24 receitas de batata rústica deliciosas e práticas de fazer

Depois de conferir essas sugestões, a hora de comer não será mais a mesma

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Batata frita, cozida, assada, recheada, gratinada, com cheddar, com bacon, com requeijão. Independente da sua forma de preparo, batatas sempre serão soberanas na hora das refeições.

E se existe uma forma de preparo que combina praticidade com o sabor das amadas batatinhas, essa é a batata rústica. Com nível de preparo fácil, consiste em batatas com casca, cortadas em pedaços grandes, temperadas e assadas.

As batatas rústicas ficam ótimas como acompanhamento de carnes – e mesmo com uma cervejinha gelada na hora do happy hour entre amigos.

Não gosta de descascar alimentos e quer experimentar algo diferente? Então confira as 24 receitas selecionadas abaixo. Já vamos adiantando: vai ser difícil escolher qual é a mais gostosa.

Receitas simples

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Batata rústica com ervas: se você quer agilizar na hora de preparar a refeição, a dica é cozinhar as batatas em água fervente por 6 minutos e, após, assar em uma forma coberta com papel alumínio. Bom truque para aqueles dias de pressa.

Leia também: 22 receitas de batata recheada deliciosas e fáceis de preparar

2. Batata rústica com alho e ervas frescas: prepare-se para um festival de aroma e sabor. Essa receita de batata rústica, ideal para 6 pessoas, leva alecrim, tomilho, orégano, alho, sal, pimenta e azeite de oliva. Já podemos imaginar o cheirinho pela casa…

3. Batata rústica temperada: você nunca viu batatinhas assadas como essas aqui. O toque especial fica por conta do tempero zaatar, uma mistura de tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, sumagre e sal. A Arábia pode ser na sua cozinha e você nem sabia!

4. Batata rústica express: essa receita de batata rústica tradicional combina perfeitamente com carnes, peixes e mesmo um franguinho grelhado. É temperada apenas com sal, azeite e alecrim. Afinal, há beleza (e sabor) na simplicidade.

5. Batata rústica apimentada: gosta de um toque mais picante nos seus pratos? Então vai amar essa receita aqui, que utiliza pimenta-do-reino e pimenta calabresa. Quem quiser pegar mais leve pode usar apenas a pimenta-do-reino.

6. Batata rústica com sálvia e limão: sabe aqueles finais de semana em que você quer preparar alguma coisa diferente – e rapidinha? Aqui está uma boa opção. A sálvia traz um gostinho incrível para o preparo. Se você quiser pode colocar um pouquinho de raspas de limão sobre as batatas.

Leia também: 23 receitas com batata doce para bombar seu cardápio

7. Batata rústica com alecrim: com 3 batatas médias, alguns dentes de alho, azeite e sal grosso com ervas você prepara essa receita aqui. Tão fácil e tão rápida que vai fazer sucesso na sua casa.

8. Batata rústica picante com alecrim: o bom da batata rústica é a versatilidade dos temperos que você pode usar. Nesse caso aqui, elas são temperadas com pimenta dedo de moça picada sem sementes, ramos de alecrim fresco, azeite extra virgem e sal grosso.

9. Batata rústica com alho e alecrim: é tudo uma questão de números. Corte as batatas em 6 pedaços, cozinhe em água fervente por 5 minutos, deixe por 30 minutos no forno a 200º. Depois disso, é só virar as batatas e esperar até ficarem douradinhas.

10. Batata rústica com alho e sal grosso com ervas: tem como deixar a batata rústica ainda mais gostosa? Tem sim! Uma dica é utilizar o sal grosso ao invés do sal comum. Ele dá um toque especial, um sabor a mais. Cheirosa, saborosa, crocante por fora e macia por dentro. Deu água na boca?

11. Batata rústica com páprica picante:sabe aquela batatinha crocante, temperada na medida certa, que fica perfeita com uma boa maionese caseira? É essa aqui! E você precisa apenas de 4 ingredientes: batata, azeite, sal e páprica picante. Já amamos.

Leia também: 30 receitas fáceis de purê de batata para sair da mesmice

12. Batata rústica com páprica, alho e ervas: você não precisa levar uma régua para a cozinha, mas a espessura de 3 centímetros é perfeita para as suas fatias de batata. Nessa versão aqui elas são temperadas com alho, azeite, alecrim, tomilho, sal, pimenta e páprica doce.

