Amigurumi: conheça a técnica e aprenda a fazer bichinhos fofos

Você pode criar bonecos para enfeitar a casa ou para aumentar sua renda!

Escrito por Nicole Dias

Foto: Reprodução / Bia Moraes 

Eles são fofinhos, cheios de cor e, depois de um pouco de treino, não tão difíceis de se fazer. Você já ouviu falar de amigurumi? Do japonês ami, que significa malha, e nuigurumi, que significa boneco de pelúcia, trata-se de uma técnica oriental de fazer bichinhos com pontos de tricô ou crochê. Esse criativo trabalho já faz sucesso no Japão há muito tempo, mas foi apenas nos últimos anos que começou a se tornar mais e mais popular aqui pelo Brasil.

Sendo utilizados tanto como objetos decorativos como brinquedos para crianças, os amigurumis geralmente imitam formas de animais ou de humanos. São feitos à mão, em um trabalho artesanal que envolve persistência e bastante criatividade.

A melhor parte é que atualmente é possível encontrar várias receitas disponíveis para fazer os mais belos bonequinhos. Além disso, você pode fazer amigurumis sob encomenda e vender para amigas, colegas ou mesmo pela internet, dando uma complementada na sua renda.

Gostou? Quer saber um pouco mais sobre essa arte e começar já a criar? Então continue lendo esse post!

Amigurumi para iniciantes

Foto: Reprodução / Une Pelote de Laine

Antes de aprender um pouco mais sobre o mundo dos amigurumis, fica a dica: quem já sabe fazer alguns pontos ou correntinhas de crochê pode ter mais facilidade na hora de colocar a mão na massa – ou nas linhas. No entanto, para quem é leiga no crochê, também não é um trabalho impossível.

Materiais necessários

Os materiais mais básicos para quem quer começar a fazer bichinhos e enfeites de amigurumi são linhas, agulhas e enchimento. O enchimento acrílico, encontrado em armarinhos, é uma boa escolha para a parte de dentro das peças. Outra opção é aproveitar restinhos de linha, não desperdiçando nada dos seus materiais.

As agulhas mais utilizadas são as de crochê. O tamanho vai depender da sua linha e do tipo de ponto que você deseja fazer - mais apertado ou não. Como o preço desses itens costuma ser mais acessível, vale comprar várias e ver qual se adapta melhor para o seu trabalho. Saiba mais sobre os materiais no vídeo:

Outros materiais que você pode vir a precisar são: tesoura, fita métrica, agulha de tapeçaria, cola, feltro e tinta para tecido. Esses últimos são para fazer detalhes nos bonecos.

Linhas para amigurumi

Não existe uma linha específica para se fazer amigurumi. Há uma grande variedade de cores, texturas e marcas disponíveis para você escolher. O que é importante saber é que a espessura da linha interfere no tamanho final dos bichinhos. Quanto mais fina a linha, mais delicado será o resultado. Veja o vídeo para entender mais:

Geralmente as linhas de algodão são as mais usadas. As de algodão mercerizado têm um brilho muito bonito. Já as mais grossinhas são ideais para quem está apenas começando nesse mundo do artesanato. Ah, não precisa se preocupar: os pacotes de linha costumam trazer a indicação de qual agulha é a melhor para o uso.

Como ler receitas de amigurumi

Aprender a ler receitas de amigurumi é o passo mais importante para começar a fazer seus bichinhos. Existem alguns pontos que são mais comuns, como Anel Mágico, Carreira e Ponto Alto. Cada um deles têm seu símbolo específico. Se preferir, procure no Google, imprima os pontos mais utilizados e tenha por perto sempre que precisar fazer uma consulta.

As receitas são escritas carreira por carreira, tanto no Brasil quanto em outros países. Há uma marcação do início da carreira, como 1 carr ou 1ª. Depois, é especificado o que você precisa fazer e quantas vezes. Os pedaços são divididos por vírgula ou +. O fim da linha da receita traz quantos pontos você terá na carreira. Achou complicado? Veja direitinho no vídeo acima!

