Anvisa suspende venda de omeprazol (Gastrium) e sibutramina (Biomag)

O medicamento indicado para gastrite, o emagrecedor e seu genérico, fabricados pelo laboratório Aché, foram suspensos pela agência

Escrito por Andressa Dias
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A venda dos medicamentos Biomag (emagrecedor) e seu genérico Cloridrato de Sibutramina, fabricados pelo laboratório Aché, foi suspensa em decorrência de sua falha em notificar a Anvisa sobre uma alteração em seu fornecimento dos princípios ativos usados em sua fórmula.

Além disso, o Gastrium (omeprazol de 10 ou 20mg), vinha sendo produzido com uma fórmula diferente da previamente aprovada pela Anvisa. Sendo assim, também teve sua comercialização suspensa.

Recomenda-se que quem possui estes medicamentos em casa também suspenda seu uso. Somente o Gastrium de 40mg ainda pode ser comercializado e utilizado normalmente.

O laboratório deverá, nos próximos 60 dias, retirar todo o estoque dos medicamentos suspensos das drogarias em todo país.

Em caso de dúvidas, consulte seu médico para que ele possa fazer a substituição adequada por outra fórmula que esteja regularizada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Leia também: 15 medicamentos que você usa sem prescrição mas podem ser perigosos

Para você