foto: Reprodução / Blog Technicolor Kitchen

Existe fruta mais tropical do que abacaxi?! Abacaxi é sinônimo de verão e nada melhor do que aproveitar essa estação maravilhosa pra preparar bolos com abacaxi.

Além de delicioso, o abacaxi é uma fruta repleta de nutrientes e fibras que trazem diversos benefícios pra nossa saúde. Ele é rico em vitamina C, betacaroteno, cálcio, potássio e ferro.

O abacaxi é um ótimo ingrediente, pois por possuir bastante acidez ele balanceia muito bem em preparações mais doces. Abacaxi tem muitas combinações excelentes como baunilha, caramelo, rum e coco.

Hoje vamos focar em uma das minhas sobremesas favoritas: bolo de abacaxi! Fizemos uma seleção muito especial para inspirar vocês na cozinha.

Receitas de bolo simples de abacaxi

1. Bolo simples de abacaxi: Sabe aquele bolo com gostinho de casa da vó? Super simples e fácil de fazer que fica uma delícia? Então, aqui está a receita. Aproveite!

Leia também: 10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

2. Bolo com pedaços de abacaxi: Esse bolo já fica suculento por conta dos pedaços de abacaxi dentro da massa, mas para dar um toque ainda mais especial, você pode também molhar a massa após pronta com um pouco de suco da fruta.

3. Bolo de abacaxi com cobertura de glacê e nozes: Esta receita de bolo de abacaxi leva iogurte na massa, o que costuma deixar o bolo mais úmido. A preparação deste bolo é muito simples já que tudo é feito no liquidificador e aqui se usa gelatina de abacaxi.

4. Torta cremosa de abacaxi com coco: Essa receita resulta em um bolo super cremoso que ganha um sabor ainda melhor com a inclusão do leite condensado. Uma boa ideia é servi-lo geladinho.

5. Bolo pavê de abacaxi: O melhor do bolo de abacaxi em forma de um suculento pavê para agradar a família e permitir aquela velha piadinha.

6. Bolo gelado de abacaxi com chocolate: Chocolate é o tipo de ingrediente que deixa qualquer receita ainda melhor, não é mesmo? Então a ideia aqui é combinar o frescor de um bolo geladinho de abacaxi, com as delícias do cacau. Experimente!

Leia também: 38 receitas de bolo de banana com sabor de felicidade

7. Bolo com gelatina de abacaxi: Se você não tem abacaxi em casa, sem problemas, é possível fazer um bolo de abacaxi gostoso usando apenas a gelatina da fruta.

8. Bolo de abacaxi e coco tostado: Uma das combinações mais perfeitas para se fazer com abacaxi é coco. É bem tropical e uma ótima sobremesa pra se servir no verão. Este bolo é bem molhadinho e pode ser servido a qualquer hora do dia.

9. Bolo de abacaxi gelado: Nesta receita a massa do bolo é substituída por bolacha champagne. A apresentação fica linda e apetitosa, pois como é montado em uma vasilha de vidro mostra as camadas intercaladas de abacaxi picado, bolacha champagne e creme de baunilha.

10. Bolo gelado de abacaxi: Este bolo tem camadas intercaladas de pão de ló, abacaxi e creme branco, e é ótimo para ser servido diretamente à mesa.

Foto: Reprodução / Blog Passagem Gastronômica

Foto: Reprodução / Blog Passagem Gastronômica

Receitas de bolo de abacaxi caramelado

11. Bolo de abacaxi caramelado: Um bolo lindo para servir, já que o topo é cheio de rodelas carameladas de abacaxi e ameixas para enfeitar.

12. Bolo caramelado de abacaxi: Um bolo bem fofinho de abacaxi com cobertura de caramelo. Ele leva suco de abacaxi na massa e é assado sobre rodelas de abacaxi em calda.

13. Bolo de abacaxi: Este bolo de abacaxi é fácil de preparar e também tem uma apresentação legal por ter fatias de abacaxi e cereja por cima.

Foto: Reprodução / Blog Cozinha da Rafinha

Foto: Reprodução / Blog Cozinha da Rafinha

Receitas de bolo de abacaxi recheado

14. Bolo de abacaxi com doce de leite: Este bolo combina doce de leite com abacaxi, o que é sucesso garantido. O bolo branco é recheado com cubinhos de abacaxi e doce de leite, e depois coberto com chantilly.

15. Bolo recheado de abacaxi: Esta receita intercala dois recheios no bolo de massa branca, sendo um deles creme branco e o outro uma espécie de geléia de abacaxi.

16. Bolo de abacaxi com coco : O toque do coco ralado fresco no topo deste bolo recheado de abacaxi deixa a apresentação linda, além de ser uma combinação ótima.

Foto: Reprodução / Blog Receita de Vovó

Foto: Reprodução / Blog Receita de Vovó

Receitas diferentes

17. Bolo de abacaxi e nozes: Essa receita tem o sabor e a crocância das nozes, além de ser sem glúten, ideal para quem tem intolerância.

18. Bolo de abacaxi vegano: Essa receita é para os adeptos da culinária vegana, livre de produtos derivados de origem animal.

19. Bolo tropical de abacaxi, cenoura e nozes: Trata-se de uma versão diferente de bolo de abacaxi que é feito com cenoura e pedacinhos de nozes.

20. Hummingbird cake : Este é um bolo clássico do sul dos Estados Unidos que leva muitas nozes e pedacinhos de frutas – dentre elas o abacaxi. O bolo é bem molhadinho e recheado com creme de manteiga.

Foto: Reprodução / Blog A Cozinha Coletiva

Foto: Reprodução / Blog A Cozinha Coletiva

Receitas fit e diferenciadas

21. Bolo de abacaxi integral: Esta receita de bolo de abacaxi integral é mais leve, pois leva farinha integral e aveia. Uma ótima receita para quem quer uma opção mais saudável.

22. Bolo de abacaxi com hortelã: Uma ótima receita pra quem é vegano ou intolerante à lactose, já que este bolo de abacaxi não leva leite nem ovos. Ele é mais leve pois ao invés de leite leva suco de abacaxi com hortelã.

23. Bolo de abacaxi nutritivo: Uma versão mais nutritiva do bolo de abacaxi com aveia e farinha integral na massa que é assada sobre fatias de abacaxi.

24. Bolo vegano com recheio de abacaxi e coco: Além do recheio maravilhoso de coco e abacaxi, esse bolo pode levar também uma bela dose de chantilly para dar um sabor e uma textura extra.

Independente da receita que for preparar é importante prestar atenção quando escolher o abacaxi para evitar os que ainda não estejam maduros e por consequência muito ácidos. Um truque bem antigo, mas que ajuda bastante na hora de escolher é puxar uma das folhas da coroa e ver se ela solta com facilidade. Se sim, é sinal que o abacaxi está pronto para o consumo. Outro truque é cheirar a base do abacaxi, já que os mais maduros possuem um aroma mais adocicado.

Dicas pela Web