Alimentos que colaboram com a beleza dos cabelos

Comendo os nutrientes certos, é possível reverter problemas que fragilizam e danificam os fios

Escrito por Deborah Busko

Manter os cabelos sempre bonitos e sedosos não é fácil. Além da dedicação na rotina com a limpeza e hidratação dos fios, quem ter mechas de dar inveja não pode descuidar dos alimentos que coloca no prato. Ter uma má alimentação pode influenciar de maneira negativa a saúde capilar, tanto quanto outros fatores como excesso de química, estresse ou poluição.

A explicação para isso está na formação dos fios de cabelo. Eles são compostos principalmente por queratina, que estrutura o fio, e melanina, responsável pela cor. Ambas são proteínas, formadas por aminoácidos, sais minerais, vitaminas e outros componentes.

Por isso, se a alimentação for deficiente em algum dos nutrientes que compõem essas proteínas, os cabelos ficam mais frágeis, opacos, quebradiços e caem.

Para reverter essa situação, é preciso mudar o cardápio e incluir alimentos que colaboram com a beleza dos cabelos. Conheça agora alguns deles.

Carnes vermelhas

Os fios de cabelo são compostos, principalmente, por proteínas. Na falta delas, eles enfraquecem e caem. As carnes vermelhas são ótimas para os cabelos por serem ricas em proteínas e ferro. Além disso, contêm vitaminas do complexo B, que são essenciais para o crescimento dos fios.

Leite

O principal nutriente do leite é o cálcio, que age no nosso corpo controlando a entrada e a saída de nutrientes dos vasos sanguíneos. Consumir leite mantém o cálcio no organismo, facilitando a passagem de nutrientes e possibilitando que eles cheguem aos devidos lugares, como os cabelos.

Alimentos oleaginosos

Os cabelos secos precisam de hidratação constante, que precisa ir além de resultados visíveis externamente. Além do tratamento com cremes, a alimentação pode ajudar a hidratar “de dentro para fora”. Para isso, a dica é investir nos alimentos oleaginosos, no azeite de oliva e no abacate.

Clara de ovo

Você já deve ter ouvido sua avó dizer que hidratação com ovo faz bem para o cabelo. E não é conversa não, ela estava certa. A clara de ovo é rica em albumina, uma proteína que age na formação e na recuperação das cutículas dos fios. Portanto, consumir o alimento ou usá-lo como hidratante são duas formas de devolver o brilho aos cabelos opacos.

Frutos do mar

Os frutos do mar como ostras, mariscos e outros exemplos com casca são ricos em ômega3, um ácido graxo que ajuda na circulação. Dessa forma, o sangue chega mais facilmente a lugares distantes do nosso corpo, como os cabelos. Com isso, o crescimento dos fios é estimulado.

Assuntos: Cabelos

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