Casa e Decor

Almoço de domingo: 50 receitas certeiras para uma refeição apetitosa

iStock

Atualizado em 25.09.23

O almoço de domingo pede uma refeição bem gostosa. Seja em um dia preguiçoso ou com bastante disposição para cozinhar, dá para achar pratos para testar em casa. A seguir, confira uma lista completa de receitas com opções simples e incrementadas, seja para comer sozinha ou dividir com a família em um dia especial.

Saladas

Conheça diferentes opções de salada bem variadas para servir no seu almoço.

1. Salada de repolho simples

Essa receita tem como principal ingrediente o repolho, mas também conta com outros legumes. São eles: chuchu, tomate, cenoura e pimentão. Mesmo assim, o preparo é extremamente prático, pois todos eles são usados crus. Para fazer essa receita, você também vai precisar de azeite, limão, cebola e maionese para um toque cremoso.

2. Salada para acompanhar churrasco

Publicidade

É salada colorida que você quer? Então chega mais conferir essa receita que leva repolho, tomate, cenoura, cebola, azeitona, sal, orégano, limão, azeite e cheiro-verde. Essa é uma combinação que cai muito bem com carnes e deixa seu prato mais nutritivo.

3. Salada de brócolis

O brócolis é o principal ingrediente dessa salada, porém há outros itens que ajudam a completar o sabor. São eles: cebola roxa, maçã, cenoura e temperos. O resultado é levemente agridoce e combina diferentes texturas. Vale a pena experimentar.

4. Salada tropical

Um clássico, essa salada tropical é feita com alface, manga, palmito, tomate, cebolinha, sal, azeite e suco de limão. Aqui, só é preciso lavar, picar e misturar todos os ingredientes. Com tanta praticidade, sobra mais tempo para aproveitar cada garfada.

5. Salada light

Publicidade

Essa é uma receita perfeita para quem quer uma salada bem completa. Ela é feita com escarola, repolho roxo, alface crespa, rúcula, agrião, alface roxa, beterraba, cenoura, tomate-cereja, ovo de codorna, maçã e frango desfiado. Para completar, você ainda aprende a fazer um molho com azeite, vinagre, sal e orégano.

Maionese

Um prato certeiro para o almoço de domingo. Veja opções para diferentes paladares:

6. Maionese simples

Essa é uma opção básica, mas que já garante um ótimo resultado. Aqui, a dica é usar batata, maionese, ovos e temperos. A textura fica cremosa e você quase não terá trabalho na cozinha.

7. Maionese com cenoura

Quer ir além da combinação de batata, maionese, ovo e temperos? Nessa receita, cenoura e azeitonas ajudam a completar o prato. São ingredientes simples, mas que já acrescentam um toque especial à sua refeição.

8. Maionese com vagem

Batata, cenoura, vagem, maionese, sal e salsinha são os únicos itens usados nessa receita. Com uma lista de itens tão simples, o tempo na cozinha é bem curtinho.

Publicidade

9. Maionese com palmito

Batata, maionese, palmito, cenoura, ervilha, milho, ovo, azeitona e temperos compõem essa receita. Essa combinação é uma aposta certeira para quem quer uma maionese bem colorida e repleta de sabor.

10. Maionese com frango

Se você quer uma maionese bem incrementada, vale a pena conferir essa opção que leva frango. A carne é cozida e desfiada para entrar no prato, o que é bem prático, mas faz toda a diferença no resultado.

Arroz e risoto

Arroz e risoto são ótimas opções de acompanhamento. Veja as opções:

11. Arroz temperado

Para dar uma cara nova para o arroz do dia a dia, essa receita propõe acrescentar pimentões vermelho e verde, ovos, cenoura e milho ao preparo. Mesmo sem complicações, já dá para sair do comum com um prato tão tradicional.

12. Arroz verdinho

Que tal servir um arroz com toque cítrico no seu almoço de domingo? Para isso, a dica da receita é acrescentar raspas e suco de limão, coentro e cebolinha ao prato.

13. Arroz de forno

É um arroz para lá de caprichado que você está procurando? Então chega mais conferir essa receita de arroz de forno que leva bacon, cenoura, cebola, vagem, milho, pimentão, ervilha, extrato de tomate e mussarela.

14. Risoto de frango

Risoto é aquela receita ideal para quem quer surpreender com um prato fácil de ser feito. Essa é uma versão que usa sobra de arroz tradicional. Assim, você evita o desperdício e se delicia com um novo sabor.

15. Risoto de camarão

Também feito com arroz tradicional, esse é um risoto que leva camarão para dar um toque mais sofisticado ao prato. O gostinho do fruto do mar é marcante e pode agradar aos mais variados paladares.

Massa

Há diferentes massas que você pode fazer para o seu almoço de domingo. Confira:

16. Macarronada de domingo

Sem complicações, essa receita é feita com pouco tempo na cozinha. Isso faz com que ela seja perfeita para quem quer um prato gostoso, que é a cara de domingo. Aqui, a massa é acompanhada pelo clássico molho vermelho e pedaços de linguiça calabresa.

