6 benefícios do pepino que vão te fazer amar esse vegetal

Rico em nutrientes, ele melhora várias funções do organismo; saiba quais

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Muita gente pensa que o pepino é um vegetal, mas, na verdade, é uma fruta. E muito rica em nutrientes benéficos para a saúde, que podem até prevenir alguns problemas.

Além disso, possuem baixíssimas calorias e muita quantidade de água e fibra solúvel, o que faz com que sejam indicados para promover a hidratação e auxiliar no processo de perda de peso.

Se você ainda não se convenceu da importância de incluir o pepino na sua alimentação, veja uma lista de seus principais benefícios.

1. É rico em nutrientes

Os pepinos são ricos em vitaminas e minerais importantes, como magnésio, potássio, manganês, vitaminas C e K, entre outros. Para aproveitar ao máximo todos os nutrientes, a dica é consumir o pepino com casca, mantendo a quantidade de fibras.

2. Contém antioxidantes

Foto: iStock

Antioxidantes combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo surgimento de diversos tipos de doenças autoimunes, pulmonares e cardíacas. Os pepinos contêm também flavonoides e taninos, que são eficazes no bloqueio de radicais livres nocivos.

Leia também: Pepino nos olhos realmente ameniza as olheiras? Ciência esclarece

3. Promove a hidratação

A água é essencial para o bom funcionamento do organismo e desempenha funções importantes, auxiliando em processos como regulação de temperatura e transporte de resíduos e nutrientes. Uma hidratação adequada ajuda no desempenho físico e no metabolismo. Como os pepinos são compostos por cerca de 96% de água, eles são ótimos para a saúde.

4. Ajuda na perda de peso

Foto: iStock

Os pepinos possuem poucas calorias (1 porção com 100 gramas tem apenas 16 calorias). Isso significa que é possível comer muitos pepinos sem afetar o ganho de peso. Eles podem ser incluídos em saladas, sanduíches ou substituir outros ingredientes mais calóricos.

5. Pode baixar o açúcar no sangue

Estudos em animais descobriram que os pepinos podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir algumas complicações do diabetes. Outro estudo mostrou que a casca de pepino também é eficaz. No entanto, são necessárias mais pesquisas para saber se há essa eficácia em humanos.

6. Melhora o funcionamento do intestino

Foto: iStock

A desidratação faz com que o intestino não trabalhe com regularidade, dificultando a saída das fezes. Como o pepino é rico em água, seu consumo pode ajudar a fazer com que o intestino funcione melhor. Além disso, os pepinos contêm fibras, que ajuda a regular os movimentos intestinais.

O pepino também é bastante usado em tratamentos estéticos, justamente por sua função hidratante. Já ouviu falar que pepino nos olhos pode amenizar as olheiras? Confira o esclarecimento da ciência para essa receitinha de beleza.

Leia também: Melão cantaloupe: 6 benefícios que fazem essa fruta merecer sua atenção

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web