7 ótimos motivos para comer amêndoas hoje mesmo

Controle de colesterol, prevenção ao câncer e bom funcionamento intestinal são algumas das vantagens de consumi-las regularmente

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Getty Images

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As amêndoas fazem parte da alimentação da maioria das pessoas, sendo consumidas “sozinhas” ou dando mais sabor a receitas salgadas e doces, além de serem superaliadas daqueles que seguem uma alimentação saudável.

A nutricionista Nina Hermann comenta que amêndoas são sementes da fruta da Amendoeira. São consideradas como um fruto seco, do grupo das oleaginosas.

Extremamente nutritivas, as amêndoas são ricas em fibras, proteínas, vitamina E, entre outros nutrientes importantes para a saúde. São fáceis de serem adicionadas na dieta e podem ser encontradas/consumidas de diversas maneiras: inteiras (com casca), crua sem casca, torrada (com ou sem sal), como farinha, leite e até manteiga.

Isso tudo sem falar do conhecido óleo de amêndoas, um produto cosmético extremamente versátil e muito utilizado no universo da beleza!

7 motivos para comer amêndoas

Mas, afinal, quais benefícios as amêndoas oferecem à saúde?

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  1. Controle de colesterol: uma das melhores fontes de vitamina E na natureza, a amêndoa auxilia no controle do colesterol, conforme destaca Nina. Ao aumentar o colesterol bom (HDL), que retira moléculas de gordura do sangue, esse tipo de alimento ajuda inclusive a diminuir o risco de ataques cardíacos.
  2. Aliada da beleza: também por ser fonte abundante de vitamina E, a amêndoa contribui para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Tem ainda propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e ajudando a evitar o envelhecimento precoce.
  3. Prevenção ao câncer: Nina destaca que, por ter propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres, a amêndoa atua na prevenção do câncer.
  4. Bom funcionamento do intestino e controle da glicemia: Nina explica que, por ser rica em fibras, a amêndoa atua no bom funcionamento intestinal e no controle da glicemia.
  5. Evita a retenção de líquidos: “se incluída na rotina alimentar, a amêndoa ajuda no combate à retenção de líquido, por conter magnésio e potássio, embora não seja um alimento diurético”, explica Nina.
  6. Ajuda na prevenção à osteoporose: de acordo com Nina, a amêndoa é uma ótima fonte de cálcio, muito importante para quem teme a osteoporose.
  7. Aliada do coração: as sementes ainda são protetoras do sistema cardiovascular, de acordo com Nina. “Uma pesquisa da Universidade de Tufts provou que os flavonoides da casca das amêndoas diminuem o risco das doenças cardíacas. As amêndoas ainda ajudam a reduzir a presença e o impacto de proteínas C-reativa, que causam inflamações nas artérias”, diz a nutricionista.

Como consumir: dicas e receitas com amêndoas

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Para quem quer usufruir dos benefícios das amêndoas, a dica principal é consumi-las naturalmente (evitando as versões salgadas ou doces), preferencialmente conforme orientação de um(a) nutricionista.

Nina explica que a amêndoa pode ser incluída como um lanche, combinada com uma fruta ou iogurte, por exemplo. “A quantidade diária varia de pessoa para pessoa, mas estudos sugerem que, para alcançarmos os seus benéficos, seja necessário o consumo de 5 a 6 unidades”, diz.

Mas, é claro, as amêndoas caem muito bem nas mais variadas receitas, salgadas e doces! Inspire-se com as sugestões abaixo:

Receitas básicas

1. Leite de amêndoas: receita superfácil de leite vegetal, feito com amêndoas. Ele pode ser consumido por crianças e adultos que possuem intolerância à lactose. E, em qualquer receita, ele pode substituir o leite de vaca.

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2. Ricota de amêndoas: uma versão vegana deste delicioso queijo, que é a ricota. Uma receita 100% natural, prática, e ainda com um toque de azedinho, como o da ricota tradicional. O principal ingrediente é a amêndoa.

3. Requeijão de amêndoas: você precisará de leite de amêndoas, Agar-agar, azeite de oliva, limão e sal. Receita ideal para quem é intolerante à lactose ou, simplesmente, para quem deseja uma versão mais saudável do tradicional requeijão.

4. Farinha de amêndoas: simples de fazer, a farinha de amêndoa serve como base para várias receitas, como bolos e macarons, por exemplo. Para fazê-la, você precisará apenas das amêndoas, de uma forma e do liquidificador!

5. Pão de amêndoas: receita sem glúten e sem lactose. Além disso, é uma opção bem saudável, já que conta com poucos carboidratos (e carboidratos de baixo índice glicêmico), bastante proteínas, gorduras boas e cálcio.

Receitas salgadas

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6. Salada de grãos, damasco e amêndoas: fresca, saborosa, rápida de fazer, essa salada mistura lentilha, trigo, cevadinha e damasco. A receita rende 10 porções.

