Noivas

Bodas de ouro: dicas e ideias para comemorar essa data tão especial

Shalyn Nelson

As bodas de ouro representam 50 anos de casados. É um momento que merece ser comemorado ao lado da família que foi construída nesse tempo, renovando os votos e relembrando os momentos mais marcantes.

Neste post, você terá diversas dicas e ideias para organizar a comemoração desse dia tão especial em grande estilo. Acompanhe agora e inspire-se!

Significado das bodas de ouro

A tradição das bodas começou em pequenos povoados na Alemanha onde, especialmente para comemorar 25 e 50 anos de união, os casais ganhavam coroas de prata e ouro. O termo vem das palavras latim “vota” ou “votum” e significa promessa. Mais usada no plural, as bodas referem-se às celebrações dos aniversários de casamento, cada uma delas representando mais um ano que o casal passou junto.

Cada boda é ligada a um material, e entende-se que a cada ano o casal superou mais coisas e mais forte ficou a relação. Por isso, os materiais que representam o tempo juntos também vão ficando cada vez mais resistentes e difíceis de serem partidos, como a relação do casal.

Publicidade

No caso das bodas de ouro, o material que a representa remete ao mais valioso dos metais, à sua riqueza, durabilidade e, claro, rigidez. Completar tantos anos juntos é realmente um desafio, por isso, as bodas de ouro costumam ser um momento em que os casais reúnem a família e renovam os votos com uma festa incrível. Nesse dia também costumam trocar as alianças antigas por novas do mesmo material.

6 ideias para comemorar as bodas de ouro

Para os casais que querem sair um pouco da forma tradicional de comemoração — ou filhos que querem surpreender seus pais — existem inúmeras outras maneiras de comemorar esse momento tão especial e único. Olha só:

  1. Ensaio fotográfico: para eternizar a data, nada melhor que um ensaio fotográfico do casal. A ideia é fazer algo diferente, contratando um fotógrafo profissional e retratando instantes que remetem à história dos dois. O cenário pode contar um pouco como tudo começou, representar o lugar em que se conheceram ou a família que formaram juntos. As fotos são memórias guardadas para sempre e, quando bem trabalhadas, conseguem passar todo o amor que une o casal.
  2. Viagem: casais mais aventureiros vão amar a ideia de comemorar suas bodas de ouro com o pé na estrada. Afinal, gostar de conhecer novos lugares não tem idade. Pode ser um cruzeiro ou mesmo uma volta ao local em que passaram a lua de mel. Ah! E nada impede de trocarem as novas alianças durante a viagem. Já pensou que lindo seria fazer isso à beira-mar?
  3. Jantar íntimo: como nem todos gostam de badalação, um jantar íntimo pode ser o ideal para celebrar as bodas. Servir as comidas preferidas do casal e uma decoração exclusiva para esse dia é, certamente, uma opção romântica e fácil de ser preparada.
  4. Café da manhã ou brunch: por outro lado, há casais que não abrem mão de fazer tudo em família. Para esses, a dica é um bom café da manhã ou brunch ao lado de todos. Definitivamente vai ser um momento muito alegre e descontraído.
  5. Festa surpresa: se o casal não quiser ou não puder fazer algo para comemorar esse grande momento, os filhos e os netos podem surpreendê-los. E mesmo que não seja algo majestoso, o fato da família lembrar dessa data tão importante certamente será emocionante para eles. Dentro das limitações e estilo do casal, é possível reunir todas as pessoas da família e pensar em uma festa surpresa bem especial e inesquecível!
  6. Celebração religiosa: para os casais mais tradicionais, uma celebração religiosa torna as bodas de ouro ainda mais marcante. Imagine que incrível poder reviver o momento do casamento? Escolha do vestido, do terno, a entrada na igreja, os votos, as alianças… e tudo isso com a presença da família e dos amigos que, juntos, conquistaram ao longo dos anos. Prepare o lenço que é emoção na certa!
  7. Para os casais que escolheram a forma tradicional, uma boa festa em comemoração aos 50 anos de casados requer também um bom planejamento. Veja o que não pode ser deixado de lado para montar um evento de bodas de ouro dos sonhos.

    Como organizar as bodas de ouro

    • Escolha o local;
    • Faça a lista de convidados;
    • Defina um tema e uma paleta de cores;
    • Pense a decoração;
    • Contrate um fotógrafo;
    • Planeje luz e imagem;
    • Feche com os músicos;
    • Escolha a comida;
    • Prepare os doces;
    • Faça lembrancinhas.

    Seguindo todos esses passos e levando em consideração o gosto e a personalidade dos pombinhos, não tem como dar errado.

    8 inspirações para uma festa inesquecível

    Com tudo isso, diz se não dá a maior vontade de fazer um evento desses? E para lhe deixar ainda mais empolgada, olhe só estas lindas inspirações:

    Publicidade

    Decoração

    Certamente o dourado acaba sendo a cor mais utilizada nesses eventos. Que tal escolher algumas fotos para compor a decoração e contar para os convidados um pouco da história do casal?

