10 receitas de bauru de forno de dar água na boca

Escrito por Ana Kordelos

iStock

O bauru de forno é um prato típico paulista, batizado em homenagem a sua cidade de origem. Criado por volta da década de 30, sua versão original consistia em um pão francês, rosbife, queijos, tomate e picles, sendo adaptada ao longo dos anos e ganhando novas versões.

Sua alternativa preparada em forno, consiste em um salgado assado, feito com uma massa a base de farinha, leite e ovos ou com pão de forma, acompanhados de recheios variados, de acordo com o gosto pessoal a criatividade de seu criador. Confira a seguir uma seleção de saborosas receitas de baurus de forno e inspire-se:

1. Bauru de forno com massa rápida

Pronto em apenas 30 minutos de forno, este bauru leva uma massa de preparo rápido, feita no liquidificador a partir de ingredientes como ovos, azeite, leite, farinha de trigo, sal e fermento. O clássico recheio de presunto, queijo e tomates é o eleito. Confira o passo a passo completo.

2. Bauru de forno com parmesão

Leia também: Brunch: 96 receitas para um refeição completa

O diferencial deste bauru de forno está na sua finalização. Aqui a autora polvilha queijo parmesão por cima da massa, antes de levar o prato ao forno. Assim, após assado, ele ganha uma casquinha crocante, sem contar o sabor pronunciado garantido por este tipo de queijo. Veja mais detalhes.

3. Bauru de forno cremoso

Para preparar esta delícia, bastam 45 minutos: 15 para o preparo dos ingredientes e montagem e mais 30 minutos de forno. É só preparar sanduíches feitos com fatias de pão dispostos em pé, com o recheio de sua preferência e cobri-los com creme de ovos batidas e queijo parmesão. Acompanhe o passo a passo.

4. Bauru de forno com molho de tomate

Montado em um refratário, utilizando fatias de pão de forma, este bauru de forno é recheado com molho de tomate, mussarela, requeijão cremoso e os temperos de sua preferência. Bem simples e prático. Veja como preparar.

5. Bauru de forno com molho branco

Leia também: 30 receitas de quiche que vão te levar ao paraíso gastronômico

Como a própria autora revela, esta é uma ótima opção para receber amigos ou degustar em um final de tarde. Aqui, além do queijo mussarela para recobrir o prato, o queijo prato é utilizado juntamente ao presunto para rechear o salgado. Confira os detalhes da receita.

6. Bauru de forno com requeijão

Mais uma prática opção feita com pão de forma fatiado. Para rechear, basta alternar o molho de tomate, queijo mussarela, presunto e requeijão. O detalhe final fica pelas fatias de tomate dispostas em toda a sua superfície. Corra e veja a lista completa de ingredientes.

7. Bauru de forno com cheiro-verde

A montagem é simples: em um refratário untado, alterne camadas de pão de forma, presunto, queijo e finalize com uma camada de pão. Por fim, despeje a mistura de claras em neve, gemas, parmesão, leite e temperos sobre o prato e leve-o ao forno. Aprenda os detalhes de seu preparo.

8. Bauru de forno com espinafre

Aqui a autora ensina a fazer uma massa assada que se tornará peça-chave do sanduíche. Já o recheio leva em seu preparo ingredientes como tomate, queijo minas, orégano, espinafre refogado, carne moída e cenoura ralada. Saiba mais.

Leia também: Tartelete: 20 receitas doces e salgadas para surpreender

9. Bauru de forno enroladinho

Com formato diferenciado, este bauru se assemelha a uma panqueca, porém feito com a massa característica do prato paulista. Para prepará-la, ingredientes como leite, ovos, farinha de trigo, fermento e manteiga são utilizados. Ideal para variar o modo de preparo desta opção. Veja a receita completa.

10. Bauru de forno de mortadela

Opção que irá encantar os amantes deste ingrediente. Aqui a mortadela é acompanhada de cebola ralada, queijo mussarela, cenoura ralada, tomates maduros e temperos. O pão sovado é o eleito, e a cobertura especial fica por conta da adição de um molho feito com maionese e mostarda, mais queijo mussarela ralado adicionado antes de levá-lo ao forno. Acesse a receita e mãos à massa.

Opção de preparo rápido e fácil, o bauru de forno é uma ótima alternativa para ser feita em um momento de visita inesperada, para degustar em um café da tarde ou quando se deseja fazer uma refeição rápida e saborosa. Escolha sua versão favorita e experimente!

Assuntos: Alimentação

Para você