Boas maneiras no trabalho

Aprender a se comportar é fundamental e não faz mal a ninguém, confira algumas dicas de como ter boas maneiras no trabalho

Escrito por Deborah Busko

Imagine um local de trabalho onde todas as pessoas se cumprimentam, são cordiais, sabem ouvir, respeitam os espaços coletivos. Parece o lugar ideal para se trabalhar, certo? Todo mundo gostaria de estar em um local assim, pena que muitas vezes a realidade é diferente disso.

A receita para alcançar sucesso profissional, seja qual for o seu emprego, inclui ser determinada e disciplinada, com doses de ousadia, perseverança e outros atributos. Mas é preciso “temperar” todos esses ingredientes com um toque especial: as boas maneiras no trabalho.

Ter etiqueta no trabalho não é frescura ou algo desnecessário como muita gente pode pensar. Ajuda e muito nas relações profissionais, facilita a convivência com respeito e gentileza.

Confira algumas dicas de boas maneiras no trabalho e aproveite para analisar como tem sido seu comportamento e o que pode ser melhorado.

– Qualquer pessoa gosta de ser tratada com atenção e com gentileza. Cumprimente todas as pessoas que encontrar, diga sempre “bom dia”, “boa tarde”. “Por favor”, “com licença” e “obrigada” ainda são palavras mágicas que devem ser usadas com frequência.

– Melhor perguntar aos seus colegas de trabalho como eles gostariam de ser tratados: senhor, senhora ou simplesmente, você. Evite tratar as pessoas com expressões como “meu bem”, “flor”, “querida”, “meu amor”. Pode soar como falsidade.

– Seja sempre pontual, é sinônimo de responsabilidade. Se precisar chegar mais tarde ou caso se atrase, sempre tente avisar seu superior.

– Mantenha seus relatórios, anotações e todas as informações importantes sempre organizados. Assim, quando você precisar em uma situação de emergência ou quando solicitado pelo chefe você, não passará por apuros.

– Ficar falando sobre seus problemas pessoais para os colegas e diante dos clientes é pra lá de desagradável. Por mais que você tenha pessoas em quem confia no seu local de trabalho, deixe para falar dos assuntos que não dizem respeito à vida profissional no horário de almoço ou depois do expediente. Se estiver passando por um problema sério, o ideal é marcar uma reunião com o chefe para explicar o que está acontecendo, mas tente não misturar questões pessoais com o emprego.

– Fuja das rodas de fofoca, dos grupinhos que espalham boatos. São atitudes que contaminam o ambiente e só resultam em intrigas. E o pior, no final das contas você pode acabar sendo vítima.

Agir com boa educação é imprescindível em qualquer ambiente, mas local de trabalho se torna ainda mais importante. Aprender como se comportar no trabalho é fundamental e não faz mal a ninguém. Afinal, você passa grande parte do dia em contato com os colegas de trabalho, com seu chefe, clientes.

Para você