Bem-estar

8 benefícios da masturbação para a saúde e a vida sexual feminina

Canva

Com revisão da psicóloga Fernanda Cassim

Atualizado em 20.09.23
push pixel

A masturbação e o prazer feminino são, ainda hoje, cercados de muitos tabus. Discutir esses temas é essencial, pois isso estimula as mulheres a se conhecerem melhor e a priorizarem suas próprias necessidades. Para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto e conhecer os benefícios da masturbação, confira dicas e informações especiais da sexóloga do Dicas de Mulher.

8 benefícios da masturbação que vão te convencer a se dar prazer

A prática traz muitos benefícios para a saúde mental, física e sexual. A masturbação deve ser parte de uma rotina de cuidado e autoconhecimento da mulher. Confira, a seguir, ótimos motivos apontados pela especialista para você conhecer melhor o seu corpo:

1. Favorece o autoconhecimento e a independência

Canva

Sem conhecer a própria vulva, você não sabe o que gosta e como gosta, nem como se dar prazer. Não conhecer o próprio corpo é semelhante a morar em uma casa que você não conhece e deixar alguns cômodos sem cuidado e atenção, aponta a sexóloga.

Ao contrário da masturbação conjunta, a masturbação solitária não é sexo, mas uma forma de se conhecer melhor e aliviar o desejo sexual. E complementa: “Você é seu próprio lar, então fique em frente a um espelho, se olhe, toque a sua vulva e pesquise mais a respeito”.

2. Alivia cólicas e dores

Além de ser prazeroso se masturbar durante a menstruação, devido à excitação e às mudanças hormonais do período, o corpo libera os hormônios da felicidade. Entre eles, temos a endorfina, um analgésico poderoso que ajuda a aliviar as dores.

Com a contração do útero e o relaxamento da musculatura genital após o orgasmo, também se favorece a saída do sangue menstrual, aliviando os sintomas.

3. Melhora o humor

iStock

Durante a masturbação e o orgasmo, o corpo também libera a serotonina, o hormônio responsável por equilibrar o humor. Os benefícios desse hormônio são muitos e melhoram a qualidade do sexo, o apetite, o sono e a memória.

4. Diminui a ansiedade e aumenta o relaxamento

Esse benefício se deve à ação da ocitocina, também liberada durante o orgasmo. Esse hormônio da felicidade possibilita a sensação de calma, segurança e diminui a ansiedade.

5. Ajuda no sono

iStock

Com a masturbação e o orgasmo, o assoalho pélvico e alguns músculos se contraem. Isso gera um gasto energético semelhante ao de exercícios com baixa intensidade, deixando o corpo cansado e proporcionando um sono melhor, para repor esse gasto calórico.

6. Auxilia no desempenho sexual

Quanto mais você conhece o seu corpo, maiores são as possibilidades de ter e se dar prazer. A dica é não focar apenas no estímulo da vulva, pois seios, pernas, pescoço, pés, mãos, barrigas e costas também são zonas de prazer. Explore esses pontos também, junto com a masturbação, e anote o que você gostou ou não durante o ato.

7. Trabalha a imaginação no sexo

iStock

A imaginação é uma grande aliada para as futuras fantasias sexuais, embora esse benefício seja subestimado por muitos. Trabalhar a imaginação também contribui para aprimorar a criatividade, e as duas juntas são grandes aliadas contra a rotina e o comodismo nas relações.

8. É seguro

Nenhuma companhia é mais segura que a sua, não é mesmo? A masturbação te lembra de aproveitar a sua própria presença. Além de ser uma técnica que pode, sim, ser praticada sozinha ou acompanhada, ela alivia o tesão, mesmo que a distância.

A sexóloga destaca a importância da masturbação para desconstruir papéis sociais femininos, que podem levar a uma pressão social, prejudicando a saúde sexual.

5 vídeos com dicas e técnicas para você se masturbar mais e melhor

Agora que você já conhece os benefícios da masturbação para a sua saúde sexual, física e mental, que tal descobrir as melhores técnicas para colocar essa ideia em prática? Para isso, acompanhe mais dicas profissionais nos vídeos abaixo:

10 mitos e verdades sobre a masturbação feminina

Nesse vídeo, Cátia Damasceno, especialista em sexualidade feminina, desmistifica mitos e verdades sobre a masturbação feminina, que ainda é assunto de muita desinformação. Ainda tem dúvidas sobre os benefícios da prática? Confira as explicações trazidas pela profissional!

Masturbação e orgasmo: passo a passo para se tocar e ter prazer

Está convencida da importância e dos benefícios da masturbação, mas não sabe por onde começar? Mônica Moura, especialista em fisioterapia pélvica e sexualidade, traz ótimas dicas para você começar a se tocar e ter mais orgasmos. Veja no vídeo!

Dicas para se livrar dos tabus e praticar a masturbação

Aqui, a coach sexual Delma Eusébio comenta sobre fatores sociais e culturais que prejudicam a liberdade e a vida sexual feminina, podendo inclusive causar disfunções e patologias. Além disso, ela dá dicas para entrar no clima e se estimular no momento da masturbação. Livre-se dos tabus e conheça o seu corpo!

10 dicas para uma boa masturbação feminina

Nesse vídeo, Rayssa fala como criar o clima perfeito para uma boa masturbação e explica sobre a importância de se conhecer para ter e se dar prazer. Confira todas as dicas e técnicas apresentadas para você chegar lá!

Do começo ao fim: como se masturbar

A youtuber Luiza Junqueira e a especialista em prazer feminino Mari Stock batem um papo sobre masturbação feminina e te ensinam tudo o que precisa saber, do começo ao fim!

A masturbação feminina só traz benefícios, e lembre-se de que conhecer o próprio corpo é essencial para ter prazer sozinha ou a dois. Para continuar nessa jornada de autoconhecimento, confira também como gozar sozinha!

Licenciada em Letras - Português/Inglês que gosta de aprender (sobre) línguas, conhecer lugares novos e cozinhar sem obrigação. Ama ser mãe de pet e busca existir no mundo de forma útil e gentil.