Barriga negativa: o que é?

Entenda o que é e quais são os riscos da busca pelo corpo magro sem orientações profissionais

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Reprodução

A busca pelo corpo perfeito e estrutural leva as mulheres à procura de dietas sem orientações médicas e exercícios físicos sem acompanhamento de um personal trainer. Essas atitudes aliadas a má alimentação pode causar danos bastante preocupantes à saúde.

Mas para chegar à silhueta desejada pela maioria das mulheres, surgem novas formas e caminhos alternativos para atingir o resultado esperado. A moda da vez é a barriga negativa.

Recentemente a modelo Candice Swanepoel publicou em sua conta do Twitter uma foto onde aparece com um abdômen mais profundo que os ossos do quadril e as costelas.

O padrão de beleza considerado ideal, torna-se preocupante e rende opiniões adversas no mundo médico. Até que ponto é saudável fazer de tudo para conquistar um ‘corpo perfeito’?

Segundo o personal trainer Kamilo Souza, a partir do momento que você não faz exercícios físicos e não se alimenta corretamente para ter a saúde em dia, nada vale os treinamentos.

“As pessoas tem que entender de uma vez por todas que ter um corpo perfeito é ter um corpo com saúde. Não adianta em nada ter um corpo magro demais, se ele não é saudável” esclarece o personal.

É preciso também aliar todos os exercícios físicos aos exames de rotina. “É crucial que as pessoas façam as coletas de sangue para analisar índices como gordura, colesterol, entre outros. Ter todos esses acompanhamentos é que define um corpo saudável e podemos sim chamar de perfeito”, comenta Kamilo.

Imagem publicada pela própria modelo. Foto: Reprodução.

Segundo médicos, a barriga da modelo faz apologia a magreza extrema e não há possibilidade de inverter a curvatura dos músculos.

“Jamais a mulherada deve deixar de se alimentar com frutas, verduras e legumes e praticar exercícios físicos sem recomendação médica. Estará buscando problemas futuros muito sérios”, alerta o personal trainer.

Além de prejudicar o corpo, a busca desenfreada pela barriga negativa pode levar a transtornos na mente.

“A pessoa quer tanto ficar magra que acaba deixando de comer e beber ou até forçando a eliminar o que se alimentou. Pode surgir a anorexia e a bulimia”, explica Kamilo.

Para quem está começando a academia, fique atento: não queira perder peso rápido demais.

“Querer ficar sem os quilinhos que já tem de um dia para o outro também não é nada saudável. O profissional que está orientado a pessoa na academia deve calcular também o I.M.C. (Índice de Massa Corpórea)”, alerta o personal trainer.

Mas como conquistar um corpo saudável e esteticamente bonito? Kamilo sugere: “Alie exercícios físicos controlados por um profissional de confiança, procure fazer uma dieta orientada pelo nutricionista e pense saudável. Corpo bonito é corpo bem cuidado e metabolicamente em dia”, finaliza o personal trainer.

Assuntos: Fitness, Perder barriga

Dicas pela Web