Bepantol: para que serve e como usar esta poderosa pomada

Escrito por Ananda Almeida

Foto: Reprodução / Giovanna Carmesini

Atualmente a marca Bepantol está popularizada, mas muita gente na casa dos 30 anos para cima deve se lembrar da primeira vez que ouviu falar em Bepantol. Depois de fazer uma tatuagem, vira e mexe alguém recomendava a bendita pomada vendida como tratamento para assaduras em bebês.

Pois bem, de olho no boca a boca, em 2011, a Bayer Health lançou no mercado brasileiro a linha Bepantol Derma, com produtos especificamente voltados para fins cosméticos. A partir daí, ficou muito mais fácil usar o Bepantol puro, sem a necessidade de diluições caseiras, já que ele podia ser adquirido em creme, pomada, líquido ou em spray. Além disso, com o respaldo do fabricante, diversos outros usos seguros do produto acabaram sendo disseminados.

Receitas caseiras com Bepantol: nesta matéria vamos te ensinar como fazer…

  1. Esfoliante facial hidratante e removedor de manchas
  2. Máscara facial noturna para hidratação
  3. Hidratante para calcanhar, cotovelo e regiões de atrito
  4. Esfoliante labial para uma boca lisinha e hidratada
  5. Shampoo turbinado para cabelos secos ou danificados
  6. Demaquilante poderoso
  7. Creme hidratante antiestrias
  8. Máscara hidratante para nutrir e desembaraçar o cabelo

Mas antes das receitas com Bepantol, conheça abaixo toda a linha Bepantol e as suas mais diversas finalidades.

Tipos de Bepantol e suas indicações

Tipos de Bepantol

Foto: Reprodução / Agência Casablanca

Atualmente, são 7 produtos Bepantol: 4 da linha Derma (creme, regenerador labial, solução e spray) e 3 da linha Baby (Baby, Baby Extra Proteção e Mamy). Todos eles têm como princípio ativo o Dexpantenol, ou pró-vitamina B5, um ingrediente multiativo que, quando metabolizado em ácido pantotênico, consegue penetrar profundamente na pele e formar uma camada protetora que retém a água da epiderme e promove a hidratação e a regeneração da pele.

Leia também: Como cuidar dos lábios com Bepantol® Derma Regenerador Labial

Abaixo você confere os principais usos do Bepantol com indicação de qual a versão mais adequada para cada situação:

1. Auxiliar na cicatrização de tatuagens e queimaduras

Bepantol para cicatrização de tatuagens e queimaduras

Foto: Reprodução / Barbara Graves

Graças ao poder hidratante que penetra nas camadas mais profundas da pele, o Bepantol diminui a descamação e promove a renovação da pele de maneira saudável, o que o torna ideal para a cicatrização. Por conta da consistência, os mais indicados são o Bepantol Derma Creme e o Bepantol Baby, ambos com fórmula e textura bem parecidas. Lembrando que isso vale para queimaduras pontuais causadas por fogo, eletricidade ou produtos químicos. No caso de queimaduras solares, o ideal é optar pelo Bepantol Derma Solução, que é mais leve e adequado para a aplicação em regiões maiores do corpo.

2. Hidratar mesmo as regiões mais ressecadas

Bepantol para hidratar regiões ressecadas

Foto: iStock

Mesmo passando hidratante todos os dias, é comum que cotovelos, joelhos e calcanhares permaneçam ressecados. Para resolver o problema, aplique uma camada de Bepantol Derma Creme nesses locais antes de dormir ou sempre que sentir necessidade. A combinação de pró-vitamina B5, óleo de amêndoas, cera de abelha e lanolina, além de hidratar, evita a evaporação de água, dando conta do recado.

