10 receitas deliciosas e surpreendentes de bobó de camarão

Conheça a versatilidade e o sabor marcante desse prato tradicional da culinária baiana e aprenda a prepará-lo de diferentes formas

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

De sabor marcante e surpreendente, a mistura da textura do camarão e da mandioca com a suavidade do leite de coco e a personalidade dos temperos selecionados rende uma receita que não tem hora certa, vai bem no calor e no friozinho, acompanhada de arroz, pirão ou salada.

De origem afro-brasileira, o bobó era preparado com inhame, mas no Brasil ganhou popularidade na Bahia e por esse motivo recebeu toques típicos, como a adição do óleo de dendê e a substituição do inhame por camarão e aipim (também conhecido como mandioca ou macaxeira). Porém as adaptações não pararam por aí, o prato fez nome em outras regiões do país e ganhou outras versões.

Apesar de ser fácil de preparar, o bobó de camarão exige paciência durante suas etapas, já que o sabor final resulta de partes preparadas de forma separada, mas feitas com o mesmo capricho.

Ficou afim de preparar essa delícia? Confira a seguir dez interpretações da receita, escolha a que mais agrada seu paladar e mãos à obra!

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Bobó de camarão tradicional: essa é a versão tradicional do prato baiano e portanto leva dendê, aipim, coentro, salsa e pimentão. Além disso, há um conselho na receita: preparar seu bobó sem pressa, pois possui muitas etapas.

Leia também: 55 receitas de risoto para impressionar na cozinha

2. Bobó de camarão sem coentro: essa receita também é bastante fiel ao preparo original, mas diferente da anterior não leva coentro, tempero de sabor marcante que nem sempre agrada a todo mundo. Se você não é muito fã de coentro, vale testar essa versão!

3. Mini bobó de camarão: para ser servida em porções pequenas, esta opção rende até 60 mini-bobós. Além da diferença na apresentação, essa receita leva gengibre, o que dá um toque todo especial ao prato. Uma ótima pedida para servir em coquetéis ou como entrada em um jantar.

4. Bobó de camarão com pimenta vermelha: essa receita segue a versão tradicional baiana, mas é ainda mais arretada, pois leva pimenta vermelha. Uma ótima pedida para os amantes de comida apimentada.

5. Bobó de camarão fácil: rendendo de 6 a 8 porções, essa versão da receita promete ser fácil de preparar e perfeita para ser servida em um almoço de domingo caprichado. Para acompanhar, há também o passo a passo de uma farofa de banana. Não vai deixar de experimentar essa combinação né?

6. Bobó de camarão com batata: para quem não gosta ou não tem mandioca em casa ou ainda quer inovar na receita esta é uma ótima alternativa. Nessa ideia a batata ganha o papel de substituta da mandioca e segundo a dona da receita não deixa a desejar. O prato fica com uma textura menos elástica, porém mais leve.

Leia também: 30 receitas vegetarianas que até os carnívoros vão amar

7. Bobó de camarão com batata baroa: uma outra opção para substituir a mandioca é optar pela batata baroa, também conhecida como mandioca salsa. Além do gosto e da textura característica da batata baroa, a receita fica mais fácil de ser preparada, pois as etapas foram simplificadas. Praticidade e sabor na medida certa!

8. Bobó de camarão sem dendê: o óleo de dendê não é um ingrediente muito fácil de ser encontrado, mas a falta dele não pode te impedir de preparar seu bobó. Nessa receita utilizou-se apenas o azeite de oliva, optou-se pela batata baroa e para completar o sabor cúrcuma, cominho e coentro foram adicionados.

9. Bobó de camarão na moranga: essa receita, apesar de não levar a mandioca ou uma de suas substitutas, pode ser considerada uma versão do bobó por ser composto por um creme de camarão e creme de leite, servido na moranga, formando uma combinação surpreendente e harmoniosa.

10. Bobó de camarão com creme de abóbora: outra adaptação do bobó de camarão servido com abóbora, a receita leva basicamente o camarão, a abóbora, leite de coco e temperos para completar o sabor. Vale a pena experimentar!

Qualquer que tenha sido a sua versão favorita do bobó de camarão, o importante é caprichar nas etapas, acrescentar amor e se deliciar!

Para você