17. Macarrão de forno

Essa é uma receita de macarrão que lembra uma lasanha. Isso porque o prato é montado em camadas intercalando massa, carne moída ao molho de tomate e molho branco. Para fechar com chave de ouro, queijo parmesão e mussarela também entram em cena.

18. Canelone com presunto e queijo

Para fazer canelone em casa, essa receita usa massa de pastel. O recheio fica por conta da clássica combinação de presunto e queijo, além de catupiry. Já a finalização leva molho vermelho bem temperadinho e queijo parmesão ralado.

19. Escondidinho de frango

Purê de batata e frango desfiado formam uma dupla e tanto. Nessa receita, eles são usados para formar um escondidinho de dar água na boca. Veja no vídeo como o passo a passo é simples.

20. Lasanha à bolonhesa

Para fechar o tópico das massas, uma receita que não podia ficar de fora! Aqui, o prato é composto por camadas de massa, molho à bolonhesa, molho branco, presunto e mussarela.

Carne vermelha

Escolha abaixo uma opção de carne vermelha para completar a sua refeição.

21. Carne assada no forno

Quer fazer uma carne assada no forno sem perder muito tempo na cozinha? Para isso, essa receita propõe usar uma peça de Fraldinha. Para o tempero, a dica é usar shoyu, páprica, azeite e alho. Além disso, as batatas vem como acompanhamento.

22. Carne recheada de forno

Nessa receita, bifes temperados são recheados com queijo prato, presunto, pimentão verde, pimentão vermelho, cenoura e cebola roxa. Depois que os bifes forem enrolados, eles são cobertos com molho de tomate e vão para o forno.

23. Carne de panela com mandioca

Sabe aquela carne bem macia, que desmancha na boca? É ela que você aprende a fazer nessa receita! Além disso, mandioca ainda ajuda a incrementar o sabor do prato. Você suja apenas uma panela e ainda garante um prato muito suculento para o seu almoço.

24. Rocambole gigante de carne moída e bacon

Nesse rocambole de carne moída, o recheio leva azeitonas, tomate, mussarela, presunto, milho e ervilha. Já para a cobertura, você vai usar maionese, bacon, molho de tomate e mussarela.

25. Parmegiana de carne moída no forno

Diferente, essa parmegiana não é feita nem com berinjela e nem com bife, mas com carne moída. Aqui, ela é refogada e misturada com batatas cozidas e amassadas. Essa massa é colocada em uma forma e coberta com molho de tomate, presunto e mussarela.

Aves

Comum nos almoços de domingo, o frango pode ser feito de várias maneiras. Veja deliciosas receitas:

26. Filé de frango empanado

Para dar um cara nova ao filé de frango, que tal fazer uma versão empanada? Assim, você garante uma casquinha crocante, que contrasta muito bem com a maciez da carne. Para isso, após temperar o frango, é preciso passá-lo em ovos batidos e em farinha de rosca, então é só fritar.

27. Frango cremoso com batata

Nessa receita, frango cozido e desfiado é temperado e combinado com molho de tomate e requeijão. Depois, ele vai para um refratário com batatas cozidas, presunto e queijo. Essa combinação vai ao forno para que o queijo derreta. Caso você queira, ainda dá para finalizar o prato com orégano.

28. Frango de panela

Frango de panela ao molho de tomate é aquele tipo de comida reconfortante que combina muito bem com o almoço de domingo. Aqui, você confere todas as dicas para que o resultado fique bem suculento, mesmo com pouco trabalho na cozinha.

29. Frango assado na maionese

Sobrecoxa de frango já é um corte bem suculento. Para deixar a carne ainda melhor, a dica é colocá-la em um saco com temperos e maionese. O tempo na marinada deve ser de, pelo menos, 40 minutos, para que o frango absorva bem os temperos. Depois disso, é só assar a carne.

30. Fricassê de frango

É cremosidade que você quer? Então chega mais conferir essa receita! Aqui, o frango é desfiado e combinado com tomate e creme de milho. Então, ele vai para um refratário e é coberto por mussarela e batata-palha, que ainda dá um toque crocante para o prato.

Peixes

Seja o peixe frito ou assado, dá para achar uma receita a seguir para chamar de sua.

31. Filé de peixe frito

Nessa receita, a dica é cortar filé de peixe em postas e em iscas. O empanamento é feito com farinha de trigo, amido de milho, bicarbonato de sódio, fermento químico, vinagre e água. Depois de frito, o peixe fica suculento e com uma casquinha bem crocante. De quebra, você ainda aprende como fazer um molho tártaro para servir como acompanhamento.

32. Peixe assado simples

Essa é uma opção perfeita para quem busca praticidade. Aqui, o peixe vai inteiro ao forno, apenas temperado e sobre uma cama de batatas. O pacu é usado no preparo, mas você pode usar outro peixe de sua preferência.

33. Peixe assado e recheado

Se você quer uma opção mais incrementada, vale a pena rechear seu peixe. Para isso, você aprende como fazer uma farofa bem colorida e repleta de sabor. O resultado é simplesmente irresistível.

