Arroz doce cremoso: 17 receitas que vão te conquistar

Escrito por                    

iStock

Difícil encontrar alguém que resista a um arroz doce cremoso, sobremesa que tem gostinho de infância, presente na mesa da maioria das famílias brasileiras! Tradicionalmente feito com arroz branco, leite, açúcar, uma pitadinha de sal e canela em pó, o doce sempre foi visto como uma sobremesa econômica, que rende bastante e agrada a todos.

Publicidade

A receita clássica ainda faz muito sucesso, porém, como é típico na culinária brasileira, novas versões foram surgindo. Assim, hoje, o arroz doce pode ser feito ganhando o toque especial de diferentes ingredientes. Porém, a proposta, em geral, continua sendo a mesma: deixar o arroz doce cremoso e cheio de sabor, para ser consumido quente ou geladinho, em qualquer ocasião. Inspire-se com ótimas receitas:

Receitas de arroz doce cremoso simples

1. Arroz doce cremoso simples: fica como um creme suave e aveludado e com aquele sabor que dispensa apresentações. Se, para o seu gosto, o doce ficar muito grosso, você pode voltar ao fogo e colocar um pouco mais de leite até chegar na consistência que deseja.

2. Arroz doce cremoso com leite condensado: nesta receita, o leite condensado entra no lugar do açúcar. É a opção perfeita para quem é “formiguinha” e gosta de “doces bem doces”. A canela em pó, como sempre, dá aquele toque especial ao arroz doce.

3. Arroz doce cremoso de paçoquinha: receita perfeita para uma tarde de sábado no inverno. Mas, claro, você pode fazer sempre que der vontade… Pois esta receita é assim, de “dar água na boca”. Fica cremosa e cheia de sabor, te fazendo perguntar por que ainda não tinha “misturado” arroz doce e paçoquinha!

4. Arroz doce cremoso de micro-ondas: receita que é pura praticidade. Você precisará apenas de um pote de vidro que possa ir ao micro-ondas, arroz, água, leite condensado e canela em pó. A dica apenas é não usar arroz parborizado, o que deixaria o doce seco.

5. Arroz doce cremoso de baunilha: é feito com a própria fava da baunilha. Mas, se você não tiver em casa, pode substituir por uma colher de sopa de essência de baunilha. O rendimento é de três porções (o que, com certeza, vai acabar rapidinho!).

6. Arroz doce cremoso com castanha-do-pará: usar castanha-do-pará moída faz toda a diferença na hora de servir e saborear o doce, já que ele fica “mais bonito” e ganha um toque de sabor especial. O mesmo vale para quem preferir usar nozes, amêndoas, castanha de caju ou amendoim.

7. Arroz doce cremoso e caramelizado: nesta versão, o tradicional arroz doce ganha uma calda de caramelo e ainda leva leite condensado. Ou seja, receita para amante de doce nenhum botar defeito!

Publicidade

8. Arroz doce cremoso com leite condensado e caramelo: uma receita fácil e deliciosa. Você usará apenas arroz, água, leite integral, leite condensado, açúcar e canela em pau. Ótima sugestão para dias frios, mas a sobremesa é perfeita também para ser saboreada gelada nos dias mais quentes.

Receitas de arroz doce cremoso especiais

9. Arroz doce cremoso vegano: receita feita com leite de amêndoas (ou, pode ser de soja) e leite de coco. Além deles, você precisará de arroz branco, água, açúcar demerara, anis-estrelado ou canela em pau, cravo-da-índia e uma pitadinha de sal.

10. Arroz doce cremoso com gemada: para algumas pessoas pode parecer estranho, mas a gemada confere ao arroz uma cremosidade aveludada e delicada, além de um sabor todo especial. Na hora de servir, a dica é polvilhar canela em pó por cima.

11. Arroz doce cremoso de Nutella: para quem concorda que uma sobremesa sempre pode ficar mais gostosa se ganhar o toque todo especial da Nutella! Essa receita serve quatro pessoas e demora cerca de 40 minutinhos para ficar pronta.

12. Arroz doce cremoso de leite Ninho: quatro colheres de sopa de leite Ninho são suficientes para dar “uma cara nova” a este doce que já é tão amado…Você vai se surpreender com o sabor e com a cremosidade da receita.

13. Arroz doce cremoso de leite Ninho e especiarias: um prato perfeito para festas juninas, mas que você pode fazer em qualquer época do ano com sucesso! Você precisará apenas de arroz, água, leite, especiarias a gosto (como cravo, canela), leite condensado e leite Ninho.

14. Arroz doce cremoso aos três leites: para quem gosta de variar! Os leites utilizados são leite condensado, creme de leite e leite ninho. Parece perfeito, né? Além disso, é simples de fazer, basta cozinhar o arroz na água, depois adicionar os três leites e deixar apurar até encorpar um pouco.

15. Arroz doce cremoso Brûlée: fica parecendo até um mousse, de tão cremoso! O preparo não é difícil e a dica para fazer a casquinha que dá a característica Brûlée é polvilhar açúcar e usar o maçarico. Vale a pena anotar a receita e variar um pouco o preparo do arroz doce.

16. Arroz doce cremoso de chocolate trufado: uma receita que reinventa o clássico arroz doce e o deixa ainda mais atrativo, perfeito para ser servido bem geladinho. A ótima notícia é que o preparo é fácil e rápido (no micro-ondas, inclusive).

Publicidade

17. Arroz doce cremoso de baunilha e framboesa: as framboesas deixam esta sobremesa totalmente diferente e saborosa. Além delas, você usará apenas arroz, leite, açúcar, raspas de limão, fava de baunilha e água. Ótima versão para quem não aprecia “doces tão doces”.

Essas receitas são prova de que os clássicos nunca perderão seu valor, continuarão passando de geração para geração. Mas, mostram também que é sempre possível reinventar um doce famoso e deixá-lo ainda mais gostoso, basta usar a criatividade! Aproveite e inspire-se também com deliciosas receitas de canjica.