Alimentos probióticos

Conheça as bactérias do bem que ajudam a reestabelecer o equilíbrio da flora intestinal

Escrito por Deborah Busko

Provavelmente vários alimentos chamados de probióticos já fazem parte do seu cardápio, mas talvez você não saiba quais deles têm essas propriedades os benefícios que eles oferecem ao seu organismo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), probióticos são micro-organismos vivos (bactérias) que, quando ingeridos em quantidades adequadas, proporcionam benefícios à saúde. Uma das principais características dos micro-organismos considerados probióticos é a capacidade de chegar vivo ao intestino.

Entre os exemplos de alimentos probióticos mais comuns, estão os queijos, iogurtes e leites fermentados.

No entanto, vale destacar que nem todos os derivados do leite contêm as bactérias amigas da saúde. Portanto, é preciso conferir os rótulos dos produtos.

Por que os probióticos são tão importantes?

Nosso intestino já possui bactérias naturalmente. Em uma pessoa adulta, são mais de 500 espécies de micro-organismos compondo a flora intestinal, sendo que parte delas são consideradas benéficas, outras são prejudiciais e há ainda aquelas que não interferem de forma negativa ou positiva no funcionamento do organismo.

Como esses micro-organismos estão presentes naturalmente no nosso intestino, eles tendem a viver em equilíbrio. No entanto, a má alimentação, fatores emocionais ou uso de medicamentos antibióticos podem provocar um desequilíbrio na flora intestinal e tornar o organismo mais vulnerável.

E aí que entram em cena os probióticos. A ingestão destes alimentos estimula a proliferação de bactérias benéficas e ajuda a restabelecer o equilíbrio da flora intestinal, por isso eles são tão importantes.

Benefícios dos probióticos

Os benefícios trazidos à saúde pelos probióticos dependem da quantidade e da frequência com que são ingeridos. Se consumidos regularmente como parte de uma dieta balanceada, os probióticos do tipo lactobacilos ajudam a equilibrar a flora intestinal. Já os probióticos do tipo bifidobactérias, podem ajudar quem sofre com o problema de intestino preguiçoso.

Mas as vantagens dos alimentos probióticos não se limitam apenas ao bom funcionamento do intestino. Esses alimentos aumentam a absorção de vitaminas e minerais contidos nos demais alimentos, além reforçar as defesas do organismo (sistema imunológico).

Assuntos: Alimentação

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