10 benefícios do agrião e receitas para incluir na alimentação diária

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Em 28.02.22

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Em 28.02.22

O agrião possui alto teor de vitaminas, minerais e fitoquímicos, sendo um dos vegetais mais nutritivos da família das brássicas. A verdura possui sabor levemente amargo e pode ser incluída na dieta de diversas formas. A nutricionista Luciana Yamashita (CRN 43654), da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, citou os benefícios do agrião e respondeu às dúvidas mais comuns sobre o alimento. Confira!

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Índice do conteúdo:

10 benefícios do agrião essenciais para o organismo

A seguir, confira os principais benefícios do agrião citados pela nutricionista. Veja só:

  1. Fortalece o sistema imunológico: a nutricionista informou que o vegetal “é rico em vitamina C, vitamina A e flavonoides, além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória que fortalecem o sistema imunológico. Por isso, o agrião ajuda a combater vírus, bactérias e fungos. Além do mais, também auxilia na prevenção e tratamentos de gripes, tosses, alergias, bronquite e sinusite”.
  2. Efeito antioxidante: o agrião é rico em compostos vegetais chamados antioxidantes que protegem contra os danos celulares causados pelos radicais livres. Quando há excesso de radicais livres no organismo e a diminuição da ação antioxidante ocorre o estresse oxidativo. “O estresse oxidativo é conhecido como um dos fatores de riscos para ter diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Por isso, é essencial consumir alimentos como o agrião, pois conforme pesquisas, possui grande quantidade de substâncias antioxidantes”, comentou a profissional.
  3. Reduz o risco de câncer: Luciana disse que estudos mostraram relações inversas entre o consumo de vegetais crucíferos e o risco de vários tipos de câncer como os gástricos, câncer de mama e pulmão. “O agrião é rico em glucosinolatos que depois é transformado em isotiocianatos. Essas substâncias são conhecidas por terem mecanismos que previnem o câncer. Em estudo feito com fumantes e não fumantes, os cientistas descobriram que adicionar 1 e 1/2 xícara de agrião cru em dietas por dois meses reduziu os danos ao DNA e aumentou os níveis de antioxidantes no sangue diminuindo o risco de desenvolver câncer”.
  4. Protege o coração: o vegetal possui baixo teor de gordura e calorias sendo favorável para dietas e a saúde cardiovascular. “Os compostos bioativos das brássicas demonstraram desempenhar um papel na prevenção de doenças cardiovasculares por meio da diminuição na formação de coágulos que podem provocar infartos, além de reduzir a pressão arterial, promover a ação anti-inflamatória e melhorar o perfil de gorduras no sangue”, explicou.
  5. Previne osteoporose: segundo a nutricionista, “o agrião contém muitos minerais necessários para a saúde dos ossos, incluindo cálcio, magnésio, potássio e fósforo”, sendo um ótimo alimento para prevenir a osteoporose.
  6. Auxilia no emagrecimento: é importante incluir o agrião na dieta por ser um alimento com baixo teor calórico e rico em nutrientes, antioxidantes e por ter ação anti-inflamatória. “Uma das estratégias importantes para emagrecimento é a modulação da inflamação, ou seja, diminuir o estresse e a inflamação do seu corpo com uma dieta saudável”, orientou a profissional.
  7. Promove a saúde dos olhos: outro benefício do agrião citado por Luciana, é que o vegetal possui alta quantidade de fitoquímicos que previnem a catarata e a degeneração macular que pioram a visão devido ao envelhecimento.
  8. Protege o fígado: a profissional comentou que “o agrião por ter substâncias antioxidantes e imunomoduladoras como os isotiocianatos, em alguns estudos com animais, observou-se a diminuição dos danos oxidativos às células do fígado”.
  9. Melhora o desempenho em atividades físicas: apesar de os exercícios físicos serem essenciais para a saúde, eles causam estresse oxidativo ao corpo, principalmente em atletas. Então para ter equilíbrio e evitar lesões às células é necessária uma resposta anti-inflamatória do corpo. “O agrião por ser rico em compostos nutricionais como betacaroteno e alfa-tocoferol, reduz o estresse causado pelo exercício físico, potencializa o efeito imunomodulador do organismo melhorando o desempenho nos exercícios” esclareceu.
  10. Melhora a saúde mitocondrial: a profissional explicou que corpo humano possui em torno de 40 quadrilhões de mitocôndrias. Elas geram energia para manter o corpo funcionando. “Umas das formas de intensificar a função mitocondrial e promover a longevidade, é ter uma alimentação rica em fitoquímicos, como os glucosinolatos e sulforafanos presentes no agrião e outros vegetais da família das brássicas”.

