8 benefícios da rúcula e receitas para inseri-la no cardápio do dia a dia

Escrito por
Em 14.12.20

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São muitos os benefícios da rúcula, uma hortaliça de sabor levemente picante e amargo, com cheiro agradável. Embora seja originária do Sul europeu e Ocidente da Ásia, tem estado cada vez mais presente nas preparações ao redor do mundo. Isso se dá por fazer muito bem à saúde, proporcionando bem-estar a todos. Confira quais são os benefícios e demais informações dadas pela nutricionista Bruna Frasquetti (CRN 10 6961).

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Índice do conteúdo:

8 benefícios da rúcula que mostram a importância de inseri-la no cardápio

De acordo com a nutricionista, a rúcula tem estado presente em inúmeros pratos em função de suas “propriedades nutricionais e fitoterapêuticas”, dentre as quais podemos destacar:

  • Fonte de fibras: a rúcula é uma excelente fonte de fibras que contribui “diretamente na regulação intestinal, indispensável para uma boa imunidade, controle de níveis hormonais e de outros parâmetros como colesterol e glicemia adequados, além de ajudar nos processos de desintoxicação”, pontua Bruna.
  • Auxilia na redução da incidência de doenças crônicas: essa hortaliça faz parte da família das brássicas ou crucíferas, a qual está diretamente relacionada a uma menor incidência de doenças crônicas, sobretudo alguns tipos de câncer.
  • Processo detox: a nutricionista salienta que estudos recentes mostram que “o consumo regular pode ajudar o fígado nos processos detox e prevenir e suprimir a formação de tumor ao afetar mudanças epigenéticas” (1).
  • Antioxidante e anti-inflamatório: Bruna menciona que, devido aos flavonoides de sua composição, a rúcula tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, o que leva à melhora em parâmetros cardiovasculares e de dor (2).
  • Reduz a pressão arterial: por ser rica em nitrato e nitrito, a rúcula “é relacionada também a efeitos cardiovasculares benéficos como reduzir a pressão arterial e aumentar o desempenho esportivo”, diz a profissional.
  • Saúde dos ossos e coagulação do sangue: esse benefício se dá devido às vitaminas C e K presentes na hortaliça.
  • Previne más-formações fetais: essa prevenção contra más-formações ocorre pelo fato de que a rúcula possui boa quantidade de ácido fólico, sendo muito recomendada para mulheres em idade fértil, conforme ressalta Bruna.
  • Rica em cálcio: além de todos os benefícios da rúcula já listados, vale mencionar que ela é rica em cálcio, tornando-se uma importante fonte de nutrientes para quem não consome leite e seus derivados.

Por fim, a nutricionista chama atenção para o armazenamento dessa hortaliça, pois isso influencia “diretamente na vitalidade e proporção dos nutrientes e ativos funcionais. Portanto, sempre que possível, opte por aquelas provenientes do cultivo orgânico e que tenham sido colhidas mais recentemente”. Com essas dicas, fica fácil aproveitar os benefícios da rúcula!

Contraindicações e riscos do consumo de rúcula

Bruna relata que não há contraindicações no que diz respeito ao consumo dessa hortaliça folhosa. Ressalta, ainda, que grávidas podem usufruir dos benefícios da rúcula, sobretudo devido “à grande oferta de ácido fólico, indispensável principalmente no primeiro trimestre da gestação para a formação do tubo neural do feto”, além da melhora no funcionamento intestinal e ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir dores comuns, como em pernas e lombar.

Pode comer todo dia?

A profissional orienta combinar a rúcula com uma boa variedade de alimentos, pois tudo que é consumido em excesso pode trazer sensibilidades, mesmo que seja um alimento saudável. Ela recomenda, portanto, aproveitar a oferta e abundância presente em nossa natureza. Outra orientação é consumir os talos da rúcula, pois a maior parte das fibras está neles, que podem ser utilizados em farofas ou batidos em sucos, por exemplo.

Viu só como há vários benefícios da rúcula? E se você já está pensando em como inserir a hortaliça em suas refeições, confira as dicas que deixamos na sequência.

7 formas apetitosas de aproveitar os benefícios da rúcula

A seguir, você verá vídeos de receitas ótimas que têm a rúcula como elemento indispensável. Há opções diversas que vão de saladas a lanches. Veja!

1. Patê de rúcula

Esse patê é muito simples e leva poucos ingredientes: sal, leite, óleo de canola e rúcula a gosto. Receita ideal para consumir com torradas – ou seja, um lanche simples, mas sofisticado.

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2. Salada de rúcula

Esse vídeo é para você que não dispensa uma salada durante as refeições. A salada de rúcula dá sustância e é repleta de sabor, pois as folhas são acompanhadas de cenoura, amêndoas e queijo roquefort. É irresistível, não deixe de experimentar!

3. Salada japonesa de rúcula com agrião

Aqui, temos uma versão asiática da salada de rúcula, que leva alho frito no azeite, agrião, cenoura ralada e shoga (gengibre em conserva) em tiras, além de gengibre ralado na finalização do prato. Confira o passo a passo, dá água na boca!

4. Bruschetta de gorgonzola com rúcula

Bruschetta é uma delícia, não é? Imagina só com rúcula e gongorzola! A combinação é perfeita e traz muita suculência. O segredo é usar um bom pão, preferencialmente o italiano, tostado na frigideira.

5. Molho pesto de rúcula

O molho pesto de rúcula é muito versátil e pode ser utilizado em diversos pratos, sobretudo em massas. Você vai precisar de rúcula, azeite, amêndoas e queijo parmesão. Se quer aprender a fazer essa receita, que é simples e saborosa, assista ao vídeo.

6. Spaghetti com rúcula

A rúcula combina muito com spaghetti, melhor ainda ao lado de azeite, tomate seco, alho e queijo. Confira como fazer esse prato e surpreenda a família e os amigos!

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7. Quiche de tomate seco com rúcula

E por falar na combinação de tomate seco com rúcula, aqui temos uma opção muito saborosa de quiche, que pode ser servido na hora do lanche ou até em um jantar. Essa é uma receita mais elaborada, mas o passo a passo é simples. Confira no vídeo!

Aposto que você já está pensando em como inserir a rúcula no seu dia a dia para ter uma alimentação saudável e cuidar do seu bem-estar. Quer mais dicas? Então, confira também os benefícios da banana-da-terra!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.