3. Hidratar as cutículas a ponto de não ser necessário removê-las

Bepantol para hidratar cutículas

Foto: iStock

Apesar de ser comum entre as brasileiras, remover as cutículas é uma prática bastante prejudicial à saúde que facilita inflamações e a entrada de vírus e bactérias na corrente sanguínea. A solução para deixar as unhas bonitas, saudáveis e preparadas para o esmalte é hidratá-las bem, o que pode ser feito aplicando Bepantol Derma Creme ou Bepantol Baby na região. O ideal é que isso seja feito à noite, na hora de dormir, para evitar a sensação de dedos melecados.

4. Regenerar o tecido dos lábios

Bepantol para lábios

Foto: Reprodução / Renata Olah

Da mesma forma que o Bepantol hidrata e regenera a pele do restante do corpo, ele faz o mesmo pelos lábios. O resultado é uma boca lisinha, sem machucados e perfeita para receber mesmo o batom mais matte. Para este fim, o mais indicado é o Bepantol Derma Regenerador Labial, que conta com as propriedades antioxidantes da vitamina E, é mais fluido, tem aplicador e não deixa os lábios esbranquiçados. O Bepantol Derma Creme também pode ser usado. Neste caso, a recomendação é passar na hora de dormir, visto que ele pesa mais na boca.

Leia também: Bepantol Derma: solução de hidratação para sua pele e seu cabelo

E o Bepantol Baby velho de guerra, também pode?

Há controvérsias. Embora muita gente use o produto nos lábios desde antes do lançamento da linha Derma, o fabricante traz na embalagem desse item a recomendação de evitar a região da boca, ou seja, melhor optar pelas outras duas versões.

5. Diminuir olheiras e linhas de expressão

Bepantol para diminuir olheiras

Foto: iStock

Não é à toa que existem tantos cremes para a região dos olhos. De fato, trata-se de uma área do rosto mais ressecada, por isso, pode passar Bepantol nela! Blogs e fabricante concordam que, por sua textura, o mais indicado é o Bepantol Derma Creme, que pode ser passado na região diariamente antes de dormir.

6. Reduzir o atrito entre as coxas

Bepantol para reduzir atrito nas coxas

Foto: iStock

É graças à lanolina e à parafina líquida, que formam uma camada protetora transparente e impermeável, que o Bepantol Baby protege os bebês das assaduras. E se ele faz isso por eles, por que não faria pela gente? Passar uma camada fina de Bepantol Baby ou Bepantol Derma Creme entre as coxas diminui o atrito e, portanto, evita assaduras na região, além de tratá-las caso a pele já esteja irritada.

7. Hidratar o cabelo e reduzir as pontas duplas

Bepantol para hidratar os cabelos

Foto: iStock

Uma das principais causas da desidratação dos fios é a perda de água, coisa que o Bepantol impede com sua camada protetora. Por serem concentrados e, ao mesmo tempo, mais leves, os produtos mais recomendados são o Bepantol Derma Solução e o Bepantol Derma Solução Spray, que podem ser usados como leave-in.

Leia também: Bepantol para cabelo: 5 máscaras poderosas para testar já

8. Acalmar a pele após a depilação

Bepantol para usar depois da depilação

Foto: iStock

Para quem fica com a pele vermelha e sensível depois da depilação, uma dica é espalhar Bepantol Derma Solução ou Bepantol Derma Solução Spray na região afetada. A pró-vitamina B5 ativa a regeneração da pele e melhora a hidratação da barreira cutânea.

9. Evitar o aparecimento de estrias

Bepantol para evitar estrias

Foto: iStock

Embora existam diversas receitas de cremes antiestrias com Bepantol, a linha Baby possui um produto feito especialmente para isso, o Bepantol Mamy. Além de ser mais fluida que o Bepantol Derma Creme, o que essa versão tem de diferente é a centella asiática na composição, uma planta que estimula a produção de colágeno, fazendo com que a pele consiga manter sua firmeza. A recomendação é começar a usar logo no começo da gestação, já que a função do creme é preventiva.

