10 alimentos que podem te deixar mais feliz

Redução do estresse e melhora do humor são alguns dos benefícios dessa lista de alimentos

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Alguns alimentos têm a capacidade de melhorar a saúde física e emocional. Isso porque ativam a produção de serotonina (o hormônio da felicidade) e endorfina (o responsável pela redução do estresse e o aumento do prazer).

Além disso, são alimentos que ajudam de forma geral a regular o sono e controlar o estresse. A lista é variada, indo desde os que podem ser consumidos no almoço ou jantar, aos que se encaixam nos lanches entre as refeições ou mesmo na sobremesa.

Você não quer experimentá-los? Confira a lista completa e os benefícios de cada um:

1. Peixe

Foto: iStock

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, pessoas com baixos níveis de ácidos graxos e ômega-3 ficam mau-humoradas com frequência e têm maior risco de depressão. Este nutriente deve ser consumido através de alimentos, como peixes, já que o corpo humano não o produz por si só.

2. Nozes

Foto: iStock

Ter baixos níveis de selênio em seu corpo pode significar irritabilidade, insônia e depressão. Portanto, as nozes são altamente recomendadas para aumentar o seu humor, pois contêm uma grande quantidade de selênio.

Leia também: 10 alimentos que ajudam a acabar com o mau humor

3. Alimentos ricos em vitamina B12

Foto: iStock

Juntas, as vitaminas do “complexo B” desempenham um papel importante no humor. Especialmente a vitamina B12, que se destaca por dar energia, reduzir o cansaço e acalmar a mente. Alguns alimentos que são fontes dessa vitamina: moluscos e ostras, carne, fígado, queijo e ovos.

4. Bananas

Foto: iStock

As bananas são cheias de nutrientes, fibras e minerais, e dão ao corpo um grande impulso energético. Além disso, contêm triptofano, que ajudam a produzir serotonina e relaxam o sistema nervoso.

5. Comida picante

Foto: iStock

Os alimentos picantes contêm uma boa quantidade de um composto químico chamado capsaicina que, quando entra em contato com suas papilas gustativas, envia sinais para o cérebro, que libera endorfina, causando sensação de euforia e disposição.

6. Cerejas

Foto: iStock

Além de ser um ativador de serotonina, as cerejas também produzem endorfina, dopamina e norepinefrina no corpo. Esses elementos ajudam a lidar com a irritabilidade, melhoram a qualidade do sono e aumentam a tolerância à dor.

7. Chocolate

Foto: iStock

O chocolate estimula a produção de endorfina no corpo e aumenta a serotonina no cérebro. Mas é necessário consumir com moderação. Caso contrário, ele pode realmente causar vício e levar a mais problemas de ansiedade ou aumento de peso.

Leia também: É possível controlar a ansiedade?

8. Abacaxi

Foto: iStock

A fruta contém compostos que estimulam a produção de serotonina, excelente para a saúde física e mental. Melhora a concentração, problemas de insônia e ajuda a combater o mau humor.

9. Alimentos ricos em zinco

Foto: iStock

Uma deficiência de zinco pode levar à depressão e ao estresse. Alimentos com zinco ajudam o corpo a absorver proteínas e carboidratos, ao mesmo tempo em que dá energia. Algumas opções: amendoins, abóbora e sementes de abóbora, fígado, espinafre, cogumelos, leite e produtos lácteos, grãos inteiros, feijões.

10. Macarrão

Foto: iStock

Os carboidratos ajudam a equilibrar o humor. As massas são nutritivas e ajudam a passar por um dia atarefado. Também é baixa em colesterol, possui alto teor de fibras e tem a capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue.

Uma mistura equilibrada de todos os alimentos mencionados, além da prática de exercícios físicos diariamente, é essencial para ser mais feliz e saudável. Se nenhum desses alimentos ajudar, ou se for algum caso mais sério, é importante buscar ajuda profissional.

Leia também: Como o estresse pode afetar sua beleza

Assuntos: Alimentação

Para você