Tequila traz benefícios à saúde? A ciência esclarece

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Uma pesquisa apresentada no Encontro Nacional da American Chemical Society (ACS), a maior sociedade científica do mundo, mostrou que um adoçante natural obtido a partir da mesma planta usada para fazer a tequila pode reduzir os níveis de glicose em diabéticos tipo 2 e ajudar os obesos a perder peso.

A principal razão para isso é que os agavins, nome dado a essa forma natural de açúcar encontrada na planta agave, não são digeríveis e podem atuar no organismo como uma fibra dietética, para que a glicose no sangue não aumente.

Milhares de cientistas participaram do encontro, realizado em Dallas, nos Estados Unidos, para tratar de novos avanços na ciência. Um deles explicou que além de reduzir os níveis de glicose, os agavins também ajudam a aumentar a quantidade de insulina.

Além disso, está entre os melhores açúcares para ajudar o crescimento de micróbios saudáveis na boca e nos intestinos. E pode dar sensação de saciedade, fazendo com que as pessoas se sintam satisfeitas e comam menos.

Outro ponto positivo é que os agavins não são caros e não têm efeitos colaterais conhecidos. A desvantagem é que não é tão doce quanto os adoçantes artificiais.

Leia também: Veja como adoçantes naturais podem substituir o açúcar

E atenção! Os agavins às vezes são confundidas com néctar de agave ou xarope de agave, produtos muito comuns em lojas de alimentos saudáveis. Mas esses produtos contêm substâncias que foram decompostos em frutose individual, por isso são muito mais semelhantes ao xarope de milho rico em frutose.

E então, tequila faz bem para a saúde?

Foto: iStock

Se consumida com moderação, a tequila pode ser uma ótima substituta para outras bebidas, como a cerveja, por exemplo. A tequila tem níveis baixíssimos de açúcar e não apresenta carboidratos em suas composição, o que a torna ótima principalmente para quem está em uma dieta. Mas lembrando: qualquer bebida alcoólica, quando tomada frequentemente e em altas dosagens, pode trazer malefícios ao seu organismo, principalmente ao fígado.

Uma curiosidade em relação à tequila é que os agavins são os únicos carboidratos usados na produção da bebida. Mas, como elas são convertidas em etanol, não são encontradas no produto final. Portanto, nada de beber tequila acreditando que terá os benefícios citados!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web