10. Auxiliar no crescimento saudável de cílios e sobrancelhas

Bepantol para o crescimento de cílios e sobrancelhas

Foto: iStock

Se você sonha com sobrancelhas cheias e cílios mais compridos, o Bepantol Derma Solução pode ser seu aliado. Isso porque suas propriedades hidratantes e emolientes deixam os fios macios e flexíveis, fazendo com que eles fiquem mais fortes. O resultado é que os fios passam a crescer mais antes de cair. Para usar, passe nos cílios e sobrancelhas diariamente com a ajuda de um pincel para cílios limpo ou daqueles descartáveis de farmácia.

11. Hidratar o rosto como um sérum

Bepantol para hidratar o rosto

Foto: iStock

Com uma textura leve e alta concentração de dexpantenol, o Bepantol Derma Solução é uma boa opção para substituir o sérum na rotina de cuidados com a pele. A dica é aplicar de manhã ou à noite, após lavar o rosto com sabonete apropriado e água fria. Pode ser usado sozinho ou seguido do seu hidratante tradicional.

12. Hidratar as mãos e os pés de maneira eficiente

Bepantol para hidratar as mãos e os pés

Foto: iStock

Sabe como às vezes você passa o hidratante nas mãos e parece que o máximo que ele faz é diminuir a sensação de aspereza momentaneamente? O Bepantol Derma Creme pode ajudar a melhorar o problema de forma mais definitiva. Por ele ser mais pegajoso, a recomendação é passar nas mãos e nos pés em quantidades generosas antes de dormir para deixá-lo agir durante a noite. As propriedades hidratantes e emolientes do Bepantol farão com que essas regiões amanheçam supermacias e sedosas.

Leia também: Bepantol para o rosto: dicas para ficar com uma pele maravilhosa

Com tantos benefícios em um único produto, os mais pessimistas podem se perguntar qual é a pegadinha, mas a verdade é que uma das razões para o Bepantol ter feito tanto sucesso é que seu uso é bastante seguro. A única contraindicação é em caso de alergia a algum dos componentes da fórmula. Nesse caso, a recomendação é suspender o uso imediatamente.

8 receitas certeiras com Bepantol

Não é porque hoje em dia existem diversas fórmulas prontas de Bepantol que as receitas caseiras com ele pararam de se proliferar. Até porque, da antiga pomada antiassaduras para bebês até a linha Derma o preço aumentou bastante, e ter todos os produtos – um para cada necessidade – pode significar um baque significativo no bolso.

Graças a sua versatilidade, as fórmulas Bepantol Derma Creme e Bepantol Derma Solução são as preferidas para receitas que vão desde adaptar sua textura a fim de cumprir a função de outro tipo de Bepantol até usos mais complexos como esfoliantes, máscaras e hidratantes turbinados. Confira abaixo algumas delas:

1. Esfoliante facial hidratante e removedor de manchas

Esfoliante facial hidratante e removedor de manchas com Bepantol

Imagem: Dicas de Mulher

Aproveitando que o Bepantol ajuda no processo de renovação da pele, este esfoliante caseiro conta, ainda, com as propriedades hidratantes da aveia e com o fator antioxidante das vitaminas A e E, e do mel. Ao açúcar refinado cabe a função de remover as células mortas de maneira suave, promovendo o clareamento das manchas.

Preparo e aplicação: em um potinho limpo, de preferência esterilizado, misture 1 colher de café de Bepantol Derma Creme, 3 gotas de vitamina E e 3 gotas de vitamina A. Vá acrescentando os ingredientes secos de acordo com a necessidade: mais para uma esfoliação mais vigorosa e menos para uma esfoliação suave ou em peles sensíveis. Adicione o mel para obter uma pasta consistente. Massageie o rosto com a mistura em movimentos delicados e circulares. Em seguida, enxágue com água para remover qualquer resíduo.

