Conheça o novo app que é tão eficaz quanto a pílula anticoncepcional

Você confiaria em um aplicativo como método contraceptivo? Veja como funciona essa novidade que você pode carregar no celular

Escrito por

Fonte: Pixabay

Continua após o anúncio

Se você toma pílula anticoncepcional há alguns anos, talvez já tenha pensado em dar um tempo no medicamento, mas não por querer engravidar, e sim por questões de saúde.

Apesar de ter provocado uma revolução sexual no início da década de 60 por permitir a emancipação da mulher em relação ao controle da gravidez, hoje em dia a pílula tem sido alvo de algumas polêmicas por conta de suas reações adversas.

É verdade que a ciência evoluiu muito e que os efeitos colaterais como diminuição da libido, retenção de líquido e aumento da oleosidade da pele foram amenizados.

Entretanto, pesquisas mais recentes mostraram que a pílula anticoncepcional está relacionada ao aumento em até quatro vezes do risco da formação de um coágulo sanguíneo grave, a temida trombose.

Embora esse risco exista em qualquer método hormonal de contracepção, ele seria ainda maior na nova geração de pílulas devido ao tipo de hormônio empregado.

Diante desse panorama, alguns pesquisadores têm se preocupado em desenvolver alternativas de contracepção não hormonais mais seguras e inovadoras. Esse é o caso de Elina Berglund, que desenvolveu o Natural Cycles.

O aplicativo que poderá substituir a sua pílula

Foto: Thinkstock

Elina Berglund é uma mulher como muitas outras que gostariam de parar de tomar a pílula e utilizar outro método contraceptivo. Mas ela tem uma “vantagem”: Elina é uma pesquisadora sueca com vasto conhecimento acadêmico, é PhD em Física e participou da equipe que descobriu o Bóson Higgs, inclusive ganhando um prêmio Nobel por causa disso.

Em conjunto com seu marido Raoul Scherwitzl, também PhD em Física, e com uma equipe multidisciplinar, Elina desenvolveu um app chamado Natural Cycles (algo como “Ciclos Naturais”) que tem como objetivo calcular os dias do mês em que a mulher tem mais chances de engravidar. Dessa forma, a mulher poderá se prevenir de uma gravidez indesejada fazendo uso do preservativo físico ou mesmo se abstendo de relações sexuais. Ainda, é claro, essa informação é muito interessante para as mulheres que desejam engravidar.

Continua após o anúncio

Talvez seja um pouco difícil confiar em um aplicativo que, a princípio, tem cara de uma “tabelinha reformada”. Porém, este dado pode fazer você mudar de ideia: de acordo com o Índice de Pearl (um comparativo entre a eficácia dos métodos anticoncepcionais), o app se saiu melhor do que a pílula, com menor chance de falha.

Como funciona o Natural Cycles?

Foto: Divulgação/NaturalCyles

O app conta com um algoritmo que leva em consideração fatores como o tempo de vida do espermatozoide, as irregularidades do ciclo e, principalmente, a temperatura corporal. Dessa forma, o aplicativo é capaz de detectar as diferentes fases do ciclo menstrual, incluindo a ovulação, e de indicar tendências para os próximos ciclos.

Para isso, o aplicativo precisa que a mulher meça sua temperatura corporal todos os dias, logo ao acordar, e informar esses dados ao app. De acordo com a equipe de pesquisadores, esse método se baseia no fato de a temperatura da mulher variar durante o ciclo da seguinte forma: durante a fase folicular, que vai até aproximadamente o 14º dia, a temperatura é mais baixa. Depois da ovulação, a temperatura sobre de 0,2 a 0,4 grau Celsius.

Por ser uma variação bem pequena, a diferença de temperatura não pode ser identificada com precisão com um termômetro comum. Por isso, o aplicativo fornece um termômetro especial com duas casas decimais.

A partir do registro da temperatura e da data da menstruação, o app então consegue calcular os dias férteis do ciclo, marcando-os como “dias vermelhos”. Os dias não férteis são considerados “dias verdes” pelo aplicativo.

Ao iniciar o uso do aplicativo, a mulher receberá mais avisos de “dias vermelhos” do que o normal, pois o app quer garantir que não vai confundir um dia fértil por não fértil e propiciar uma possível gravidez indesejada.

Por requisitar uma regularidade na medição da temperatura, o app é indicado para mulheres com uma rotina bem estabelecida e que sejam bastante disciplinadas e organizadas. Além disso, é preciso ter cuidado com fatores que podem modificar a temperatura corporal, como doenças ou o consumo de bebida alcóolica.

Vale lembrar que este método anticoncepcional não protege contra DSTs, então o preservativo continua sendo indispensável.

Como eu consigo baixar este app?

Foto: Divulgação/NaturalCycles

O Natural Cycles está disponível para iOS e para Android e custa US$ 8,99 por mês (cerca de 28 reais). É possível assinar um plano de uso anual por US$ 64,99 (cerca de 200 reais). A aquisição do aplicativo inclui o termômetro especial, que você recebe na sua casa.

O que você pensa sobre esse aplicativo? O Natural Cycles se encaixa na sua rotina e nas suas possibilidades financeiras? Antes de fazer mudanças no seu método anticoncepcional, lembre-se de conversar com seu ginecologista para receber mais orientações.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.