Bolo de 15 anos: tipos, dicas e fotos para acertar na escolha

Do formato ao recheio, saiba o que considerar para torná-lo ainda mais inesquecível

Escrito por Ananda Almeida

Foto: Reprodução / Larissa Sérvio

Por menor e mais intimista que seja a festa, parece que ela nunca está completa sem um bom bolo no final. E se já é assim com todos os aniversários, que dirá em uma festa tão marcante e simbólica quanto a de comemoração dos 15 anos, não é mesmo?

Para quem decidiu celebrar a data em grande estilo, com uma festa de debutante tradicional, é importante frisar que o bolo de 15 anos é tão deve ser escolhido com o mesmo cuidado que um bolo de casamento. Afinal, ele também aparecerá em diversas fotos, fará parte da decoração e será visto pelos convidados. A diferença é que, por ter a cara da aniversariante, o bolo de 15 anos dá margem para ainda mais criatividade e personalidade.

“O bolo de casamento é algo mais tradicional, branco e com alguma cor, geralmente clara, que as noivas gostem”, diz Fátima Moreno, cerimonialista na Fátima Moreno Cerimonial e Eventos, de Rio Claro. “Nos 15 anos, os bolos são sempre mais ousados e despojados”, completa, o que não quer dizer que eles não exijam um bom planejamento para que combinem com a festa, agradem os convidados e não acabem antes da hora.

Confira a seguir algumas dicas para acertar nessa escolha!

6 tipos de bolo mais tradicionais para festa de 15 anos

Por ser uma festa com decoração mais elaborada e com um número maior de convidados, a festa de 15 anos nos permite fugir dos formatos de bolo tradicionais, como o redondo e o retangular simples, e explorar opções elegantes e grandiosas como os bolos cenográficos ou de vários andares. Veja abaixo as opções mais tradicionais:

Leia também: 50 ideias de decoração para uma festa de 15 anos inesquecível

1. Bolo redondo

Foto: Reprodução / Style me Pretty

Um dos formatos preferidos das noivas é também muito querido pelas debutantes por sua versatilidade e também por passar uma ideia romântica e delicada. É nesse formato de bolo, por exemplo, que são feitos os acabamentos naked, dripped, rendado, entre outros, além desse formato poder ser usado para bolos de dois ou mais andares.

A única desvantagem é que o bolo redondo é um pouco mais difícil de cortar. Geralmente, é feito aquele famoso círculo na parte central que acaba rendendo pedaços de tamanhos desiguais, o que pode afetar o rendimento do bolo.

2. Bolo quadrado

Foto: Reprodução / Debuteen

Com um aspecto elegante e moderno, o bolo quadrado é, sem dúvidas, um dos formatos de bolo de maior praticidade. Fácil de cortar, ele rende pedaços uniformes do começo ao fim, ou seja, nada de desperdício! Além disso, o formato também tem certa versatilidade, podendo servir de base para bolos de dois ou mais andares.

3. Bolo naked

Foto: Reprodução / Style me Pretty

Leia também: Vestido de 15 anos: dicas e inspirações certeiras para escolher o seu

De formato redondo, o bolo naked, ou naked cake, como costuma ser chamado, despontou faz alguns anos e vem ganhando cada vez mais espaço em festas de 15 anos graças ao seu visual rústico e charmoso. Outra coisa bacana do naked cake é que só de olhar a gente sabe que ele não é cenográfico. Por outro lado, justamente por não ter cobertura, é um bolo mais limitado em termos de decoração, ficando geralmente restrito ao açúcar de confeiteiro e a algumas frutas, como as vermelhas.

4. Bolo de dois andares

Foto: iStock

Não se trata de mero capricho. Ter um bolo com mais de um andar costuma ser importante porque, frequentemente, ele precisa disputar espaço com arranjos de flores, pirâmides de doces, entre outros itens decorativos, correndo o risco de desaparecer caso seja muito baixo. Já o bolo de dois andares consegue ter altura, mas mantendo um charme romântico e minimalista, dependendo da cobertura. Vale lembrar que, em termos de altura, a base pode ser mais alta, com várias camadas de massa e recheio.

5. Bolo de vários andares

Foto: Reprodução / Constamce Zahn

É a opção ideal para festas de decoração extravagante ou mesmo para quem deseja chamar a atenção para o bolo, seja ele redondo ou quadrado. O legal desse tipo de bolo é que ele permite coberturas diversas e bem elaboradas, com a possibilidade de misturar cores, desenhos e texturas diferentes. E não se preocupe caso o número de convidados não justifique cinco andares, já que você sempre pode colocar alguns que sejam cenográficos.