2. Máscara facial noturna para hidratação de peles normais a secas

Máscara facial noturna para hidratação de peles normais a secas com Bepantol

Imagem: Dicas de Mulher

Esta receita fácil e acessível viralizou quando a jornalista Glória Maria revelou utilizá-la todos os dias antes de dormir. O segredo está em aliar o poder hidratante do dexpantenol aos fatores antioxidantes das vitaminas E e A. O Hipoglós, por sua vez, contém retinol, que hidrata e promove a renovação celular, e óxido de zinco, cicatrizante usado no tratamento de queimaduras, psoríase e outras condições de pele.

Preparo e aplicação: em um recipiente limpo, coloque 1 colher de café de Bepantol Derma Creme, 1 colher de café de Hipoglós, 3 gotas de vitamina A e 3 gotas de vitamina E. Misture bem. Aplique no rosto antes de dormir, tomando cuidado para que a mistura não entre em contato com a boca e com os olhos. Remova só no dia seguinte, deixando que o creme atue durante a noite, período em que naturalmente a pele já passa por um processo de renovação celular.

3. Hidratante para calcanhar, cotovelo e regiões de atrito

Hidratante para calcanhar, cotovelo e regiões de atrito com Bepantol

Imagem: Dicas de Mulher

Esta receita superfácil é capaz de deixar o hidratante diário mais versátil, podendo ser aplicado puro nas regiões de menor necessidade ou reforçado nas áreas de atrito que estejam ressecadas. Isso porque tanto o Bepantol quanto o óleo de amêndoas conseguem penetrar profundamente na pele, além de evitarem a evaporação da água.

Preparo e aplicação: para 1 colher de chá do seu hidratante diário, acrescente 1 colher de chá de Bepantol Derma Creme e 3 gotas de óleo de amêndoas infantil. Mexa bem até obter uma textura homogênea. Embora seja possível aplicar nos calcanhares, joelhos ou cotovelos sempre que sentir necessidade, a recomendação é fazer isso antes de dormir, deixando que a pele absorva a hidratação durante a noite.

4. Esfoliante labial para uma boca lisinha e hidratada

Esfoliante labial para uma boca lisinha e hidratada com Bepantol

Imagem: Dicas de Mulher

Não tem mistério. Enquanto o Bepantol é hidratante e não agride a pele, o açúcar refinado remove, de maneira suave, aquelas peles mortas que a gente tanto gosta de puxar e que atrapalham na hora do batom.

Preparo e aplicação: misture 1/3 de colher de café de Bepantol Derma Creme e uma pitada de açúcar – ou quanto baste para obter uma textura granulosa. Em seguida, massageie os lábios com a receita em movimentos suaves e circulares. Remova tudo com a ajuda de algodão úmido.

5. Shampoo turbinado para cabelos secos ou danificados

Shampoo turbinado com Bepantol para cabelos secos ou danificados

Imagem: Dicas de Mulher

Por conter ingredientes detergentes, os shampoos tradicionais muitas vezes acabam retirando dos fios também a sua hidratação. Graças ao dexpantenol, essa mistura fácil e prática devolve e mantém a água nas madeixas.

Preparo e aplicação: de todas as receitas com Bepantol, esta é uma das mais práticas. No próprio pote de shampoo que você usa normalmente, acrescente 2 colheres de sopa de Bepantol Derma Solução e chacoalhe bem. Lembrando que a receita leva em conta uma embalagem de 250ml. Feita a mistura, lave os cabelos normalmente.

Dica: Você também pode seguir a mesma receita com o condicionador ou máscara de hidratação semanal. O importante é escolher somente um dos três produtos para não pesar no cabelo.

6. Demaquilante

Demaquilante feito de Bepantol

Imagem: Dicas de Mulher

Para quem já tentou, mas não se adaptou a usar somente o shampoo neutro infantil como demaquilante, esta receita é mais suave graças ao poder hidratante do Bepantol e do óleo de amêndoas.

