5 apps de calendário menstrual para monitorar seu ciclo e facilitar sua vida

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Saber a data certa da menstruação, o período fértil, evitar ou programar uma gravidez, acompanhar os sintomas como cólicas ou dores de cabeça… Todas essas são informações importantes para a saúde de qualquer mulher. E a tecnologia pode ser uma aliada nesses momentos.

Alguns aplicativos para celular foram desenvolvidos exatamente para cumprirem essa função de monitoramento do ciclo menstrual, ajudando as mulheres a controlarem melhor essa etapa. Muitos são gratuitos e fáceis de serem utilizados, basta instalar no seu celular e preencher os seus dados.

Antes de escolher qual o melhor para o seu estilo de vida e o que você precisa, confira informações sobre cinco ótimos aplicativos:

1. OvuView

Foto: Reprodução / OvuView

Disponível gratuitamente para aparelhos Android, permite obter dados relacionados a todo o ciclo menstrual e, a partir deles, criar gráficos, entre outros recursos. O app mostra as datas aproximadas das próximas menstruações, geralmente com muita eficácia e pequena margem de erro, e aponta também o período de fertilidade e ovulação. Assim, pode funcionar até mesmo como um controle da concepção. O ponto negativo é que não possui proteção por senha na versão gratuita (há uma versão paga, com mais recursos).

2. Maya

Foto: Reprodução / Maya

Funciona como um calendário, no qual basta apenas marcar o primeiro e o último dia do período, para que o próprio aplicativo faça todo o trabalho de controle. Também permite que sejam inseridas anotações sobre os sintomas de cada dia, seja cólica, mau-humor, entre outros. Cada sintoma é representado por um ícone e toda a interface do app é bonitinha e fácil de ser entendida. Está disponível gratuitamente em português para Android, iOS e Windows Phone, mas mostra algumas publicidades no rodapé, o que pode incomodar.

Leia também: Ciclo menstrual: acabe com as suas dúvidas sobre o tema

3. Glow

Foto: Reprodução / The Next Web

Fácil de usar e útil para quem quer ter um controle mais preciso sobre o período fértil, seja para planejar uma gravidez ou para evitá-la. Entre as funções oferecidas estão o calendário e um rastreador de fertilidade, que gera informações sobre o ciclo, mostra uma previsão das chances de engravidar e tem um alerta para avisar sobre algumas datas, que costumam ser precisas. Também possibilita registrar as atividades físicas praticadas e as calorias ingeridas. Funciona para Android e iOS, mas está disponível apenas em inglês.

4. Clue

Foto: Reprodução / Pocket Meta

Disponível para Android e ios, tem algumas perguntas que devem ser respondidas assim que o app é instalado, como duração do ciclo, data da última menstruação, entre outras. Para cada resposta é exibida uma explicação e, a partir desses dados, é feito o cálculo do próximo ciclo. Permite inserir também informações sobre dores, volume do sangramento, variações de humor, emoções, e avisa sobre o período em que é possível engravidar. É gratuito e tem uma interface simples de usar.

5. Calendário Menstrual

Foto: Reprodução / Calendário Menstrual

Marca as datas mensais da menstruação e, a partir delas, faz um cálculo da duração média dos últimos três ciclos, para chegar à data do próximo. É possível acompanhar também os dias de ovulação, fazer anotações e criar notas que podem ser úteis em consultas médicas, além de manter um controle de peso. É simples e gratuito e está disponível para Android.

Cada um dos aplicativos tem suas funcionalidades específicas, mas todos atendem ao ponto principal que é conhecer melhor o próprio ciclo menstrual e conseguir acompanhar as datas importantes, auxiliando na manutenção da saúde e da vida sexual.

Leia também: 10 coisas que você precisa saber se quer engravidar (e também se não deseja)

Assuntos: Bem-Estar

Para você