7 tutoriais de alisamentos naturais para ter cabelos lisos sem química

Receitas incríveis que além de deixarem as madeixas alinhadas, hidratam e nutrem os fios

Escrito por Priscilla Ázara

Foto: iStock

A ideia de alisamento natural dos cabelos ganhou muita força nos últimos anos. São infinitas técnicas criadas a partir da combinação de diversos produtos que, além de alinhar as cutículas capilares, dar brilho e proporcionar o efeito liso, também hidratam e nutrem.

Apesar das técnicas caseiras não terem a eficácia cientificamente comprovada, há milhares de pessoas por essa internet linda dividindo experiências de sucesso. A melhor parte é que, além de não prejudicar a saúde com produtos nocivos de alisamentos químicos, você tem a liberdade de experimentar novas receitas em casa e decidir a que for mais bem aceita pelos seus cabelos.

É claro que nenhuma das receitas tem resultado permanente, porque, justamente por serem naturais, elas não alteram a estrutura do fio. Por isso, para manter os cabelos lisos utilizando técnicas naturais é preciso ter muita disciplina.

Se você também é dessas que não abre mão das madeixas lisinhas, mas está com o cabelo pedindo por socorro por causa de química atrás de química ou simplesmente porque prefere optar por produtos naturais, confira a seleção que fizemos com as melhores receitas de alisamentos naturais:

1. Progressiva natural impressionante, por Julia Doorman

Alinhamento capilar totalmente livre de química, liberado, inclusive, para gestantes e lactantes. O segredo dessa receita é fazer com frequência, porque quanto mais fizer, mais liso o cabelo tende a ficar. Veja como fazer esse milagre natural usando apenas açúcar e leite de coco, banana, vinagre de maça orgânico, mel e máscara de cabelo.

Leia também: Protetor térmico para cabelo: conheça os benefícios e uma receita caseira incrível

2. Alisamento com Maizena e leite, por Diuly Ottobeli

Receita superfácil que promete hidratar e alisar as madeixas a longo prazo. Para fazer, leve ao fogo leite, amido de milho, óleo vegetal e um bom creme de hidratação. Misturinha pronta, passe no comprimento dos fios, deixe agir por uma hora, lave, seque e finalize com uma prancha.

3. Progressiva caseira livre de química, por Ale Canofre

Se o seu desejo é deixar o cabelo mais liso, reduzindo o volume e o frizz, essa receitinha a base de água, amido de milho, máscara, maionese e óleo vegetal cairá como uma luva! Basta passar a mistura em todo o cabelo, enluvando bem os fios, enxaguar após 40 minutos e secar com o secador para conferir o resultado.

4. Bomba de alisamento e crescimento, por Jessica Dutra

Um pouco mais trabalhoso, mas com resultado surpreendente! São duas etapas: a primeira é uma mistura de apenas mel e óleo de coco; a segunda é um mingau a base de leite, amido de milho, açúcar, leite de coco, máscara capilar e gel de babosa. O efeito superliso aparece logo depois de lavar e secar os cabelos apenas com secador. Confira!

5. Shampoo caseiro alisante, por Projeto Afrodite

Um shampoo que alisa, hidratra e nutri o cabelo não parece mentira? Pois ele é real, superfácil de fazer e muito barato! Além do seu shampoo de costume, a receita leva leite de coco, bicabornato de sódio, vinagre de maçã e mel. A mistura pode ser usada em até 30 dias e o segredo é usá-la frequentemente para renovar o efeito a cada lavagem.

6. Finalizador desmaia cabelo, por Luciana Gomes

Aprenda a fazer um finalizador para ser utilizado após a lavagem normal dos cabelos. Feita com soro fisiológico, Bepantol, leave-in e óleo finalizador termoativado, a receita dá brilho e alinha as cutículas, causando um efeito liso incrível nas madeixas. Você pode aplicar nos fios e deixar secar naturalmente ou com secador e a mistura pode ser usada em até uma semana.

Leia também: Tintas naturais para o cabelo: aprenda a tingir o cabelo em casa

7. Técnica milenar superfácil para alisar os fios, por Canal Verde Limão

A nossa última dica vem lá da época das nossas avós, mas que funciona muito bem até hoje! Tudo o que você vai precisar é de uma meia calça. Sim! Comece com uma umectação com seu óleo vegetal preferido. Em seguida, lave como de costume e, quando os fios estiverem ainda úmidos, porém quase secos, use a famosa touca de meia calça do jeitinho que a youtuber ensina. É fácil, prático e o resultado é surpreendente!

Você já usou alguma das receitas que mostramos aqui? O que achou? Conte pra gente qual é a sua receita de alisamento natural secreta e compartilhe a sua experiência aqui nos comentários!

Assuntos: Cabelos

Para você