Aprenda a fazer automassagem e mande a dor embora

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Em 05.05.21

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Em 05.05.21

A correria do dia acaba nos deixando tensas e com dores por todo o corpo, não é mesmo? A tensão muscular pode ser uma das manifestações do nosso corpo para dizer que tem algo errado. Para aliviar as dores, a dica é investir em uma boa automassagem e, claro, procurar um médico, caso não haja melhoras.

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Índice do conteúdo:

10 técnicas de automassagem

Uma ótima maneira de reduzir as dores musculares do dia a dia é apostar em uma automassagem bem feitinha. A massoterapeuta Anilú Same explica que tocar uma região dolorida é algo instintivo e automático “Realizar esse toque de forma consciente pode nos auxiliar na diminuição de alguns incômodos”.

Felizmente, conseguimos manipular quase todo nosso corpo com automassagem e, embora não proporcione o mesmo nível de relaxamento obtido quando realizado por uma outra pessoa ou profissional, os efeitos mecânicos da massagem podem se fazer presentes da mesma maneira, auxiliando na melhora da circulação sanguínea, da rigidez muscular, na analgesia, entre outros benefícios”, afirma a massagista. Quer saber como massagear diferentes partes do seu corpo e aliviar as dores? Então, confira essas 10 dicas bem explicadinhas pela profissional:

1. Automassagem para dormir

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Um corpo relaxado é sinônimo de uma boa noite de sono. E para mandar as dores embora, você pode fazer uma automassagem rápida e muito relaxante. Os principais pontos são: pescoço, nuca, testa e cora cabeludo!

  • Deitada de lado no travesseiro, massageie a região do pescoço e trapézio;
  • Faça pressões com a ponta dos dedos em toda a base da nuca;
  • Repita os movimentos do outro lado;
  • Depois, deite-se com a barriga para cima e pressione as têmporas;
  • Com as pontas dos dedos, realize deslizamentos sobre a testa e por todo o rosto, do meio para as laterais;
  • Finalize realizando o movimento do shampoo, esfregando o couro cabeludo com movimentos leves e circulares.

2. Automassagem para o pescoço

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Uma das dores mais comuns, a dor no pescoço é algo extremamente incômodo. Soltar os pontos de tensão com uma massagem auxilia no alívio muscular. Em questão de minutos, você consegue fazer essa automassagem bem simples e fácil!

  • Utilize toda extensão da mão para abraçar a área do pescoço, realizando movimentos de amassamento ao longo dele;
  • Com a ponta dos dedos, faça pressões na base do crânio, mantendo a pressão por 5 segundos em cada ponto;
  • Você pode, também, alongar a musculatura da região, flexionando a cabeça bilateralmente, depois para frente e para trás, mantendo-se em cada posição por pelo menos 20 segundos.

3. Automassagem para os ombros

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Junto com o pescoço, o ombro é uma das regiões em que mais acumulamos tensão. E, para aliviar, a dica é investir em movimentos de amassamento e pressões pontuais com os dedos.

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  • Abuse dos movimentos de amassamento. Primeiro bilateralmente, com as duas mãos;
  • Depois, unilateralmente, utilizando a mão contrária para realizar os movimentos e atingir outros níveis de pressão e alcance;
  • Realize pressões pontuais com os dedos onde perceber os famosos nós;
  • Finalize com movimentos de tapotagem, dando ‘tapinhas’ na região, seja com os punhos cerrados ou com a mão em forma de concha.

4. Automassagem na região lombar

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Também conhecida como lombalgia, a dor na lombar é uma queixa comum em as idade. E são vários os motivos que causam essa dor: postura incorreta, sedentarismo, obesidade e até mesmo o cigarro! A automassagem para essa região consiste, basicamente, em movimentos circulares com as mãos.

  • Sentada, realize o movimento de amassamento bilateralmente, em toda a lombar;
  • Realize, também, movimentos circulares com a parte tenar das mãos e utilize os polegares para pressões mais localizadas e pontos doloridos.

5. Automassagem nos braços

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Um dos membros que mais usamos no nosso dia a dia, os braços acabam sofrendo as dores de toda essa exaustão. Afim de aliviar os incômodos causados por esse esforço, a dica é apostar em uma massagem por toda a sua extensão.