Batatas mais elaboradas

Foto: Reprodução / Vai Comer O Que

13. Batata doce rústica no forno: além de saborosa, essa batata doce rústica é preparada em uma fritadeira sem óleo, a airfryer. E um truque para deixá-la ainda mais gostosa e crocante é misturar uma colher de farinha de trigo com as ervas aromáticas escolhidas, polvilhando por cima das batatas.

14. Batata asterix rústica: pequenas dicas fazem a diferença na hora de preparar suas leguminosas. O truque de pré-cozinhar as batatas, por exemplo, garante que elas não fiquem cruas por dentro. Acrescentar raminhos de alecrim e sal na água do cozimento dá um gostinho a mais.

15. Batata rústica com tempero especial: essa batatinha aqui é levemente picante e tem um toque incrível de especiarias. Para prepará-la é necessário batatas médias com casca, óleo, páprica picante, alecrim desidratado, pimenta calabresa, canela em pó e sal. Frite as batatas em óleo quente.

16. Batata rústica com alho, alecrim e queijo ralado: onde estão as apaixonadas por receitas fáceis e rápidas? Aqui vai mais uma ótima ideia. Corte as batatas ao meio e depois em quatro partes iguais. Deixe ferver por 5 minutos. Disponha as batatas em uma forma, tempere, regue com azeite e leve ao forno. No final, salpique com queijo ralado.

Leia também: 35 receitas de nhoque de batata com gostinho de quero mais

17. Batata rústica com alho, ervas, páprica picante e parmesão: além de caprichar nos temperinhos, a dica para essa batata ficar no ponto certo é secar os pedaços com papel toalha depois de cortar. Junto com as batatas, coloque na forma dentes de alho com casca e tudo. Ervas frescas dão um toque final.

18. Batata rústica com alecrim, alho manteiga e parmesão: há quem diga que batata e alecrim são feitos um para o outro, assim como queijo e goiabada. Uma coisa é certa: o aroma desta combinação é único. Essa receita aqui ainda leva um toque especial de queijo parmesão ralado na hora. Um espetáculo.

19. Batata rústica com aceto balsâmico e flor de sal: embora a batata seja um ingrediente comum, essa receita ganha uma pitada de sofisticação com a utilização de flor de sal, especiaria muito apreciada por chefs de cozinha. A lista de ingredientes também conta com aceto balsâmico e azeite extra virgem.

20. Batata rústica com páprica picante, doce e defumada e caldo de galinha: que tal aprender a fazer uma batata rústica com três tipos de páprica? Use uma colher de chá de páprica picante, uma de páprica doce e uma de páprica defumada. Além disso, a receita ainda pede água, caldo de galinha, sal e pimenta a gosto.

21. Batata rústica na cerveja: em vez de comer batata e beber cerveja, que tal uma receitinha que leva as duas coisas ao mesmo tempo? Não tem como dar errado. A batata rústica na cerveja Weiss (Weizenbier) fica bem macia e irresistível.

22. Batata rústica ao chimichurri: o chimichurri, tradicional tempero argentino, é feito a partir de alguns temperos desidratados, como cebola, salsinha e pimenta. Aqui ele é usado a gosto, junto com batatas monalisa pequenas, azeite e sal.

23. Batata rústica na airfryer: praticidade é o nome do meio dessa receitinha aqui. Primeiramente, as batatas são pré-cozidas no micro-ondas. Depois são temperadas com sal, pimenta, páprica doce e um fio de azeite. Misture tudo e coloque na airfryer a 180º por 15 minutos. No meio do tempo, tire do aparelho e dê uma mexidinha nas batatas.

24. Batata rústica na churrasqueira: que tal servir batatas rústicas como complemento do churrasco no final de semana? Essa versão aqui é feita com a forma bem próxima às brasas. As batatas ficam imersas em uma mistura de azeite e alecrim fresco. O alho é acrescentado na receita depois que o óleo já ferveu por 5 minutos.

A batata do tipo asterix, que tem a casca rosada e a parte de dentro mais amarelinha, é a ideal para preparar batatas rústicas – e mesmo as adoradas fritas. Ela fica mais crocante e sequinha que as outras variedades. Experimente!

Assuntos: Alimentação

Para você