7 benefícios do feijão para uma alimentação simples e saudável

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Atualizado em 04.10.21

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Atualizado em 04.10.21

O feijão é um ingrediente típico da comida brasileira. Ele está presente nos pratos do dia a dia e também em diversas receitas. Ou seja, é uma leguminosa muito versátil e acessível, por isso, nada melhor do que conhecer quais são os benefícios do feijão, não é mesmo? Então, para entender mais sobre o assunto, confira, a seguir, a explicação da nutricionista Dra. Denise Cardoso (CRN-3 56161)sobre os benefícios do feijão.

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7 benefícios do feijão para a sua saúde

Segundo a nutricionista Denise, a preparação que antecede o cozimento do feijão é essencial para melhor aproveitamento dos nutrientes, já que “o feijão possui um fator antinutricional chamado fitato. Essa substância impede a absorção de nutrientes e é responsável por causar desconfortos gástricos” como gases e estufamento abdominal, por exemplo.

Por isso, a profissional recomendou: “deixe o feijão de molho em água por, no mínimo, 12 horas e troque a água antes de cozinhar, isso é importante para reduzir os fitatos.” Abaixo, acompanhe todos os benefícios do feijão:

  1. Previne doenças: a nutricionista explicou que a grande quantidade de vitamina K reduz o risco do desenvolvimento de doenças de origem articular “por conter quantidade significativa de ferro, é ótimo para prevenir a anemia ferropriva”. Além disso, as vitaminas do complexo B, em destaque a vitamina B6, propiciam a redução do risco de cardiopatias.
  2. Ação antioxidante: “a quercetina e flavonoides presentes no feijão, podem dificultar o desenvolvimento de células cancerígenas”.
  3. Alivia sintomas da TPM: “a sua composição conta com o manganês, nutriente que auxilia as mulheres em período de TPM e menstrual” aliviando os sintomas típicos da TPM.
  4. Ajuda a controlar o índice glicêmico: “devido à propriedade das fibras de reduzir a velocidade dos complexos de glicose”.
  5. Auxilia no emagrecimento: Denise desataca que as fibras do feijão são aliadas para o emagrecimento “geram saciedade, e assim, reduzem a fome. Sem contar que as fibras favorecem o trânsito intestinal e contribuem com o equilíbrio da microbiota intestinal”.
  6. Melhora os índices de colesterol: “a presença de fitosteróis e saponinas favorece a redução do colesterol LDL, propiciando um melhor controle dos índices de colesterol”.
  7. Controla a pressão arterial: “magnésio, potássio e cálcio são nutrientes que atuam no controle da pressão arterial”, explica a nutricionista.

A nutri destacou que é importante variar o consumo entre os tipos de feijões para obter maior variedade de nutrientes. “Uma opção interessante para tornar o consumo do feijão mais completo, em termos proteicos, é associá-lo ao consumo de cereais, como o clássico PF Brasileiro – arroz e feijão”. Essa combinação entre leguminosas e cereais é interessante, pois juntos eles fornecem “o perfil de aminoácidos adequados”.

Malefícios do feijão

De acordo com Denise, não há malefícios ou contraindicações no consumo de feijão, mas “é necessário contemplar a individualidade de cada ser”. Porém, pessoas com doenças inflamatórias intestinais, “o consumo do feijão pode não ser interessante, devido ao tipo de amido resistente presente no alimento, que não é degradado por enzimas digestivas e provoca maior produção de gases”.

Para quem sente desconforto ou algum tipo de estufamento abdominal ao consumir o feijão, Denise recomenda a redução do consumo, “uma opção é consumir menor quantidade do grão do feijão e priorizar o caldo”. Ou até mesmo substituir por outra leguminosa, complementou.

Por fim, Denise deixou uma dica: “para melhorar a absorção do ferro é interessante consumir o feijão junto a uma fonte de vitamina C. É aconselhável espremer ½ limão na comida ou comer uma fruta rica em vitamina C após a refeição, como a laranja, mexerica e kiwi”.

Viu só como esse ingrediente do dia a dia é rico em nutrientes e faz bem a saúde? E se você quiser aproveitar todos os benefícios do feijão, confira estas deliciosas receitas de sopa de feijão e salada de feijão-branco e tenha diversas opções para seu cardápio semanal.

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As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.