  • Massageie o braço contrário em toda sua extensão;
  • Comece pelos ombros e vá realizando amassamentos até alcançar a base da mão;
  • Realize os movimentos tanto na parte medial dos braços quanto na sua parte lateral para assim atingir os diferentes grupos musculares dessa região.

6. Automassagem nas mãos

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Uma automassagem que pode ser realizada a qualquer hora do dia, a massagem nas mãos é bem simples e fácil de ser feita. Basta fazer movimentos de pinça e movimentos circulares na palma e nos dedos!

  • Com movimento de pinça, realize pressões em toda mão;
  • Utilize os polegares para fazer movimentos circulares ao longo da musculatura presente na palma, realizando esses movimentos ao longo de todos os dedos – que podem ser tracionados um a um também.

7. Automassagem nas pernas

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Ótima para quem prática bastante atividade física, essa automassagem consiste em fazer movimentos de amassamento. Uma maneira muito eficiente de ajudar no alívio das dores, as técnicas a seguir devem ser feitas com muito cuidado!

  • Sentada com as pernas esticadas, massageie toda a musculatura da parte da frente;
  • Você pode usar uma ou ambas as mãos para fazer os movimentos de amassamento simultaneamente;
  • Para massagear a musculatura posterior, flexione uma das pernas (formando o número 4) e massageie a parte de trás da perna que está dobrada. Repita o procedimento com o outro lado depois.

8. Automassagem nos pés

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Perfeita para ser feita ao final do dia depois daquele banho gostoso, essa automassagem dá aquela relaxada não apenas nos pés, mas no corpo todo. Vale muito a pena tentar aí na sua casa!

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  • Sentada, coloque o pé em seu colo e utilize as duas mãos para massagear sua planta;
  • Com os polegares, pressione toda sua extensão, mobilizando, também, todos os dedos;
  • Não esqueça de realizar movimentos na região dos calcanhares e dos tornozelos;
  • Você também pode utilizar bolinhas de tênis ou um pedaço de cabo de vassoura para ficar pisando/rolando enquanto lê, assiste tv ou realiza outras atividades em que estiver sentada.

9. Automassagem para cólica

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Não tem jeito, quem menstrua sofre, todo mês, com as famosas cólicas. Um problema bem chatinho, ela pode até mesmo atrapalhar o rendimento do dia. Para ajudar, não deixe de fazer uma boa automassagem, com movimentos lentos e circulares.

  • Deitada, posicione uma das mãos abaixo do umbigo, aplique pressão média e realize movimentos lentos e circulares;
  • Depois com as duas mãos posicionadas no baixo ventre, faça um movimento de ‘onda’, começando a pressão pela base da mão e seguindo até chegar na ponta dos dedos, de fora para dentro.

10. Automassagem para dor de cabeça

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Volta e meia bate aquela dor de cabeça péssima que te deixa enjoada e sem ânimo? Que tal fazer uma automassagem bem gostosa e relaxante? Seguindo os movimentos certos, você consegue aliviar os sintomas e ter um dia mais tranquilo!

  • Pressione as têmporas e mantenha a pressão por uns 5 segundos;
  • Alivie e repita algumas vezes esse processo;
  • Deslize a ponta dos dedos, do meio para fora, iniciando pela testa e estendendo pela cabeça até alcançar a nuca;
  • Depois, realize o movimento do ‘shampoo, esfregando todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos em movimentos circulares;
  • Finalize com leves batidinhas, usando as ponta dos dedos como se estivesse ‘tocando piano’ em toda a extensão da cabeça.

Viu só como é fácil fazer uma automassagem bem gostosa e aliviar as tensões musculares? Se as dores persistirem, não deixe de procurar um médico! E nada de se automedicar, ok?

Vídeos sobre automassagem

Agora que você já conheceu várias técnicas e pontos de relaxamento de automassagem, que tal visualizar os movimentos com quem tem experiência? Boa ideia, né? Então, acompanhe:

Automassagem relaxante para soltar todas as tensões

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Automassagem para dormir feito um bebê

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Tirar uns minutinhos do dia para fazer uma automassagem bem gostosa é cuidar de você mesma! Se você se interessa por esse assunto, então continue aprendendo mais sobre o poder da massagem relaxante.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Corpo, Massagem