Banho frio e banho quente: saiba os benefícios de cada um

Para acordar, para relaxar, para cuidar da saúde: descubra qual a temperatura ideal para conquistar tais vantagens no seu banho

Escrito por Nicole Dias

Foto: Getty Images

Uma das maiores delícias do verão é tomar um banho geladinho depois de um dia quente e cheio. Já no inverno, curtir a água quente é quase uma terapia.

No entanto, saiba que cada temperatura de banho conta com suas vantagens, independente da estação do ano.

A água fria, por exemplo, é uma opção ótima para quem tem dificuldades de sair da cama todos os dias de manhã, já que ajuda no despertar do organismo. Além disso, é uma ótimo solução para aqueles dias estressantes.

Um banho bem quentinho, por sua vez, ajuda você a se acalmar, promove um relaxamento do corpo e da alma. De quebra, é ótimo para os poros. Pele linda, quem não ama?

Continue lendo esse post para conferir benefícios incríveis, tanto do banho quente quanto do banho frio.

Leia também: 10 dicas de como ficar com a pele bonita

Banho frio é ótimo para acordar o corpo

Imagem: Reprodução / Giphy

Sair da cama e encarar uma chuveirada gelada parece um pesadelo para você? É bom você mudar esse pensamento! Aquela respiração profunda que damos ao entrar em contato com a água fria ajuda a oxigenar o corpo. Hora de despertar!

O banho frio também estimula a perda de peso

Imagem: Reprodução / Giphy

De acordo com pesquisas, os banhos frios estimulam a produção de gorduras boas pelo nosso corpo, aquelas que nos ajudam a nos manter aquecidos. Seu organismo trabalha com força total na hora do banho geladinho, hein?

Cabelo mais bonito? Banho frio!

Imagem: Reprodução / Giphy

Sim, a água fria é a mais indicada para deixar seu cabelo lindo e sua pele brilhante. A água quente deixa o cabelo ressecado, já reparou?

Mande o stress embora com um banho geladinho

Imagem: Reprodução / Giphy

Sabe quando você mergulha na piscina e parece que um peso do corpo vai embora? Conforme estudos, você se torna mais resistente ao stress – e até às doenças! – quando costuma se banhar com água fria. Teve um dia ruim? Se joga!

Banho frio é ótimo para aliviar dores no corpo

Imagem: Reprodução / Giphy

Os atletas tomam banhos frios depois de suas atividades – e isso não é à toa. As temperaturas baixas ajudam a aliviar dores e aceleram a recuperação da musculatura.

Leia também: 6 maiores erros ao depilar as pernas com lâmina

Já o banho quente é mais relaxante

Imagem: Reprodução / Giphy

Deixe a água quente cair na sua cabeça, costas, pescoço. Ela ajuda a aliviar a tensão e alivia músculos rígidos.

E também limpa os poros!

Imagem: Reprodução / Giphy

A água quente é ótima para higienizar os poros, prevenindo acnes e espinhas. No entanto, lembre-se de passar um bom adstringente para deixá-los fechadinhos depois do banho. Água fria também ajuda.

De acordo com estudos, banhos quentes aliviam a ansiedade

Imagem: Reprodução / Giphy

Um banho quentinho ajuda a elevar os níveis de ocitocina, hormônio do amor, colaborando para mandar a ansiedade embora. Vale experimentar, hein?

Banhos quentes também revigoram quem está gripado

Imagem: Reprodução / Giphy

Um banho quente é praticamente um descongestionante natural. O vapor da água ajuda a abrir os canais nasais, aliviando alguns dos sintomas mais chatos de um resfriado.

Para um corpo resistente, banho quente!

Imagem: Reprodução / Giphy

Quando você toma um banho quente, seu corpo produz uma série de proteínas que são capazes de agir na resistência do seu corpo. Quem não quer, não é mesmo?

Leia também: 10 erros comuns nos cuidados com a toalha de banho

Quando for tomar seu banho hoje, lembre-se desse post e escolha quais benefícios vai querer aproveitar. E, na dúvida, sempre vale apostar na água morninha.

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web
Comentários