13 alimentos para um sorriso mais bonito

Maçã, pera, pepino e cenoura fazem parte da lista

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

O sorriso é, de fato, o cartão de visita de uma pessoa. Exatamente por isso ela não deve medir esforços para mantê-lo sempre bonito!

Visitas regulares ao dentista são o primeiro passo para garantir dentes saudáveis e, consequentemente, mais bonitos. Porém, outros cuidados no dia a dia também fazem a diferença.

Mario Groisman, dentista do Rio de Janeiro (RJ), membro da Academia Brasileira de Odontologia, Academia Americana de Periodontia, e autor do livro Reconstrução e Estética com Implantes: Uma Abordagem Clínica, destaca que uma higienização correta é a chave para garantir dentes mais bonitos e brancos. “Hoje em dia existem cremes dentais que fazem uso de princípios ativos que auxiliam no clareamento. Um exemplo é o creme dental Pró-Saúde da Oral B”, diz.

Evitar hábitos como o tabagismo e o consumo de alimentos e bebidas com pigmentos, tais como café, chá, vinho tinto, refrigerante de cola, açaí, entre outros, também é fundamental para garantir um sorriso mais branco.

E a boa notícia é que existem também alimentos que podem contribuir para um sorriso mais bonito! “Não existe um alimento para deixar os dentes propriamente mais brancos, mas, mais limpos, sim. Uma alimentação mais fibrosa, como maçã e cenoura, ajuda parcialmente na limpeza dos dentes”, destaca Mario Goisman.

Abaixo você confere uma lista com alguns alimentos – inclusive a maçã e a cenoura – que podem deixar seus dentes mais saudáveis, limpos e, consequentemente, mais bonitos:

1. Cenouras

Produtos crocantes como cenouras cruas forçam você a mastigar mais vezes do que quando come um alimento mais suave. E isso estimula a produção de saliva, o que mantém a boca hidratada e ajuda a remover a placa bacteriana.

2. Maçã

Entre os alimentos que podem oferecer benefícios à saúde dos dentes, a maçã é o mais conhecido. Ela fornece em média 4 gramas de fibras e, por ser fibrosa, ajuda a limpar os dentes, além de estimular o fluxo salivar.

3. Queijo

O queijo contém uma proteína láctea, chamada caseína, além de ser rico em cálcio e fósforo… Tudo isso colabora para a reparação do esmalte dos dentes.

4. Aipo

Este também é um alimento com alto teor de fibras e que exige bastante mastigação, o que colabora com a limpeza dos dentes.

5. Salmão

O Salmão possui cálcio e vitamina D, o que deixa os dentes fortes e saudáveis.

6. Espinafre

É rico em fibras e faz uma limpeza natural nos dentes, aumentando também o fluxo salivar. Alguns estudos apontam ainda que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e derivados.

7. Morango

A fruta, além de deliciosa, pode ajudar a manter os dentes mais limpos e, consequentemente, bonitos. Morangos contêm ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas, além de vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa.

8. Pera

Como a maçã, é uma fruta rica em fibras, que ajuda a limpar naturalmente os dentes. Além disso, aumenta o fluxo de saliva, o que defende os dentes contra cáries e doenças da gengiva.

9. Pepino

O alimento produz saliva que, ao ser combinada com as fibras naturais dos alimentos, ajuda a limpar os dentes naturalmente e remove bactérias.

10. Brócolis

Brócolis contêm ferro e cálcio, que juntos formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes.

11. Castanha-do-Pará

Os óleos contidos na castanha do Pará ajudam a proteger os dentes,reduzindo a capacidade das bactérias grudarem neles.

12. Ovo

O ovo ajuda a proteger os dentes contra a instalação da cárie. Assim é recomendado para quem quer deixá-los mais fortes e, consequentemente, mais bonitos.

13. Água

A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e também é importante para o mecanismo de limpeza dos dentes.

Com essas dicas fica mais fácil cuidar dos seus dentes. Mas lembre-se que visitas regulares ao seu dentista e a higienização diária – que inclui escovação, o uso de fio dental e flúor, conforme orientação profissional – são fundamentais para manter seus dentes limpos, saudáveis e bonitos.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web