Batata gratinada: 24 receitas práticas e saborosas deste clássico francês

Podendo ser servida como prato principal ou acompanhamento, pode ser incrementada com ingredientes variados

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Prato típico francês orginalmente conhecido como “gratin dauphonois” ou “gratin de pomme de terre”, a batata gratinada é uma saborosa e prática opção de prato salgado. Podendo ser servida como prato principal ou como acompanhamento, consiste em uma base de batatas e creme de leite gratinados ao forno.

Apesar da sua versão original não utilizar queijo, é possível adicionar este ingrediente para enriquecer o sabor do prato. Necessitando de poucas etapas em seu preparo, torna-se uma opção curinga, podendo ganhar versões incrementadas contando com ingredientes variados. Confira a seguir uma seleção de saborosas opções de batata gratinada e escolha a sua favorita:

Receitas de batata gratinada simples

Foto: Reprodução / Vai Comer O Quê?

1. Batata gratinada rápida: utilizando apenas quatro ingredientes, esta receita apresenta o passo a passo simplificado para fazer uma deliciosa batata gratinada. O segredo está em cortar as batatas com um mandolin (ou mandolina), um cortador de legumes que irá garantir o mesmo tamanho para as fatias de batata.

2. Batata gratinada com manteiga: opção mais leve da tradicional versão de batatas gratinadas, aqui o creme de leite ou queijo é substituído pela manteiga e azeite. Com as fatias cortadas na mesma espessura, o visual do prato é de dar água na boca. O sabor ainda é enriquecido pelo alho, cebola, sal e pimenta a gosto.

3. Batata gratinada aos dois molhos: fugindo um pouco da versão tradicional desta receita, mas mantendo a praticidade, aqui a sugestão é utilizar dois tipos de molho no preparo: o molho bechamel (ou molho branco) e o molho de tomate. A mussarela e o parmesão ralado incrementam a cremosidade e o sabor do prato.

Leia também: 161 receitas com batata que vão dar um novo sentido para sua vida

Foto: Reprodução / Dani Noce

4. Batata gratinada com noz-moscada: nesta versão, o creme de leite é substituído pelo molho branco elaborado com uma mistura de leite integral, manteiga e farinha de trigo. A noz-moscada ralada garante um sabor ainda mais acentuado.

5. Batata gratinada com ervas: esta opção utiliza alecrim, manjericão, tomilho, sálvia, manjerona e erva-cidreira dentre as ervas que são eleitas para incrementar o sabor. Para auxiliar no momento de gratinar e garantir mais sabor, o queijo gruyère é o escolhido.

6. Batata gratiana com alho: para um creme rico em sabor, o creme de leite é misturado com requeijão e mussarela, além de ser temperado com alho, cebolinha, pimenta, páprica picante e azeitonas picadas. Em cerca de 40 minutos de forno é possível degustar essa maravilha.

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

7. Batata gratinada aos três queijos: se utilizar um queijo já incrementa o sabor das batatas, imagine misturar três tipos diferentes. Os escolhidos para esta receita foram o queijo mussarela, o queijo gorgonzola amassado com um garfo e o parmesão, utilizado tanto no creme quanto polvilhado sobre o prato.

8. Batata gratinada com requeijão: para fazer uma versão mais leve do prato, o creme de leite é substituído pelo requeijão light. Simples de fazer, basta alternar camadas de batatas fatiadas e temperadas com sal e pimenta com o requeijão, finalizando com queijo ralado e levar ao forno por 30 minutos, cobrindo o refratário com um papel alumínio.

Leia também: 24 receitas de batata rústica deliciosas e práticas de fazer

9. Batata gratinada com parmesão: queijo de sabor marcante, o parmesão é utilizado juntamente com a mussarela para polvilhar e finalizar o prato. O creme é elaborado com leite, caldo de legumes, manteiga, farinha de trigo e outros temperos.

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

10. Batata gratinada cremosa: para uma versão mais leve do creme, aqui o creme de leite divide espaço com o leite, utilizando uma colher de sopa de amido de milho para engrossar a mistura. Nesta opção, as fatias de batatas possuem largura considerável, devendo ser cozidas em um caldo de legumes dissolvido em água antes de irem para o forno.

11. Batata gratinada ao creme de queijo: outra opção em que as batatas devem ser pré-cozidas para garantir a maciez do prato, aqui o creme é elaborado com queijo parmesão ralado, creme de leite e molho de quatro queijos comprado pronto. Para cobrir, queijo mussarela e parmesão.

12. Batata gratinada com alecrim: a mistura de batatas com alecrim é capaz de agradar os mais variados paladares, se tornando destaque nesta receita. Novamente o creme de leite é misturado com o leite, garantindo um molho suave e saboroso, além de ser temperado com alho, pimenta e sal. Uma ótima opção que não utiliza queijo para gratinar.

