Saúde

10 benefícios do maracujá que vão além do efeito calmante

Fruta de sabor marcante, rica em fibras e uma das queridinhas para auxiliar no controle da ansiedade com seus chás e fitoterápicos, os benefícios do maracujá vão mais além! Facilmente encontrada no Brasil, tanto a casca quanto a polpa são incríveis para a saúde. Se você quer saber mais, acompanhe a matéria na íntegra e anote algumas receitas deliciosas!

Índice do conteúdo:

10 benefícios do maracujá para a saúde e para a pele

A nutricionista Carolina Queiroga (CRN 08101736), pós-graduada em nutrição clínica pela UFRJ e em fitoterapia na prática clínica pela ABFIT, especialista em nutrição aplicada e estética pelo IPGS e membro da equipe multidisciplinar da clínica Dra. Joana D’arc Diniz separou os principais benefícios do maracujá para sua saúde. Acompanhe!

1. Versátil e com bom custo-benefício

iStock

O maracujá é superversátil e fácil de encontrar, bem como concentra propriedades muito benéficas, como aponta Carolina: “Maracujá, fruta popularmente conhecida pelo seu sabor característico, praticidade e custo. Sendo o Brasil o maior produtor, possuímos várias espécies, mas o mais conhecido e utilizado é o maracujá-azedo ou amarelo. Fruto muito utilizado tanto na culinária, quanto na fitoterapia e Nutrição Funcional por apresentar grandes propriedades desde a casca, na polpa e nas flores”.

Publicidade

2. Fonte de antioxidantes

Para além de deliciosa, “a polpa da fruta também é uma excelente fonte de antioxidantes por apresentar grande quantidade de polifenóis e carotenóides”, aponta a nutricionista.

3. Auxilia na prevenção do envelhecimento cutâneo

iStock

Esse benefício se dá por conta da polpa da fruta e de sua ação antioxidante que é um aliado na prevenção do envelhecimento da pele.

4. Ajuda a prevenir células cancerígenas

Esse é outro benefício da fruta, devido à capacidade antioxidante dos polifenóis e carotenoides encontrados na polpa do maracujá. “Eles auxiliam na prevenção de células cancerígenas, catarata, aterosclerose e processo de envelhecimento cutâneo”, complementa.

5. Rico em fibras

iStock

Publicidade

Ademais, não somente sua poupa pode ser consumida, afinal “a casca do maracujá é rica e fonte de fibras, principalmente fibras solúveis, como a pectina”, esclarece. Assim, a quantidade de fibras da fruta ajudam a combater uma série de doenças.

6. Auxilia no combate de diversas doenças

Por conta das fibras da casca do maracujá que contêm a pectina, a fruta auxilia no combate de diversas doenças. Essa fibra solúvel auxilia nas doenças cardiovasculares, gastrointestinais, diabetes, hipercolesterolemia e atua na melhora do trânsito intestinal.

7. Ajuda no tratamento da obesidade

iStock

É por isso que a casca é muito usada em forma de farinha de maracujá, pois possui muitas fibras e auxilia no tratamento da obesidade, justamente por promover saciedade e por suas propriedades.

8. Fonte de vitamina e sais minerais

Uma fruta extremamente nutritiva, visto que “não é só rica em fibras, mas possui grande fonte de vitamina B3, cálcio e fósforo”, comenta. Essa é mais uma propriedade da casca do maracujá. Incrível, né?

9. Melhora os transtornos de ansiedade

iStock

Você já ouviu falar de produtos fitoterápicos? “As flores do maracujá são muito conhecidas e estudadas por apresentarem grandes propriedades na fitoterapia, principalmente a espécie Passiflora incarnata, por possuir grande ação ansiolítica, sedativa, auxiliando nos transtornos de ansiedade, tensão nervosa, insônia”, aponta.

10. Ação antidiurética

Esse benefício também é originado das flores do maracujá que proporcionam ação diurética, anti-hipertensiva e antimicrobiana.

Os benefícios do maracujá estão por toda a fruta: das flores, à casca e à polpa, nada é desperdiçado! Mas será que há contraindicações e malefícios envolvidos no consumo? Descubra a seguir!

Malefícios e contraindicação no consumo de maracujá

Sobre o assunto, a nutricionista apontou que não há nenhuma contraindicação, mas há um aspecto da fruta que você deve ficar de olho. “Não possui uma contraindicação por toxicidade, mas enfatizamos que, por ser uma planta e um fruto com ação ansiolítica, sedativa e diurética, não indicamos o excesso do consumo em pessoas com hipotensão (pressão arterial baixa)”, esclarece.

Publicidade

É, aquele chazinho ou suquinho de maracujá são ótimos para acalmar a mente, relaxar e desestressar. No entanto, será que essas são as melhores formas de consumi-lo? Veja, na sequência, mais informações e dicas!

Como consumir o maracujá

“A polpa pode ser utilizada em sucos, bolos e preparações de molhos, podendo ser congelada, não perdendo suas propriedades. A casca deve ser consumida em forma de farinha, podendo ser adicionada a salada de frutas, sucos, shakes naturais e preparação de bolos (seu cozimento também não perde as propriedades). Já na fitoterapia, pode ser utilizada em forma de chá, mas a melhor forma é em prescrição fitoterápica, em cápsulas ou tinturas”, explica.

Além disso, confira na continuidade algumas formas de usar a fruta e se deliciar!

Suco de maracujá

Nesse vídeo supercurtinho, você aprende a fazer um delicioso suco de maracujá com apenas a fruta, água gelada e açúcar se você quiser. Nada como um suquinho gelado em um dia de calor ou para acompanhar alguma refeição!

Chá de maracujá

Esse chá de maracujá é um verdadeiro blend de propriedades calmantes! Além da fruta, você vai utilizar camomila e erva-doce. O resultado é uma bebida para relaxar, acalmar e dormir tranquilamente.

Mousse de maracujá

O clássico mousse de maracujá, aqui, na versão do Mohamad, tem todo um toque a mais, com pimenta-da-jamaica, folhas de manjericão e alecrim. Combinação de sabores que se complementam!

Brigadeiro de maracujá

Receitinha para saborear ou, até mesmo, para vender! Aqui, a Cris Doces ensina como usar a polpa do maracujá e não talhar o seu brigadeiro. Para ficar ainda mais imperdível, tem uma calda para um resultado ainda mais gourmet.

Bolo de maracujá

Bolo gelado de maracujá lindo e com uma geleia de brilho espetacular! É bem fácil de fazer e, se preferir, você pode fazer um mousse de maracujá como recheio para um plus no sabor e na textura.

Ficou curiosa para aprender mais receitas? Veja estas opções de bolo de maracujá para aproveitar a fruta de diversas formas de dar água na boca!

Compartilhe