Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Saiba o que colocar no prato para ajudar a reforçar o sistema de defesa do organismo

em 23/09/2014

O nosso organismo está constantemente exposto a bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos que podem atacá-lo a qualquer momento causando doenças. Entretanto, o corpo está equipado com o sistema imunológico, um verdadeiro exército de células, tecidos, órgãos e substâncias que têm a função de combater esses invasores externos.

Se você fica doente com facilidade, atenção: sua imunidade pode estar baixa. Gripes frequentes, resfriados e pequenas infecções recorrentes são sinais de que o sistema imunológico precisa de reforços. Ele precisa de cuidados, e ter uma alimentação saudável é um deles.

Uma alimentação deficiente pode deixar o corpo mais suscetível a doenças. Por isso, fazer boas escolhas na hora de montar o prato é muito importante para evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

Isso porque o corpo necessita de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no sistema de defesa do organismo.

Para exercer uma função protetora, os nutrientes que reforçam o sistema imunológico devem ser ingeridos diariamente. Comê-los esporadicamente não deixará o corpo protegido.

Alimentos que aumentam a imunidade

As vitaminas estão entre os nutrientes mais indicados para manter o sistema imunológico funcionando corretamente. A vitamina C, por exemplo, tem efeito direto sobre as bactérias e vírus, aumentando assim a resistência às infecções. Já a vitamina A, tem ação anti-inflamatória. A vitamina E, por sua vez, age em conjunto com as do tipo A e C e com o mineral selênio, retardando o envelhecimento. A ação protetora contra o câncer e a influência no controle de alguns tipos de diabetes tornam a vitamina B6 uma grande aliada do sistema imunológico.

Entre os minerais, destacam-se o zinco, que atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos e o selênio, que tem ação similar à vitamina E, neutralizando a ação dos radicais livres e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.

Veja agora alguns dos alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudam a aumentar a imunidade:

  • Frutas: cítricas (laranja, limão, abacaxi, acerola, kiwi), melão, pitanga, goiaba, caju, mamão, melão, manga, melancia, banana, caqui, damasco, cereja, abacate
  • Verduras: agrião, espinafre, couve, brócolis, rúcula
  • Legumes: tomate, cenoura, beterraba, pimentão amarelo, lentilha e chuchu
  • Cereais: arroz integral, semente de girassol, soja
  • Condimentos: açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa, tomilho, louro, manjericão, manjerona, orégano, pimenta, gengibre, alecrim
  • Outras fontes: fígado, peixe, frango, gema de ovo, nozes, óleos vegetais de soja, arroz, algodão, milho e girassol

Os iogurtes com lactobacilos vivos têm um papel importante nesta questão, pois são ricos em probióticos, bactérias que ajudam a restabelecer a flora intestinal e estão envolvidas na produção de uma substância com ação antiviral que ajuda a combater os invasores. Também favorecem a absorção de nutrientes dos outros alimentos, o que também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Além de incluir os alimentos sugeridos, outra boa sugestão de como fortalecer o sistema imunológico é manter uma alimentação variada, montando pratos bem coloridos. Quanto mais cores, maior é a diversidade de vitaminas e minerais da refeição.

O ideal é manter essas dicas em prática constantemente e não só no inverno ou quando o corpo der os primeiros sinais de que algo não vai bem. Não se esqueça de que a defesa é sempre o melhor ataque.

Comentários
Dicas relacionadas