    Bolo e mesa de doces

    Um dos astros da festa, o bolo precisa ser gostoso e bonito, pois junto com os doces ele completa a decoração.

    Convites

    Semelhantes aos dos casamentos, os convites para as bodas de ouro podem ter um diferencial emocionante: filhos e netos como as pessoas que convidam para essa grande comemoração.

    Amato Conviteria

    Publicidade

    Lembranças

    E quem não quer levar um pedacinho da festa na hora de ir embora? Os docinhos personalizados estão em alta e, além de lindos, agradam os mais variados paladares.

    As possibilidades para montar a festa de bodas de ouro perfeita são inúmeras. Você também pode usar a história do casal como ponto de partida na hora de escolher cada um desses detalhes, deixando tudo ainda mais no estilo deles.

    20 mensagens de bodas de ouro para espalhar o amor

    Nem tudo na comemoração das bodas envolve outras pessoas. Seja na hora de escrever os votos ou fazer uma homenagem mais íntima, o casal pode querer cuidar disso pessoalmente. Fora isso, os convidados também vão querer escrever algo bem especial nos cartões de presente. Separamos 20 mensagens para servir de inspiração, confira:

    1. Feliz bodas de ouro para nós! Hoje olho para o céu e só posso agradecer por ter uma pessoa tão importante em minha vida como você.
    2. Dicas de Mulher

    3. 50 anos de casados. 18.262 dias, 438.288 horas, 26.277.280 minutos. Uma vida cheia de amor. Obrigada por tudo!
    4. Dicas de Mulher

    5. Cinquenta anos de histórias para contar. Cinquenta anos de risos e de abraços. Cinquenta anos de choro e receios. Cinquenta anos de mãos dadas.
    6. Dicas de Mulher

    7. Que ao fim, nós sejamos lembrados não pelas bodas de ouro, nem pelos anos dispensados um ao outro, mas sim pela intensidade do amor que nos uniu.
    8. Dicas de Mulher

    9. Posso até deixar de lembrar do meu nome, mas do teu amor, minha querida, nunca poderei me esquecer. Feliz bodas de ouro para nós!
    10. Dicas de Mulher

    11. O tempo deixa maravilhosas memórias, mas mostra sobretudo o que é mais importante em nossas vidas.
    12. Dicas de Mulher

    13. Com você construí minhas melhores memórias e com você quero continuar pelo resto dos meus dias. Te amo, feliz aniversário para nós!
    14. Dicas de Mulher

    15. Há 50 anos você me faz a pessoa mais feliz do mundo, todos os dias.
    16. Dicas de Mulher

    17. Felicidades pelos 50 anos. Pisem fundo no acelerador, pois aos 60 virão as bodas de diamante e aos 80 as de carvalho!
    18. Dicas de Mulher

    19. Gostaríamos de dar-lhes os parabéns por estarem completando 50 anos juntos. Uma marca admirável que torna mais forte o desejo de que a felicidade de vocês possa ser contagiante!
    20. Dicas de Mulher

    21. 50 anos de vida em conjunto é algo que merece ser celebrado e admirado por todos. Vocês são exemplo de amor, amizade e companheirismo. Desejo que completem mais, sempre felizes e com saúde!
    22. Dicas de Mulher

    23. Desejo que os laços que os unem hoje permaneçam fortes e verdadeiros como há 50 anos.
    24. Dicas de Mulher

    25. Gasta-se apenas alguns minutos para realizar um casamento, mas espera-se meio século para realizar um casamento de ouro. Parabéns!
    26. Dicas de Mulher

    27. Não há nada como acordar de manhã e olhar para a nossa cara-metade. Principalmente quando esse amor dura há 50 anos.
    28. Dicas de Mulher

    29. A cada ano que passa fica mais evidente que a união de vocês é baseada em verdadeiro amor.
    30. Dicas de Mulher

    31. Desejo que os laços que vos unem hoje permaneçam fortes e verdadeiros como há 50 anos. Parabéns pelas bodas de ouro!
    32. Dicas de Mulher

    33. Vocês não mudaram nada. Aliás, o amor entre vocês parece até ter aumentado.
    34. Dicas de Mulher

    35. Parabéns ao casal pelo exemplo de união. Os anos passam, tiram-nos a juventude, mas nos transmitem a perenidade do amor. Nossos votos por mais 50!
    36. Dicas de Mulher

    37. Hoje faz 50 anos que vocês dizem sim um ao outro todos os dias. Espero que venham mais!
    38. Dicas de Mulher

    39. Completar 50 anos de casados é o verdadeiro exemplo que o amor ainda é real e possível. Parabéns e agradecemos por ser nossa inspiração.
    40. Dicas de Mulher

    As bodas de ouro representam muito mais do que o tempo juntos, demonstram o quanto o casal superou e lutou para permanecer 50 anos unidos. Além disso, é uma excelente oportunidade para reunir, com muita emoção, todas as pessoas que fazem parte desse meio século de tanto amor.

Sabe aquela pessoa que resolve mudar de carreira para fazer aquilo que gosta? Prazer, eu! | Redatora especialista em Marketing de Conteúdo que ama escrever.