Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Aproveite os benefícios do horário de verão

Ele divide opiniões, mas o melhor jeito de aproveitar é esquecendo os incômodos e aproveitando os seus benefícios.

em 31/10/2012

Foto: Thinkstock

Acordar uma hora mais cedo quando começa o horário de verão, para muita gente pode ser um verdadeiro sacrifício, pelo menos na primeira semana, mas depois que o relógio biológico se acostuma, quem é que não fica feliz ao sair do trabalho e, ao invés de ver a lua, se deparar com um dia de sol e poder aproveitá-lo mesmo que seja só um pouquinho?

Desde que foi instituído pela primeira vez no Brasil, durante o verão de 1931/1932, o horário de verão passou por uma série de modificações em termos de datas, horários, áreas de abrangência e chegou até a ser interrompido por 18 anos, voltando a vigorar em caráter definitivo no verão de 1985/1986 para conter os baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

Em 2008, com a assinatura do decreto 6.558, o horário de verão passou a ter uma data pré-estabelecida, começando sempre a zero hora do terceiro domingo de outubro de um ano, e acabando a zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, com excessão de quando esse dia coincide com o domingo de carnaval, o que faz com que o horário de verão se prorrogue por mais uma semana.

A localização geográfica dos estados que compõem as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o Distrito Federal, faz com que a incidência dos raios solares durante este período torne os dias mais longos.

Assim, no horário de verão, pode-se aproveitar melhor essa luz natural e economizar energia, principalmente nos horários críticos em que o consumo aumenta, chamados de picos de consumo. Esse horário corresponde ao período que vai das 18 às 21 horas, quando a maioria dos brasileiros sai do trabalho e chega em casa, aumentando o consumo de energia em elevadores, chuveiros elétricos, luzes, aparelhos de ar condicionado, televisores, computadores, além de todo o sistema de iluminação pública. A ideia do horário de verão é distribuir melhor esse consumo.

Se você mora nas regiões afetadas pelo horário de verão, o jeito é se adaptar aos aspectos negativos e aproveitar ao máximo os pontos positivos dessa alteração de horário. E o melhor jeito de aproveitar é fazendo com que essa impressão de que tem mais tempo para aproveitar a vida se converta em atividades que talvez você não fizesse em dias habituais.

Uma hora de claridade por dia faz muita diferença e você pode se beneficiar de várias maneiras. Veja algumas delas:

  • Abra as janelas e deixe a luz e o calor do sol entrar na sua casa;
  • Poupe energia elétrica e economize dinheiro acendendo as luzes apenas quando realmente for necessário;
  • Faça esportes e caminhadas após o expediente ao ar livre, neste horário, as temperaturas costumam estar mais agradáveis;
  • Divirta-se com as crianças em parques e praças da cidade sem se preocupar tanto com a violência que costuma ser maior a noite, sobretudo nas grandes cidades;
  • Quebre a rotina e encontre o seu amor para namorar apreciando o pôr do sol;
  • Convide os amigos para um happy hour;
  • Leve os seus animais de estimação para passear pelas ruas.

E se mesmo assim, nada te convencer a aproveitar o horário de verão, lembre-se que ele dura pouco e quando tudo voltar ao normal, você será compensado com uma valiosissíma hora de sono a mais.

Comentários
Dicas relacionadas