Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Bermudas anticelulite funcionam?

Saiba o que dizem os especialistas sobre as bermudas confeccionadas com tecidos tecnológicos para tratamento da celulite

em 22/06/2012

Ser magra é o objetivo da maioria das mulheres, mas na lista de principais preocupações com a aparência outro quesito também se destaca: não ter celulite. O problema que afeta 95% das mulheres não tem cura, mas existem várias opções de tratamento para amenizar o aspecto de casca de laranja da pele.

Vale lembrar que a celulite é uma inflamação que pode ser genética, mas sua principal causa está relacionada ao aumento da produção de hormônios femininos. A má alimentação, o sedentarismo, o uso de anticoncepcionais e o vício do cigarro agravam o problema. E não são só as mulheres que estão acima do peso as principais vítimas, as magrinhas também podem sofrer com o incômodo.

Não faltam opções em cosméticos, cápsulas, técnicas modernas de tratamentos estéticos e até peças de vestuário que prometem melhorar os furinhos que aparecem principalmente no bumbum e nas pernas.

É o caso das bermudas anticelulite, um tipo de roupa confeccionada com tecnologia de ponta. Elas são feitas com tecido de poliamida e elastano, comuns em moda fitness, que recebe um banho de biocerâmica.

O material se incorpora à trama e, em contato com o corpo, absorve calor que depois é devolvido à pele em forma de raios infravermelhos longos. Esse processo estimula o fluxo do sangue no local, melhorando a circulação, a retenção de líquidos e a inflamação. A promessa é de que dessa forma, a pele tenha uma melhora significativa na aparência.

Para os especialistas, só é possível saber se as bermudas anticelulite funcionam ou não fazendo testes. Um estudo clínico do Departamento de Dermatologia e a disciplina de cirurgia vascular do Departamento de Cirurgia, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) investigou a eficácia e a segurança das bermudas para tratamento da celulite.

Apesar do estudo ainda não estar concluído, os resultados apontam uma melhora discreta na celulite de graus 2 e 3 (leve e moderado) após o uso das bermudas. Os médicos acreditam que o efeito de sustentação do tecido da bermuda seja capaz de prevenir um agravamento da flacidez. Quando a pele se torna mais flácida, a celulite fica mais evidente.

Outro possível benefício das bermudas anticelulite é que esse tipo de tecido de compressão e a modelagem da peça podem facilitar a drenagem linfática. De acordo com os fabricantes, as bermudas precisam ser usadas por, no mínimo, 60 dias e em um período de oito horas diárias para que os resultados possam ser percebidos.

Comentários
Dicas relacionadas