13. Batata doce com mandioquinha gratinada: nesta versão, o tipo de batata escolhido garante um sabor diferenciado. Utilizando batata doce e a mandioquinha ou batata baroa, estas devem ser cozidas separadamente, já que necessitam de tempos distintos para atingir a maciez. Para finalizar o prato, vale polvilhar queijo ralado e adicionar um ramo de alecrim.

Leia também: 30 receitas fáceis de purê de batata para sair da mesmice

Receitas de batata gratinada incrementadas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

14. Batata gratinada com presunto: utilizando um molho branco elaborado com leite, farinha de trigo, manteiga, sal, pimenta e noz-moscada, as camadas devem alternar batata, molho branco, batata, queijo e presunto, batata e molho novamente e finalizar com queijo ralado polvilhado sobre o prato.

15. Batata gratinada com bacon e requeijão: devendo ser pré-cozidas, aqui as fatias de batata ganham a companhia de uma molho elaborado com bacon, cebola, creme de leite, requeijão, parmesão ralado e ovos previamente batidos. Como última camada, o queijo mussarela garante sabor e aquele “puxa-puxa” que todos adoram.

16. Batata gratinada com salame: simples de fazer, a autora sugere preparar este prato um dia antes, facilitando na hora da finalização. Além das camadas de batatas e do saboroso creme, esta versão utiliza salame e queijo mussarela como recheio.

17. Batata gratinada com creme de queijo e alho-poró: tendo o alho-poró como elemento de destaque em seu creme, este ingrediente deve ser refogado na manteiga antes de receber o creme de leite, o queijo parmesão ralado e a salsa. Com poucos processos é possível fazer um prato cheio de sabores!

Foto: Reprodução / A Casa Encantada

18. Batata gratinada com mignon e calabresa: opção ideal para ser servida como prato principal, esta versão une a dose ideal de proteínas e carboidratos. Como “recheio” do salgado, o filé mignon e a calabresa garantem uma versão cheia de sabor e com visual de encher os olhos.

Leia também: 22 receitas de batata recheada deliciosas e fáceis de preparar

19. Batata gratinada com milhos: esta alternativa apresenta uma forma diferenciada de servir o prato. Aqui, em vez das batatas cortadas em fatias, estas devem possuir tamanho pequeno, sendo cozidas e posteriormente refogadas junto ao milho de caixinha, cebola, alho e cheiro-verde. O queijo parmesão polvilhado sobre o prato ajuda no processo de gratinar.

20. Batata gratinada ao creme funghi: adicionando uma dose de proteína ao prato, aqui os cogumelos do tipo funghi garantem mais sabor e cor ao resultado final. Além de utilizar os cogumelos, o molho é elaborado com creme de leite, o caldo utilizado para hidratar os cogumelos, cebola, sal e pimenta do reino.

21. Batata gratinada com shitake: outra opção que utiliza cogumelos como fonte de proteína, esta opção elegeu o shitake como ingrediente de destaque. Para garantir mais sabor às batatas, estas são pré-cozidas em uma mistura de leite e vinho branco, a qual irá receber a porção de cogumelos refogados e temperados.

Foto: Reprodução / Panelaterapia

22. Batata gratinada com calabresa e brócolis: aqui as batatas ganham pedaços irregulares, agilizando seu preparo. Após serem pré-cozidas e dispostas sobre o refratário, ganham uma camada de calabresas refogadas com cebola, brócolis refogado com azeite e alho e um saboroso creme de ricota com leite bem temperado.

23. Batata gratinada com frango: opção ideal para aproveitar sobras de aves da geladeira, pode ser feita com frango, chester ou peru, garantindo novo uso para o que seria descartado. Aqui o creme é elaborado com uma mistura de leite, manteiga, farinha de trigo, temperado com sal, pimenta e noz-moscada ralada na hora.

24. Batata gratinada com bacon, alcaparras e champignon: sugestão certeira para quem gosta de sabores bem pronunciados, aqui as batatas cortadas em pedaços pequenos e pré-cozidas são acompanhadas de um molho branco com bacon refogado, alcaparras e cogumelo champignon. O creme branco ainda ganha um ovo batido e o prato é finalizado com queijo parmesão ralado.

Contando com poucos processos, a batata gratinada pode ser a opção ideal para ser servida em um almoço de domingo ou para uma visita inesperada. Seja em sua opção tradicional ou suas versões incrementadas com ingredientes diferenciados, este prato é capaz de agradar todos seus convidados. Escolha sua opção favorita e delicie-se com esta maravilha.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web