Crochetando sua primeira bolinha

Na receita da bolinha você encontrará as seguintes abreviações: AM (Anel Mágico), pbx (ponto baixíssimo), pb (ponto baixo), aum (aumento) e dim (diminuição). O vídeo abaixo mostra o passo a passo completo e, de quebra, ensina como se faz cada um desses pontinhos.

Treine um pouquinho por dia, até pegar o jeito e ficar mais confiante. Assim como aprender a tocar um instrumento, fazer trabalhos manuais exige dedicação.

5 tutoriais de amigurumi para você fazer em casa

Depois de adquirir os primeiros materiais e dominar os pontos, chega a hora de partir para novos projetos. Preparada?

1. Vasinho de panda

Esse vasinho em formato de panda é um capricho só. O melhor é que apenas duas cores de linha são usadas. Além disso, os cactos de mentirinha são uma opção bacana para quem não consegue manter plantas em casa. ;)

2. Coelhinho

Seja para uma decoração em clima de Páscoa ou mesmo um enfeite fofinho, esse coelho é encantador. Na verdade, esse tutorial é dois em um: com a mesma receita usada no corpinho do coelho é possível fazer ovinhos!

3. Gatinho de gravata

Para fazer esse gatinho de amigurumi, você precisará de uma cor de linha para o corpinho, uma para a roupa e outra para a gravata. Além disso, usará cola de silicone e botõezinhos para fazer os olhos e focinho. Play no vídeo para aprender!

4. Raposinha

A lista de materiais para confeccionar a raposinha não é muito longa: novelos de 3 cores, agulha de crochê de 3mm, botões para os detalhes, fibra siliconada e tesoura. A explicação é bem detalhada, excelente para quem está começando.

5. Polvo fácil

Conforme alguns experimentos feitos na Dinamarca, polvos de crochê tranquilizam bebês prematuros, deixando-os mais seguros e confortáveis. Não é legal? No vídeo acima você confere como fazer o seu próprio polvinho.

Talvez suas primeiras criações não fiquem exatamente do jeitinho que você estava imaginando, é normal! Mas logo logo você pegará a prática e estará orgulhosa dos seus amigurumis.

Mais amigurumis para te encantar

Basta usar a hashtag #amigurumi para você se deparar com muitas criações lindíssimas pelo Instagram. Aqui estão apenas alguns dos amigurumis mais fofinhos que encontramos por aí:

1. Esses noivinhos são uma fofura sem fim

Foto: Reprodução / Irissesile

2. O rei da selva também ganhou uma versão apaixonante

Foto: Reprodução / Olka

3. Como lidar com essa raposinha de lenço?

Foto: Reprodução / Ruca's

4. Essas frutas coloridas conquistaram nosso coração

Foto: Reprodução / Bichinhos da Mada

5. Sério, olha esses cactos

Foto: Reprodução / Jennifer Santos

6. As apaixonadas por girafinhas vibram!

Foto: Reprodução / Amigurumi Sevastopol

7. As gateiras de plantão também

Foto: Reprodução / Martyna

8. Essa coleção de polvos tem o nosso respeito

Foto: Reprodução / Dani Dalledone

9. Essa baleia foi usada na decoração de uma festa

Foto: Reprodução / The Little Amigurumi

10. Já essas bonecas são pura delicadeza

Foto: Reprodução / Ebru Karaca

11. Você diria não para essa vaquinha?

Foto: Reprodução / Tante Lien

12. Mini lhamas são simplesmente adoráveis

Foto: Reprodução / Mohu

13. Só temos elogios a esse coala vestindo macacão

Foto: Reprodução / Mariska Vos-Bolman

14. O que é mais fofo que um panda? Dois pandas!

Foto: Reprodução / Amigurumipatterns.net

15. E um porquinho pink não podia faltar

Foto: Reprodução / Laura Taylor

Você tem alguma receita linda de amigurumi para compartilhar ou quer mostrar o seu trabalho? Coloque nos comentários e divida seu talento conosco!

Dicas pela Web
Comentários