Preparo e aplicação: misture 1 colher de sopa de shampoo neutro infantil, 4 gotas de óleo de amêndoas, 4 gotas de Bepantol Derma Solução e 2 colheres de sopa de água em um recipiente limpo. Mexa bem até obter uma mistura homogênea. Com a ajuda de um algodão, passe a mistura no rosto em movimentos circulares, evitando a região dos olhos. Em seguida, remova os resíduos de produto com a ajuda de toalha ou algodão limpo.

7. Creme hidratante antiestrias

Creme hidratante antiestrias feito com Bepantol

Imagem: Dicas de Mulher

Se quiser economizar com produtos específicos para estrias durante a gestação, tente esta receita segura e eficaz graças a seus componentes hidratantes. Como se trata de uma medida preventiva, a recomendação é usá-la desde o início da gestação, embora muita gente relate sua eficácia também no tratamento de estrias que já estejam instaladas.

Preparo e aplicação: utilize um pote de vidro esterilizado para colocar 1 bisnaga de Bepantol Derma Creme, 1 lata de Nívea Creme, 1 pote de óleo de amêndoas infantil e 1 ampola de vitamina A. Misture bem até obter uma loção homogênea. Passe quantidade suficiente para hidratar o corpo todo sempre depois do banho. A mistura pode ser guardada na geladeira por até um mês.

8. Máscara hidratante para nutrir e desembaraçar o cabelo

Máscara hidratante para nutrir e desembaraçar o cabelo

Imagem: Dicas de Mulher

Uma das melhores sensações na hora de lavar a cabeça é quando você passa o condicionador ou máscara nas madeixas e o que parecia estar seco de repente desembaraça e parece derreter nas mãos de tão sedoso. São as famosas máscaras “desmaia-cabelo”, que podem ser substituídas por esta receita bem fácil com Bepantol e glicerina.

Preparo e aplicação: em uma cumbuca, misture 1 colher de sopa de Bepantol Derma Solução, 1 colher de sopa de glicerina, 2 colheres do seu hidratante habitual e reserve. Depois de lavar os cabelos com o shampoo de sua preferência, retire o excesso de umidade e passe a mistura, trabalhando mecha a mecha. Deixe agir por 20 minutos e enxágue normalmente.

Além de fáceis de fazer, as receitas com Bepantol são boas porque potencializam o poder hidratante dos produtos, mesmo daqueles mais em conta. Como dica, procure fazer em pouca quantidade para uso imediato. Assim, as receitas conservam todas as suas propriedades.

Outras alternativas para o Bepantol

Como nem tudo são flores, o crescimento e a fama das linhas Bepantol resultaram em um aumento de preço considerável. Se em 2009 o Bepantol Líquido (ainda fora da linha Derma) custava entre 6 e 8 reais, hoje em dia o preço pode chegar a 30 reais. Embora esse valor ainda seja baixo se comparado a diversos outros produtos cosméticos, a boa notícia para quem quer economizar ainda mais é que existem produtos similares por preço bastante acessível. Alguns deles, como o Bepantriz e o Probentol, possuem linhas de produtos tão completas quanto o Bepantol. Confira algumas opções:

Outras alternativas para o Bepantol

Imagem: Dicas de Mulher

  1. Creme Vitaminado Preventivo Mustela 1-2-3, na Kutiz
  2. Hipoglós Amêndoa, na Drogarias Pacheco
  3. Rahdapantol Solução, na Ultrafarma
  4. Pantodex Pomada, na Medic Delivery
  5. Dexaliv Spray, na Drogaria São Paulo
  6. Creme Preventivo Para Estrias Luciara, na Drogasil
  7. Cicatenol Derma Gel Cicatrizante, no Wal Mart
  8. Bepantriz Derma Creme, na Ikesaki
  9. Probentol Derma Solução Spray, na Drogaria São Paulo
  10. Pelletrat, na Farmagora

Agora que você já conhece tipos, usos, receitas e até opções mais em conta de produtos é só correr para o abraço, ou melhor, para esse mundo de hidratação.

Assuntos: Cabelos, Pele

Dicas pela Web