Moda e Beleza

5 benefícios da argila roxa para a pele e como fazer a aplicação correta

iStock

Atualizado em 09.06.23

Você sabe a origem dos cosméticos que consome? Para quem faz o uso de produtos naturais, como a argila roxa, essa pergunta é mais fácil de responder. Em entrevista com a dermatologista natural Dra. Giovana Alcantara (SBD RQE 81475), vamos entender como a argila roxa pode contribuir com a sua pele e com o consumo consciente. Acompanhe:

Para que serve a argila roxa?

Antes de mais nada, é importante entender que a argila é um mineral natural extraído de jazidas a céu aberto. Então, é importante saber a procedência desse produto para não colocar sua saúde em risco. Já que esses espaços podem ser contaminados com fungos, bactérias, metais pesados e outros poluentes.

É possível encontrar argilas de diversas cores, pois elas são extraídas de solos e locais diferentes. Cada uma dessas cores proporciona benefícios diferentes para a pele e cabelo. Segundo a Dra. Giovana: “a argila roxa é indicada para peles maduras e sensíveis, ela pode ser utilizada em dermatoses como rosácea, melasma e dermatite atópica leve, desde que respeite a periodicidade indicada e o uso correto do produto”.

5 benefícios da argila roxa para deixar a sua pele linda e radiante

iStock

Publicidade

Segundo a dermatologista natural, a argila roxa é rica em magnésio, alumínio, silício, titânio, sílica e ferro. Conheça, a seguir, os principais benefícios da argila roxa para a sua pele:

  • Melhora a hidratação local: o magnésio atua na fixação de íons, potássio e cálcio. Esse processo contribui positivamente para a hidratação local.
  • Ajuda na cicatrização: o alumínio, também presente na argila roxa, proporciona ação cicatrizante.
  • Elasticidade à pele: o silício age na recomposição dos tecidos, melhorando o sistema imunológico local. Esse processo estimula a produção de colágeno e traz firmeza para a pele.
  • Indicado para peles sensíveis: “Todos esses compostos presentes na argila roxa promovem hidratação, recuperação celular de forma suave, uma boa indicação para peles mais sensíveis e maduras”, orienta a Dra. Giovana.
  • Argila roxa até no cabelo: ela pode ser usada no couro cabeludo e ajuda no controle da oleosidade. Como toda máscara de argila, melhora a circulação local.

É fundamental que você conheça seu tipo de pele antes de iniciar qualquer tratamento. Esse é o primeiro passo e não pode ser pulado. Com isso, você consegue identificar do que sua pele precisa. E se você está em busca de alternativas para tratar sua pele sensível, considere também uma consulta com uma dermatologista de sua confiança.

Como preparar e usar a máscara de argila roxa

A Dra. Giovana reforça a importância de você saber a procedência de sua argila antes da aplicação. Fique atenta para não usar produtos que possam estar contaminados. A seguir, veja como preparar e fazer a aplicação da argila:

  1. Separe a quantidade de argila roxa suficiente para a área que deseja aplicar;
  2. Você pode diluir a argila em pó em água filtrada, água floral, chás e óleo de coco. A escolha vai depender do seu objetivo;
  3. Aplique na pele com ajuda das mãos ou algum material de bambu. Evite manipular com objetos metálicos;
  4. Deixe a máscara agir por cerca de 15 a 20 minutos, mas tome cuidado para que a argila não endureça na pele. Fique atenta e umedeça a máscara com água filtrada ou água floral ao longo do período de hidratação;
  5. Passado o tempo indicado, retire a máscara de argila e hidrate com seu creme de costume.

Se você tem dúvidas sobre as necessidades atuais de sua pele, converse com uma profissional para entender qual a argila ideal para você.

Onde comprar?

Antes de comprar a sua argila roxa, verifique se o produto é de qualidade e busque saber mais informações sobre a loja. Lembre-se que a argila extraída de solos contaminados pode trazer riscos à saúde. A seguir, selecionamos algumas opções para você fazer a sua compra:

  1. Argila roxa Dermare, na Amazon
  2. Argila roxa Terramater, nas Americanas
  3. Máscara de argila roxa, na Amazon
  4. Máscara detox de argila roxa, no Submarino
  5. Argila roxa orgânica, na Droga Raia

Você vai encontrar argila roxa em diferentes versões. Por isso, a Dra. Giovana orienta: “acredito que as pessoas que procuram um produto mais versátil, que permita incluir outros componentes, prefiram comprar a argila em pó para realizar suas misturas, sempre observando o que sua pele está precisando no momento. Quem gosta de praticidade, as máscaras de argila prontas facilitam o processo”.

Publicidade

6 principais dúvidas sobre argila roxa para usar sem medo

iStock

Quando o assunto é tratamento natural, é muito comum ter algumas dúvidas. Pensando nisso, conversamos com a dermatologista para sanar as principais delas. Veja só:

1. A argila roxa funciona no cabelo?

Giovana Alcantara (GA): “Todas as argilas, independente da cor, atuam pela troca de íons com a pele no momento de aplicação. Cada argila tem uma composição diferente de substâncias, por isso tem propriedades terapêuticas diferentes”.

2. Há alguma contraindicação?

GA: “Primeiro: conheça seu tipo de pele. É importante respeitar sua pele para a escolha correta, por exemplo, a argila verde não é indicada para peles sensíveis, sendo melhor para peles oleosas e com tendência a acne. Segundo: cuidado com a procedência, argilas de má qualidade podem estar contaminadas com metais pesados. Terceiro: respeite a periodicidade de aplicação, não exceda o número de vezes indicado pela dermatologista e fabricante do produto. Quarto: saiba aplicar a argila de forma correta. Nunca deixe a máscara secar em contato com a pele. Faça a aplicação e durante o período de 15 a 20 minutos na pele, umedeça com água floral ou filtrada no local de aplicação”.

3. Sabonetes de argila roxa funcionam?

GA: “Reforço mais uma vez a importância de se atentar à procedência das substâncias do produto, mesmo na escolha de sabonetes. As argilas podem ser, sim, boas aliadas na composição de saboaria artesanal, mas seu uso deve ser intercalado com outro sabonete com pH mais próximo ao da pele (4,5 – 5,5)”.

Publicidade

4. É possível guardar a argila que sobrou da aplicação para usar depois?

GA: “Não, o ideal é fazer a quantidade correta ou descartar o restante”.

5. Qual a frequência ideal para o uso?

GA: “Depende da indicação, mas não gosto de exceder o uso por mais de uma vez por semana. Acredito que uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias é uma boa frequência. Lembrando que cada pessoa é única, então o acompanhamento com profissional é indispensável para saber qual a melhor fórmula para você.”

6. Tem alguma outra dúvida frequente que chega até seu consultório?

GA: “O aumento das redes sociais, a preocupação ambiental e a segurança dos produtos trouxeram um aumento expressivo e benéfico para o mercado dos produtos naturais, no entanto temos que ter cautela com o uso de substâncias naturais sem orientação, pois até mesmo elas precisam ser adquiridas por empresas responsáveis, que façam a extração adequada, além da indicação correta para cada pessoa. Afinal, os produtos naturais também oferecem riscos de alergias, dermatite de contato e intoxicações”.

A argila roxa traz muitos benefícios para peles sensíveis e maduras. O tratamento com argila em pó permite que você varie a mistura e possui um custo acessível. Já a máscara pronta é o produto preferido das mulheres que gostam de praticidade. Conheça mais sobre os benefícios da argila para pele e tire um tempo para o autocuidado.

Redatora Publicitária formada em Administração de Empresas na Unipar.