6. Bolo cenográfico

Foto: Reprodução / Constance Zahn

Com exceção do naked cake, o cenográfico pode ter qualquer um dos formatos citados acima. Embora muita gente torça o nariz para esse tipo de bolo, ele tem diversas vantagens, como um melhor custo-benefício, o fato de durar a noite inteira e permitir decorações ousadas, inclusive com pasta americana, sem que isso afete o sabor. Afinal, o bolo “real” estará guardado e poderá ser feito do jeitinho que a aniversariante desejar em termos de sabor e maciez.

Lembrando que esses são apenas os tipos de bolo mais tradicionais. Além deles, existem, ainda, diversos outros tipos, como o bolo número, que é feito no formato dos algarismos, o bolo escultura, que reproduz algum objeto, lugar, etc., entre outras opções.

O que considerar na hora de escolher o bolo

Foto: Reprodução / Constance Zahn

Conhecidos os tipos de bolo, é só escolher e pedir a decoração de acordo com o gosto da aniversariante, certo?

Leia também: De repente 15: dicas incríveis para você escolher a make ideal

Em parte. “Modelos adequados são aqueles que agradam o cliente”, diz Fátima. No entanto, ela garante que alguns outros fatores devem ser levados em consideração na hora da escolha. Veja abaixo os principais, de acordo com a cerimonialista:

O estilo da sua festa: como visto anteriormente, cada tipo ou formato de bolo passa uma mensagem diferente, e ela deve ter a ver com o restante da decoração e da atmosfera da festa. As mais românticas e delicadas, por exemplo, combinam muito com bolos redondos, de dois ou mais andares, com coberturas rendadas, com babados e/ou flores. Já festas no estilo balada vão bem com bolos quadrados ou redondos com desenhos, formas geométricas, etc.

A decoração da mesa de bolo: além do estilo da festa como um todo, Fátima ressalta que é importante levar em conta principalmente a mesa em que estará o bolo. Afinal, trata-se de um local para o qual os convidados sempre olham com curiosidade logo ao entrar na festa, principalmente quando o bolo divide espaço com os docinhos. Por isso, vale pensar na composição. A cor vai aparecer nos doces, no bolo ou em tudo? Os docinhos serão colocados diretamente sobre a mesa ou em suportes elevados? Isso lhe dará uma ideia para escolher o formato, a cor e a decoração do bolo.

O tamanho e a altura dos arranjos de flores: não tem jeito, as flores respondem por grande parte da decoração das festas de 15 anos. Imagine ter um arranjo grande e alto no centro de cada mesa e um bolo baixinho? Ou, ao contrário, arranjos de flores discretos e minimalistas e um bolo de cinco andares estilo barroco, com muito brilho e arabescos? Por isso, na hora de escolher o bolo, pense também em como você quer as flores, para manter um estilo e proporção.

O número de convidados: não é porque uma festa possui menos convidados que ela não pode ter um bolo de cinco andares, afinal, você sempre pode fazer um ou mais andares cenográficos. No entanto, o número de convidados pode pesar, sim, na escolha do bolo a medida em que diferentes formatos e alturas têm diferentes rendimentos. Além do bolo redondo, cujo centro muita gente não gosta de servir, bolos mais altos, por exemplo, geram pedaços mais pesados, podendo fazer com que seja necessário um bolo maior.

Leia também: As novidades das festas de debutantes

Apesar de ser bastante coisa para pensar, não se desespere. Afinal, quase tudo pode ser adaptado para chegar em um resultado que seja a sua cara e de sua festa, basta conversar com o confeiteiro e com o cerimonialista.

Como escolher o recheio do bolo

Foto: Reprodução / Flamboesa

”Sabor de bolo é muito pessoal, mas devemos lembrar que a festa tem muita gente e é importante pensar em um sabor que agrade o maior número de pessoas”, diz Fátima. A boa notícia para as debutantes é que, diferente dos bolos de casamento, em que são tradicionais recheios mais sofisticados, como o de nozes ou com frutas, os bolos de 15 anos podem ter recheios com gostinho de infância. Fátima Moreno lista abaixo os mais usados:

  • Chocolate: verdadeira paixão para boa parte das pessoas, o chocolate pode aparecer no recheio do bolo de diversas formas, como em recheios de brigadeiro, de ganache ou acompanhado de algum outro ingrediente como nozes ou morango. O segredo para que ele agrade a maior parte das pessoas é equilibrar a quantidade de açúcar, optando por combiná-lo com massa e cobertura menos açucaradas.
  • Trufado: a diferença entre o recheio de chocolate e o trufado, é que este último leva bebida alcoólica na composição, o que dá a ele uma camada extra de sabor. Além disso, o trufado pode ser combinado com chocolate branco, com morangos, com coco, entre outros ingredientes.
  • Morango: outra opção bastante popular, o recheio de morango é um dos mais versáteis. Se combinado com chantilly e massa branca, ele fica elegante e bem suave. Já se combinado com massa e recheio de chocolate, fica mais doce e com sabor de infância.
  • Leite Ninho: febre na internet, onde surgem as mais variadas receitas de doce, o leite Ninho pode ser usado como recheio de bolo de 15 anos e também é bem versátil. Para não pesar a mão no doce, combine-o com chocolate amargo ou com uma massa neutra, como é o caso do pão de ló.

