10 benefícios da tangerina que vão te convencer a consumir a fruta

Escrito por
Em 24.10.21

iStock

Por                                
Em 24.10.21

Frutas são sempre recomendadas como parte de uma dieta saudável, inclusive a tangerina. Ainda assim, é interessante conhecer suas propriedades nutricionais, para aproveitar ao máximo os benefícios da tangerina. Veja o que disse a nutricionista Andréa Marim (CRN 15233 SP) sobre a fruta:

Publicidade

10 benefícios da tangerina que merecem um minuto de atenção

A nutricionista Andréa falou um pouco sobre os principais benefícios da tangerina. Que tal dar uma olhada e conferir como vale a pena ter a fruta na sua dieta?

1. Previne doenças cardíacas

iStock

Segundo a nutricionista, a fruta ajuda a proteger o coração. Isso acontece “porque ajuda a reduzir o LDL, conhecido como colesterol ruim.”

2. Fortalece o sistema imunológico

Andréa explicou que a tangerina é “uma fruta rica em vitamina C, por isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico.”

3. Auxilia na perda de peso

iStock

Frutas podem, sim, ser aliadas na dieta de emagrecimento. No caso da tangerina, “as fibras contidas nelas (a pelinha que reveste os gominhos) contribuem para o trânsito intestinal e são digeridas lentamente, proporcionando saciedade”, comentou a nutricionista.

4. Ajuda a tratar a anemia

A tangerina também é útil para complementar o tratamento de pessoas que sofrem de anemia. Segundo Andréa, isso acontece por causa da “vitamina C, que ajuda na absorção do ferro, contribuindo para melhorar o quadro de anemia”.

5. Contribui para a saúde da pele

iStock

Publicidade

A nutricionista relembra que os cuidados com a pele também incluem a alimentação. No caso da fruta, “a vitamina C é percursora de colágeno, por isso contribui para manter a pele jovem e com boa elasticidade.”

6. Previne e controla o diabetes

Andréa explicou que, quando consumida com moderação, a fruta pode ajudar no controle da glicemia. “O indicado é consumir cerca de uma unidade por dia. Por ser uma fruta rica em fibras, controla o índice glicêmico, melhorando o quadro de diabetes”, complementou.

7. Diminui o colesterol ruim

iStock

O colesterol ruim é perigoso para o coração. Andréa comentou que “a tangerina ajuda a reduzir os níveis de LDL, pela grande presença de fibras na pelinha que reveste os gomos.”

8. Melhora a saúde dos cabelos

Os cabelos também podem ficar mais bonitos e fortalecidos quando a tangerina faz parte da dieta. A nutricionista deixou claro que “é preciso ter outros cuidados, mas a vitamina C, presente na fruta, contribui para deixar os cabelos mais fortes.”

9. É ótima para as gestantes

iStock

Para Andréa, “gestantes e tentantes devem, sim, fazer o uso da tangerina, sempre com moderação”. Então, se você está grávida, pode incluir a fruta na dieta, com outros alimentos ricos em nutrientes.

10. Melhora a saúde das unhas

As unhas também são beneficiadas pelo consumo regular de tangerinas. Andréa citou novamente a vitamina C: “assim como acontece com a pele e os cabelos, a vitamina C contribui para a produção do colágeno, que deixa as unhas mais fortes”.

Você imaginava que existissem tantos benefícios da tangerina? Agora, dá ainda mais vontade de comer a fruta, concorda? Continue lendo para saber as informações nutricionais e aprender receitas com tangerina.

Informações nutricionais da tangerina que você precisa conhecer

A nutricionista citou que o ideal é não abusar da fruta, pois ela contém bastantes calorias. Uma tangerina pequena ou média por dia seria suficiente. Ela também apresentou as informações nutricionais mais importantes de uma tangerina de 200 gramas. Veja quais são elas:

Publicidade

  • Energia: 75,7 kcal
  • Proteínas: 1,7 g
  • Fibras: 1,9 g
  • Vitamina C: 97,6 mg
  • Carboidratos: 19,2 g

Depois de conhecer os benefícios da tangerina e suas informações nutricionais, não deixe de ver formas diferentes de consumir a fruta no próximo tópico!

4 receitas com tangerina que vão te convencer a experimentar a fruta

Já está com água na boca só de pensar na tangerina? Então vem ver as receitas especialmente selecionadas para você:

1. Geleia de tangerina

A geleia é feita com o suco não coado, bem simples de preparar. Depois, é só adicionar o açúcar demerara, o vinagre de maçã e a pectina líquida e mexer até obter o ponto desejado.

2. Sorvete de tangerina

Fácil de fazer, leva apenas quatro ingredientes e tudo é batido no liquidificador até ficar bem cremoso. O mais demorado é esperar o sorvete endurecer no congelador, mas o resultado promete ficar delicioso.

3. Bolo de tangerina

O bolo tem cobertura e é simples de preparar, com ingredientes fáceis de encontrar na sua cozinha. Basta misturar tudo no liquidificador e assar em forno preaquecido a 180 ºC.

4. Pudim de tangerina

São três etapas e você irá fazer todo o processo manualmente, mas o resultado promete ficar incrível. Além disso, aproveita as cascas da fruta, que vão tanto na massa quanto no caramelo do pudim.

Publicidade

Agora que você viu que existem muitos benefícios da tangerina, aproveite e se delicie com a fruta no seu dia a dia. E já que o assunto são frutas cítricas, que tal dar uma olhada também em maneiras de reaproveitar a casca da laranja?

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.