10 receitas saborosas e diferentes de arroz doce para alegrar toda a família

Conheça variadas maneiras de preparar e apresentar essa sobremesa tão conhecida na culinária caseira brasileira

Escrito por Andressa Dias
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Arroz doce é uma das receitas de sobremesa mais fáceis e também mais amadas em várias regiões do Brasil.

Ela é um dos pratos que tipicamente lembram os almoços na casa dos avós, em família, domingos gostosos e agradáveis recheados de comidinhas boas e também de sobremesas como o arroz doce, sagu e pudim de leite.

Se você gosta da receita, mas já está enjoado de fazê-la sempre da mesma maneira, aqui você vai encontrar 10 outras formas de prepará-la.

Algumas opções também são boas alternativas para quem gosta da sobremesa, mas tem intolerância a lactose, pode exemplo, como é o caso da receita de arroz doce vegano.

Confira as receitas e experimente as que mais te agradarem. Bom apetite!

Leia também: 20 receitas de bolo de cenoura para alegrar o seu paladar

1. Arroz doce tradicional: essa é a receita típica de arroz doce “de vó”. Não vai leite condensado e é super simples de preparar.

2. Arroz doce com leite condensado: além da cremosidade que o leite condensado dá nessa receita, o segredo para um sabor a mais são as lascas de limão.

3. Arroz doce caramelizado: para experimentar um arroz doce diferente, a ideia aqui foi misturar o caramelo ao leite, que, no final, se tornou um arroz doce de doce de leite.

4. Arroz doce brûlée: esse arroz doce é preparado de forma similar a um risoto. O que dá o toque diferenciado é o açucar queimadinho por cima, com o uso do maçarico.

5. Arroz doce de chocolate: essa é para os amantes de chocolate. Além do chocolate ir diretamente na receita do arroz, ele também pode ser usado na apresentação do prato. Raspe um pouco do chocolate e coloque por cima do pote no qual vai servir a sobremesa.

Leia também: 10 receitas de alfajor para fazer com uma mão nas costas e comer rezando

6. Arroz doce de goiaba: numa mistura super tropical, o arroz doce com goiaba é uma pedida certa para dias quentes e pode ser servido geladinho para agradar ainda mais o paladar. A textura fica um pouco mais grossinha. Vale a pena experimentar!

7. Arroz doce com maracujá: outra misturinha com fruta para provar que o arroz doce realmente é um prato muito versátil. A receita ainda sugere adicionar raspas de limão e um pedacinho de gengibre fresco para dar mais sabor ao prato.

8. Arroz doce integral: essa é uma opção super fit e saudável, ideal para quem tem restrições alimentares, pois além de ser integral, é livre de glúten, lactose e açúcar.

9. Arroz doce com leite de coco: essa receita também tem um viés mais saudável, pois aposta em substituições poderosas, como trocar o leite condensado pelo de coco, o arroz branco pelo integral e o açúcar branco pelo mascavo.

10. Arroz doce vegano: nesse preparo especial, o leite de vaca é subtituido pelo lete vegetal que você mesma pode preparar em casa. Nessa receita, foi utilizado o de amêndoas, mas o leite de soja também serve para esse prato.

Leia também: 21 receitas de bolo gelado para refrescar seu dia com muito sabor

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Viu como é fácil adaptar o arroz doce para o seu paladar ou as suas restrições? Vale a pena experimentar e brincar com as receitas e quem sabe até mesmo criar sua própria versão dessa sobremesa tão tradicional.

Para você