Lembrando que esses são os sabores de recheio mais populares de maneira geral. Segundo Fátima, nada impede que, conhecendo bem seus convidados, você escolha sabores mais ousados. E não fique chateada se, depois de dedicar um bocado de tempo nessa escolha, alguém opte por não comer o bolo por não gostar do sabor. É impossível agradar todo mundo, por isso, escolha um sabor que deixe você feliz.

Não erre na quantidade

Foto: Reprodução / Style me Pretty

De nada adianta escolher um bolo lindo e saboroso se ele acabar antes da hora. Mas como calcular a quantidade? De acordo com Fátima Moreno, a resposta está no cardápio da festa. Quanto maior a quantidade de comida e de docinhos, menos bolo será consumido, sendo 80g de bolo por pessoa uma quantidade razoável. Já na ausência de docinhos, vale aumentar a porção para que todos fiquem satisfeitos.

Mais fotos de bolos de festas de 15 anos para te ajudar a escolher o seu

Mesmo com as dicas, ainda está em dúvida quanto ao formato e à decoração do bolo? Nesse caso, nada como uma boa dose de inspirações! Você confere algumas a seguir:

1. Começando por este bolo romântico, mas nada básico

Foto: Reprodução / Fadja Monteiro

2. As flores também dão um toque especial a este bolo semi naked

Foto: Reprodução / Nanda Confeiteira

3. Já pensou em fazer um ou mais andares de bolo só com elas?

Foto: Reprodução / Cake Hannouche

4. Se as flores forem comestíveis é melhor ainda!

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BZ7mqq8lp4J/" target="_blank"Jeanne Cakes

5. Festas temáticas pedem bolos igualmente criativos

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/BfwVa3XFgr-/" target="_blank"Vanderson Buffet e Eventos

6. É o caso deste aqui, inspirado em Alice no País das Maravilhas

Foto: Reprodução / Two Cakers

7. Repare como Cinderela aparece de maneira sutil como tema deste outro bolo

Foto: Reprodução / Margô Lira Cândido

8. Já As Mil e Uma Noites inspiraram este bolo luxuoso

Foto: Reprodução / The King Cake

9. Enquanto este faz uma interpretação mais lúdica do mesmo tema

Foto: Reprodução / Sweet Somethings

10. A debutante é baladeira? Que tal se inspirar na Tomorrowland?

Foto: Reprodução / Two Cakers

11. Bolos neon também são uma boa ideia para festas no estilo balada

Foto: Reprodução / Carol Melo Doces

12. Cores vibrantes são uma boa opção para debutantes moderninhas

Foto: Reprodução / The King Cake

13. Assim como temas divertidos, como é o caso dos flamingos

Foto: Reprodução / Fadja Monteiro

14. Também ideal para as modernas, este bolo quadrado combina degradê e tulipas comestíveis

Foto: Reprodução / The King Cake

15. E já que mudamos o formato, conhece o bolo número?

Foto: Reprodução / <a href="https://www.instagram.com/p/Bf9rhDvDjjP/" target="_blank"Kelly festas

16. Considerado o novo naked cake, o dripped cake já é tendência em festas de 15 anos

Foto: Reprodução / Spazio Itanhaga

17. Se quiser deixá-lo ainda mais moderno, uma ideia é fazer um único andar bem alto

Foto: Reprodução / Sweet Daisy May>

18. Também vale dar a ele um toque romântico com a ajuda de flores

19. Os pintados à mão ficam lindos e delicados

Foto: Reprodução / Nome da fonte
Fadja Monteiro

20. Por falar em pintura à mão, olha este com pinceladas de aquarela!

Foto: Reprodução / Piece of Cake Br

21. Babados também são uma boa ideia para festas românticas

Foto: Reprodução / Beth Bahiense

22. E eles ficam lindos inclusive em bolos de dois andares

Foto: Reprodução / Confeitaria Amorim

23. Para quem gosta da natureza, por que não investir em borboletas comestíveis?

Foto: Reprodução / Casal Garcia Bolos

24. Para finalizar, uma inspiração que é, ao mesmo tempo, festiva, moderna e divertida!

Foto: Reprodução / The King Cake

Para você