Como citado pela nutricionista, os benefícios do agrião são muitos, mas como todo alimento, é importante saber se existe alguma contraindicação e como consumi-lo. Tire essas e outras dúvidas a seguir!

Dúvidas frequentes sobre o consumo de agrião

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O agrião possui algum malefício?

Luciana Yamashita (LY): “O agrião é conhecido pelo seu efeito abortivo, por isso a infusão de agrião para chás não deve ser consumida por grávidas. Consumir o vegetal em excesso pode irritar a mucosa do estômago e as vias urinárias. E também não deve ser ingerido por quem tem úlceras e doenças renais inflamatórias”.

Qual é a melhor forma de consumir o agrião?

LY: “Indico comer o agrião de preferência cru e bem picado, pois a maioria dos estudos comprova os seus benefícios quando consumidos crus. Ao cozinhá-los de alguma forma diminui sua ação antioxidante. Além de consumir o agrião cru, melhor ainda se comer ele picado, porque ao cortá-lo você ativa todo um mecanismo para aumentar um antioxidante chamado isotiocianato e ele está envolvida na maioria dos benefícios citados acima”.

O talo pode ser consumido?

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LY: “Não só as folhas do agrião, mas os talos também são ricos em todos os nutrientes e substâncias que promovem a saúde. E sou a favor do uso integral dos alimentos. Agora, se você quiser algo mais rico em antioxidantes, pode consumir o broto de agrião. Alguns estudos mostraram que os brotos das brássicas possuem mais efeito antioxidante do que o vegetal maduro, ou seja, o broto de agrião seria mais potente que o agrião maduro”.

Pode ser consumido diariamente?

LY: “Pode consumir todos os dias, mas não só o agrião. Então, varie os tipos de brássicas como o brócolis, couve-flor, repolho, nabo, couve, rúcula, couve-de-bruxelas. Assim, terá o consumo de nutrientes que pode ter menos no agrião, mas é mais rico nos outros alimentos. Não é só o agrião, mas o consumo consciente, constante e saudável de todos os alimentos que irá promover a saúde”.

Agora que você já conhece os benefícios do agrião, veja os vídeos abaixo com sugestões de receitas para incluir o vegetal na sua alimentação!

Receitas com agrião para aproveitar os seus benefícios

O agrião é um alimento versátil que pode ser usado para fazer saladas, sucos e outros pratos. Confira receitas deliciosas com o vegetal para aproveitar todos os seus nutrientes:

1. Suco de agrião com laranja

A laranja tem importante função no organismo, pois é rica em nutrientes que fortalecem o sistema imunológico. A receita apresentada nesse vídeo leva a fruta, agrião e whey protein, ou seja, uma mistura poderosa para quem pratica exercícios físicos!

2. Salada de agrião

Para fazer essa salada você vai precisar de agrião, tomatinhos cereja, muçarela e azeite. A receita é bem simples de fazer e fica com uma aparência maravilhosa. Assista ao vídeo, aprenda a fazer e aproveite todos os benefícios do agrião!

3. Pesto de agrião

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O molho pesto é originário da Itália sendo um dos mais tradicionais do país. Assista ao vídeo e aprenda a fazer esse molho maravilhoso com agrião para acompanhar com diversos pratos!

4. Sopa de agrião

Nesse vídeo, você aprenderá a fazer uma sopa deliciosa típica de Portugal. Esse prato pode ser apreciado em qualquer estação do ano, mas principalmente, nos dias frios do outono e inverno para se aquecer. Assista!

5. Arroz com agrião

Essa receita é bem prática e fácil de fazer, além de ser nutritiva e saborosa. Para fazê-la, você precisará de ingredientes que normalmente costuma ter em casa: agrião, arroz, alho, azeite e sal a gosto. Assista ao vídeo e faça para a sua família!

6. Costela com agrião e batata

Essa receita une o sabor da costela com os benefícios do agrião e da batata, deixando a receita nutritiva e deliciosa. Assista ao vídeo e veja como fazer!

7. Frango assado com agrião e batata

Quem não gosta de frango assado com batata, não é mesmo? Nesse vídeo, você aprenderá a fazer com agrião, rúcula e molho branco para incrementar ainda mais esse prato delicioso. Assista e acompanhe o passo a passo!

Para ter uma vida saudável é fundamental incluir na dieta alimentos ricos em nutrientes. Por isso, converse com uma nutricionista para montar uma dieta adequada para as suas necessidades nutricionais diárias. Aproveite e saiba mais sobre os benefícios do chá de gengibre com limão e suas propriedades!

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As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.