Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Arovit: veja seus riscos, benefícios e como usá-lo nos cabelos

Lançado para suprir a falta de vitamina A no organismo, atualmente o Arovit é usado também para melhorar a qualidade dos cabelos

em 30/09/2014

Foto: Divulgação

Alguns medicamentos são idealizados para determinados fins mas, após serem lançados no mercado e testados pelo público, encontram outras utilidades. Essa afirmação é particularmente verdadeira quando se trata do público feminino, bastante pródigo em descobrir propriedades inusitadas em substâncias disponíveis no mercado.

O Arovit é um desses medicamentos – lançado para suprir a falta de vitamina A no organismo, atualmente é usado também para melhorar a qualidade dos cabelos. A dermatologista Helena Zantut esclarece as principais dúvidas sobre o produto.

O que é o Arovit?

De acordo com a bula do medicamento, o Arovit é indicado para pessoas que sofram de carência de vitamina A, alterações nas mucosas das vias aéreas superiores e inferiores e também para ajudar no tratamento da acne vulgar, além de surdez do ouvido interno. “O Arovit é simplesmente a vitamina A, e só vai ajudar se a pessoa tiver deficiência dessa vitamina no organismo”, explica Helena.

Disponibilizado em cápsulas, o produto só pode ser comprado com prescrição médica, de modo que cabe ao especialista em dermatologia determinar quais quantidades – e com qual frequência – o paciente deverá ingerir o medicamento.

Há riscos no uso do Arovit?

Quando utilizado de acordo com a receita emitida pelo profissional de saúde, o Arovit não representa risco para o paciente. No entanto, se tomado em excesso, esse medicamento pode causar a chamada “hipervitaminose A”, que se trata de uma quantidade exagerada de vitamina A no organismo.

Helena afirma que “toda vitamina tomada em excesso pode dar problemas no organismo”, porque desregula determinadas funções. Por esse motivo, “é melhor seguir com orientação médica [durante o tratamento]”, explica.

Publicidade — Continue lendo abaixo

Receitas de Arovit como produto de beleza

Assim como outras substâncias utilizadas pelo público feminino com fins estéticos, como o Monovin A e o Vitanol A, o Arovit é um produto que foi desenvolvido para outras finalidades, que nada têm a ver com a indústria da beleza. Por algum motivo, acabou sendo testando pela mulherada e é proclamado, desde então, como uma alternativa para o tratamento de cabelos opacos e sem vida.

Embora não haja comprovação médica ou científica da eficácia desse produto para tais fins, muitas mulheres garantem que as madeixas se tornam muito mais hidratadas depois de tratadas com uma combinação de Arovit e outros produtos capilares. Se você não sabe a maneira “correta” de aplica-lo, pode tentar uma das receitas a seguir.

Receita 1: Para a primeira receitinha, você vai precisar de um copo de iogurte natural, duas ampolas de Arovit, meio abacate e uma gema de ovo. Bata todos os ingredientes no liquidificador e, em seguida, aplique sobre os fios, deixando agir por algum tempo e enxaguando em seguida.

Receita 2: Para a segunda receita, separe uma colher de sopa de iogurte natural, uma clara batida em neve e uma ampola de Arovit. Misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique somente nas pontas dos fios, massageando suavemente. Deixe agir por cerca de 20 minutos e, em seguida, lave os cabelos normalmente.

Outras receitas encontradas na rede dão conta de que a combinação do Arovit com o Bepantol e o Hipoglós também seria bastante eficaz na hidratação da pele. Basta misturar um pouquinho de cada pomada (Bepantol e Hipoglós) e, em seguida, pingar algumas gotas de Arovit, misturando bem e aplicando sobre a pele do rosto.

E você, já testou o Arovit? Conte sua experiência nos comentários.

Comentários
Dicas relacionadas