25 receitas de arroz de forno para você experimentar

Ingrediente muito tradicional na mesa do brasileiro, a versão de forno deste grão é uma opção saborosa e fácil

Escrito por Ana Kordelos
Foto: Reprodução / Dudi e Lariz

Foto: Reprodução / Dudi e Lariz

O arroz de forno é um prato que possui lugar reservado na mesa das famílias brasileiras. Buscando reaproveitar as sobras de uma refeição anterior, preparar um arroz de forno é uma ótima opção para evitar o desperdício, elaborando um prato totalmente novo a partir do alimento que seria jogado no lixo.

A receita de arroz de forno passou por mudanças e adaptações ao longo dos anos, porém algumas características permanecem até hoje: a cremosidade, a variedade de ingredientes incorporados como legumes e carnes variadas que enriquecem o prato e a praticidade no preparo.

Seja nas refeições do dia-a-dia ou naquele almoço de domingo que reúne toda a família, o arroz de forno se tornou um prato completo e versátil: agrada aos mais variados paladares. Visando o reaproveitamento dos alimentos, se inspire nas receitas abaixo e comece já a preparar este saboroso prato.

Receitas práticas de arroz de forno

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

1. Arroz de forno simples: esta receita leva ingredientes simples e de fácil acesso para acrescentar sabor ao prato. Tudo passível de substituições de acordo com o que você tiver na geladeira.

2. Arroz de forno à parmegiana: utilizando ingredientes como queijo, presunto e molho de tomate, este arroz de forno tem ares italiano, agradando aqueles que adoram uma pizza.

Leia também: 10 alimentos mais ricos em ferro

3. Arroz de forno prático e rápido: utilizando o forno micro-ondas, esta receita além de prática, não leva mais do que 10 minutos para ficar pronta. Ideal para quem não tem tempo para preparar uma refeição demorada.

4. Arroz de forno com espinafre e queijo: aqui o espinafre é a estrela do prato. Vegetal rico em nutrientes, sais minerais e vitaminas, é um coadjuvante na proteção ao câncer de próstata.

5. Arroz de forno à portuguesa: arroz cremoso, leva em seu preparo calabresa, queijo, ervilha e abóbora. Uma variedade de sabores que combinados nos remetem aos pratos portugueses.

Arroz de forno com carnes variadas

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

6. Arroz com carne moída e molho branco: adicione molho branco, carne moída, cenoura ralada e queijo ao arroz já cozido e pronto! É só levar ao forno para gratinar.

7. Arroz de pato ao forno: utilizando a carne de pato, uma carne rica em ferro e vitaminas, este arroz ao forno ganha ares gourmet.

Leia também: 10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

8. Arroz de forno com frango ao pizzaiolo: arroz com cara de pizza, leva peito de frango grelhado, molho de tomate e creme de leite. Ideal para matar a vontade de comer um lanche.

9. Arroz de forno com carne seca e requeijão: arroz extremamente cremoso, resulta no sabor que nos remete à uma mistura de outros dois pratos: arroz carreteiro e escondidinho de carne seca.

Arroz de forno com peixes e frutos do mar

Foto: Reprodução / Chef Taico

Foto: Reprodução / Chef Taico

10. Arroz de atum ao forno: com apenas 4 ingredientes, o preparo deste prato é simples e rápido, além de ser rico em ômega 3, ácido graxo que ajuda no bom funcionamento cerebral.

11. Arroz de bacalhau: prato prático que pode ser preparado antes do momento de servir e ser levado ao forno somente no momento da refeição. Leva bacalhau, tomate e azeitonas na composição.

12. Arroz de forno com camarão: arroz cremoso, rico em zinco, magnésio e fósforo devido ao uso do camarão, resulta em um prato visualmente belo.

13. Arroz de forno com frutos do mar: para os amantes de frutos do mar, além da lula, este prato utiliza mexilhões no seu preparo, tornando-o rico em ferro e vitaminas.

14. Arroz de frango com mariscos e queijo: utilizando uma mistura de frutos do mar e frango, este prato é completo em vitaminas e sabores.

15. Arroz de forno com salmão: este arroz ao forno utiliza arroz integral e salmão cortado em cubos. Uma boa opção para que não quer fugir da dieta.

Arroz de forno cremosos

Foto: Reprodução / Cozinhando para 2 ou 1

Foto: Reprodução / Cozinhando para 2 ou 1

16. Arroz ao forno ao leite de coco: o leite de coco, típico da culinária nordestina, é o ingrediente utilizado para dar cremosidade ao prato. Acompanhado do queijo e legumes, torna o prato ainda mais saboroso.

17. Arroz de forno cremoso com frango: neste prato, a palavra é reaproveitamento. Para prepará-lo, utilize sobras de frango cozido, cream cheese e legumes.

18. Arroz cremoso com bacon defumado: o destaque do prato é o molho de bacon defumado e cogumelos laminados, o que confere ao prato um requinte especial.

19. Arroz de forno cremoso com frango e requeijão: com ingredientes de fácil acesso, o preparo deste prato leva frango desfiado e requeijão, o que garante a cremosidade e sabor ao mesmo.

20. Arroz de forno com creme de leite: levando creme de leite e parmesão, este prato é de fácil preparo e cremosidade sem igual.

Arroz de forno diferenciado/fit

Foto: Reprodução / Frango com Pequi

Foto: Reprodução / Frango com Pequi

21. Arroz de forno sem carne: utilizando dois tipos de queijo e beterraba, este arroz além de cremoso é rico em vitaminas e antioxidantes devido ao uso desta raiz.

22. Arroz de forno vegetariano: ideal para quem deseja não consumir carnes, este arroz utiliza legumes variados e queijo minas para garantir o sabor diferenciado.

23. Arroz de forno colorido: receita prática e rápida, basta misturar os ingredientes e levá-los ao forno. Se você consumir carne, troque a glutadela por presunto.

24. Arroz de forno integral e vegan: para este prato, utiliza-se o seitan, uma “carne de glúten”, ou seja, um alimento feito a partir da proteína do trigo o qual é utilizado para substituir a carne em receitas veganas. Vale a pena experimentar.

25. Arroz integral de forno: receita fit, leva arroz integral e frango em cubos no preparo. Ótima opção para quem está em uma dieta de baixas calorias.

Agora basta verificar o que tem na geladeira e colocar em prática estas receitas. Lembrando que o prato é versátil, e que qualquer legumes, molho ou carne é um ótimo acompanhamento, deixando o prato ainda mais saboroso!

Para você