7. Cuscuz marroquino com amêndoas e cebola caramelizada: uma mistura perfeita de sabores e de texturas diferentes. O doce macio das passas, o crocante tostado das amêndoas e o agridoce caramelizado das cebolas. Perfeito para acompanhar um prato de carne, peixe ou frango.

8. Espaguete alho e óleo com amêndoas: uma versão incrementada e saborosa para um clássico da cozinha prática! Além desses ingredientes principais, você usará cebolinha, salsinha, manteiga, creme de leite e queijo parmesão.

9. Risoto vegano de brócolis com amêndoas: prato delicioso e com uma ótima apresentação. Além dos ingredientes principais, você usará caldo de legumes, cebola, óleo vegetal, arroz arbóreo, vinho branco, azeite, tomilho, sal e pimenta preta.

10. Medalhão com crosta de amêndoas: um prato diferente, elegante e saboroso. Você usará filé mignon, azeite, farinha de amêndoa, manteiga, farinha de pão, sal e pimenta-do-reino.

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11. Frango com crosta de amêndoas e aveia: um prato delicioso e que fará muito sucesso! Você precisará só de peito de frango, aveia em flocos, amêndoas fatiadas, ovo, sal, pimenta preta, limão, manteiga e azeite.

Receitas doces

12. Cookies de chocolate branco e amêndoas: uma combinação deliciosa de sabores. A receita rende cerca de 24 unidades. Além dos ingredientes principais, você usará farinha de trigo, açúcar, açúcar mascavo, manteiga sem sal, fermento em pó, sal, extrato de baunilha e ovo.

13. Brigadeiro de amêndoas: simplesmente delicioso. Você usará leite condensado, amêndoas sem casca tostadas e moídas (ou farinha de amêndoas), manteiga sem sal, creme de leite fresco, sal e amêndoas em lascas para decorar.

14. Bolo de amêndoas: delicioso e fácil de fazer. Você usará ovos, açúcar cristal, farinha de trigo, farinha de amêndoas, manteiga sem sal, extrato de baunilha, fermento em pó, sal, limão e amêndoas em palitos. Para a calda, mel e manteiga.

15. Bolo integral de maçãs e amêndoas: receita fácil, ideal para um café da tarde diferente e saboroso. Além dos ingredientes principais, você usará óleo de girassol, óleo de coco, açúcar mascavo, ovos, aveia em floco, farinha de trigo integral, canela em pó, sementes de papoula, sal e fermento.

16. Bolo de figo, mel e amêndoas: com uma combinação de sabores bem elegante e suave, esse bolo é perfeito para uma comemoração especial! Trata-se de um pão de ló leve recheado com figos frescos, chantilly de mel e crocante de amêndoas.

17. Tortinha de coco com amêndoas: fica bonita, delicada e deliciosa. Nada de “doce em exagero”, é saborosa na medida certa, e com certeza todos vão querer comer mais de uma!

18. Torta de morango com amêndoas: uma receita deliciosa, para quem quer impressionar mesmo! Só para você ter uma ideia do sabor… O recheio é feito com morangos, farinha de amêndoas, açúcar mascavo, açúcar e limão siciliano.

Como tirar a pele das amêndoas?

Em algumas receitas, há a necessidade de se retirar a pele da amêndoa. Para fazer isso, de acordo com Nina, é só deixar a amêndoa de molho em água quente por 15 minutos, escorrer a água, e, uma a uma, pressionar para sair a casca.

No vídeo abaixo você também confere um passo a passo:

Mas, vale lembrar, que o ideal é retirar a pele somente em caso de receitas especificas, pois, para o consumo do alimento no dia a dia, o mais recomendado é consumir a amêndoa completa (com casca).

Óleo de amêndoas: um aliado da beleza

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“O óleo de amêndoas é um excelente hidratante e ajuda também a reduzir a inflamação da pele, por ser rico em vitamina A, B1, B2 e B6 e riquíssimo em vitamina E”, destaca Nina. Neste sentido, confira alguns benefícios deste cosmético:

  • Tem alto poder de hidratação, podendo ser usado diariamente em todo o corpo.
  • Ajuda a evitar a formação de estrias (quando a pele se distende demais).
  • Possui um cheiro superagradável.
  • Tem poder anti-inflamatório, então, além de deixar a pele mais macia e cheirosa, possui propriedades que acalmam irritações cutâneas.
  • Nos cabelos, o óleo de amêndoas proporciona recuperação dos fios danificados e diminuição do volume. (Mas, nesse caso, o ideal é buscar xampus e condicionadores que já contenham óleo de amêndoas na fórmula).
  • Ó óleo de amêndoas é ainda ótimo para hidratar as mãos e as cutículas e fortalecer as unhas.

Vale destacar que o melhor momento para aplicação do óleo de amêndoas no corpo é após o banho. Isso porque os poros estão mais abertos e o produto consegue penetrar melhor na pele!

Agora você já conhece os benefícios incríveis do óleo de amêndoas no que diz respeito à beleza da pele, cabelos e unhas, além das vantagens de incluir a amêndoa na sua alimentação diária!

Assuntos: Alimentação

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