34. Peixe à portuguesa

Filé de merluza, batata, pimentões vermelho, verde e amarelo, cebola, alho, azeitonas, azeite, sal, pimenta-do-reino, ovos e salsinha são os ingredientes usados nessa receita. Seguindo esse preparo, você consegue um prato que mescla diferentes sabores em uma única garfada.

35. Moqueca de peixe

Dá para fazer uma moqueca sem complicações, e essa receita é a prova disso. O filé de peixe fica com um caldo bem suculento e pode ser um grande sucesso na sua mesa.

Sem glúten e sem lactose

Também tem opções incríveis de pratos que são livres de glúten e lactose. Olha só:

36. Abobrinha recheada

Nessa receita, a abobrinha é recheada com um grão-de-bico ao molho vermelho e coberta com queijo vegano. Como resultado, você tem um prato leve e delicioso.

37. Panqueca

Para ser sem glúten, a massa dessa panqueca é feita com amido de milho em vez de farinha de trigo. Para prepará-la, você também vai precisar de ovo, azeite, sal e água. Já para o recheio, você pode soltar a criatividade!

38. Empadão de palmito

Livre de ingredientes de origem animal, esse empadão também não leva margarina. Para a massa, é feito um mix de farinhas com goma xantana, óleo de coco e água. Ela fica com uma textura crocante, que contrasta muito bem com o recheio cremoso de palmito.

39. Torta de frango

Nessa torta, um purê de batata-doce com requeijão é usado no lugar da massa. Já o recheio leva frango desfiado ao molho vermelho, queijo cottage cremoso, escarola e tomate. Para deixar a aparência douradinha, a dica é pincelar uma gema de ovo sobre a torta.

40. Torta de frango com massa de couve-flor

Que tal preparar uma torta em que a massa tem como base couve-flor? Já o recheio fica por conta de um frango desfiado para lá de suculento. O resultado é leve e repleto de sabor.

Vegano

Abaixo, você pode conferir deliciosos pratos livres de ingredientes de origem animal. Confira:

41. Farofa de abobrinha

Farofa é aquele acompanhamento que sempre cai bem, por isso vale a pena inovar no seu preparo. Se o preparo for simples e com poucos ingredientes, melhor ainda! Aqui, a abobrinha é ralada e, depois, refogada com temperos e farinha de milho.

42. Carne de jaca

Nessa receita, a jaca é desfiada, refogada com temperos e incrementada com molho de tomate. Versátil, ela combina com massas, arroz, saladas, recheio de torta e o que mais você preferir.

43. Espaguete de abobrinha e cenoura

Já pensou em deixar as massas de macarrão tradicionais de lado e usar abobrinha e cenoura em seu lugar? Essa é a proposta dessa receita, que é saudável, gostosa e ainda fica pronta em poucos instantes.

44. Fricassê vegano

Para fazer um fricassê vegano, o milho é combinado com leite de coco, água, polvilho, sal, pimenta e azeite para formar o creme. Já o recheio fica por conta de uma proteína de soja ao molho vermelho bem caprichada. Para finalizar, batata-palha também entra em cena.

45. Risoto de brócolis

Não é preciso usar queijo nem manteiga para obter um risoto bem cremoso, e essa receita está aqui para te provar isso. Para obter esse resultado, você aprende como fazer um creme de castanha-de-caju que é usado na receita.

Sobremesa

Após uma refeição caprichada, nada melhor do que saborear um doce bem gostoso! Escolha uma das opções abaixo:

46. Gelatina de 2 ingredientes

Mesmo usando apenas dois ingredientes, essa é uma receita que conta com duas camadas. Embaixo, você obtém uma textura de mousse e, em cima, a tradicional de gelatina. Além da gelatina, creme de leite é o outro item necessário para essa sobremesa.

47. Mousse de leite Ninho

Leite Ninho é um ingrediente que faz sucesso no preparo das mais variadas sobremesas, por isso vale a pena conferir essa receita. Aqui, o preparo é no liquidificador, o que garante muita praticidade na cozinha. Gostou? Então anote os ingredientes: leite condensado, creme de leite, leite Ninho e gelatina sem sabor.

48. Sorvete de chocolate fácil

Já pensou em fazer um sorvete usando apenas leite condensado, creme de leite e chocolate. E não é preciso ter sorveteira, viu? Os eletrodomésticos usados são o liquidificador e a batedeira.

49. Sobremesa de creme com chocolate

Feita na travessa, essa receita é perfeita para dividir com a família toda. Montada em camadas, a sobremesa é composta apenas por creme de limão, Bis e ganache de chocolate.

50. Palha italiana fácil

Brigadeiro e bolacha de maizena formam uma dupla e tanto! Assim, você consegue cremosidade e crocância em uma única mordida. Veja no vídeo como o passo a passo é simples.

Que tal anotar as receitas de que você mais gostou para preparar no seu próximo almoço de domingo? Para acompanhar a refeição, aproveite e faça também uma deliciosa caipirinha de maracujá!

Jornalista pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação. Viciada em comida, séries, filmes e música. Apaixonada por livros, sempre compra mais do que consegue ler.