Atividades para fazer com os filhos em dias de chuva

Sugestões de brincadeiras divertidas para distrair as crianças dentro de casa

Escrito por Alessandra Busko

O tempo chuvoso atrapalhou os seus planos de fazer um passeio ao ar livre e as crianças estão agitadas em casa? A situação pode acabar com a paciência de muitas mães que ficam perdidas sem saber como entreter os filhos dentro de casa. Mas com um pouco de criatividade, dá para improvisar algumas atividades e aproveitar o dia com a criançada.

O que tinha de tudo para ser um dia entediante e sem nada para fazer, pode se transformar em uma tarde de muita alegria e risadas. Para ficar mais divertido, reúna toda a família e volte aos tempos de infância entrando na brincadeira com os pequenos. Confira agora algumas atividades para fazer com os filhos em dias de chuva.

Pinturas e colagens

Separe lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tintas coloridas, revistas, gravuras e muito papel para que seus filhos soltem a imaginação fazendo colagens e pinturas. Ensine-os a fazer desenhos divertidos, dobraduras e colagens. No final, faça uma exposição com as gravuras e mostre para toda família.

Jogos de vídeo game

Se as crianças estiverem muito agitadas, monte competições de video game com jogos divertidos e chame toda a família para ficar na torcida. Faça um ranking dos melhores jogadores e no final, distribua prêmios como balinhas, pirulitos e chocolate para agradar.

Jogos educativos e divertidos

Hora de tirar do armário os melhores jogos de tabuleiro, cartas e quebra-cabeças para passar o tempo de uma forma mais divertida e interativa. Para as crianças maiores e que já sabem escrever, faça brincadeiras como detetive, stop e forca. Além de muito divertidas, é uma forma dos seus filhos treinarem a caligrafia e aprenderem a escrever as palavras corretamente.

Sessão cinema em casa

Nos dias de chuva, aproveite para fazer uma sessão cineminha com os seus filhos. Deixe o sofá confortável com muitas almofadas e cobertas, prepare comidinhas gostosas como um pote de pipoca, bolinhos de chuva, doces ou lanchinhos divertidos e separe aquele filme ou desenho animado que vocês ainda não assistiram.

Brinque com roupas e fantasias

As crianças adoram se transformar nos seus personagens favoritos ou até mesmo nos próprios pais. Por isso, separe as fantasias das crianças e algumas peças de roupas suas esquecidas no armário. Produza as meninas com maquiagens e os meninos com penteados diferentes. No final da produção, faça um desfile com direito a fotografia e música, é diversão garantida.

Cabaninha

Se a chuva estiver muito forte, com relâmpagos e trovões, monte uma cabaninha aconchegante para as crianças. Use colchões, cobertores e almofadas para que eles se sintam mais protegidos e esqueçam o tempo ruim que está fazendo lá fora. Levar lanternas para dentro da cabaninha é uma ótima maneira para iluminá-la e fazer com que as crianças não sintam medo do escuro.

Salão de beleza para as meninas

As meninas adoram se produzir e os produtos de beleza das mães são as principais ferramentas para essa diversão. Por isso, separe algumas maquiagens que você não usa muito e monte um salão de beleza em casa mesmo.

Divirta-se com a sua filha fazendo penteados, maquiagem e as unhas. Para que a brincadeira fique ainda mais legal, faça com que sua filha se sinta uma cabeleireira e maquiadora por um dia e deixe a produção do seu visual por conta dela.

Esconde-esconde no escuro

Aproveite que o tempo está fechado e um pouco escurinho, feche as cortinas e brinque de esconde-esconde no escuro ou gato mia. Faça com que eles se escondam no quarto, sala ou pela casa mesmo e saia procurando a criançada.

Organize o quarto com os filhos

Ocupar o tempo das crianças pedindo a colaboração delas para organizar o quarto de uma forma diferente também pode ser divertido. Peça ajuda para organizar o guardarroupa dobrando peça por peça, separar as roupas sujas, ensine-os a organizar os brinquedos e a deixar a cama sempre esticadinha. Para finalizar a limpeza, ajude a criançada a varrer e passar pano no chão do quarto para que fique bem limpo e perfumado.

Mestre cuca

Dias chuvosos pedem sempre aquela besteirinha para comer, não é mesmo? Junte a garotada e escolha receitas divertidas de bolos, brigadeiro, tortas, lanches e faça com que eles ajudem no preparo da receita. Vale lembrar que as crianças devem ficar longe do fogão, micro-ondas e de objetos cortantes, como facas e tesouras.

Por isso, separe atividades mais simples como ajudar a separar os ingredientes, enrolar bolinhos, colocar biscoitos nas bandejas e rechear as tortas e lanches. Depois, é só se divertir comendo com a família toda reunida.

Para você