5 benefícios dos alimentos com triptofano e onde encontrá-los

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Em 23.05.21

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Em 23.05.21

Uma alimentação saudável garante a nutrição necessária para o organismo. Por isso, é importante escolher produtos que façam bem, como é o caso dos alimentos com triptofano. A nutricionista Izabella Imianovsky (CRN10 5729 – SC) explicou a importância desse aminoácido, quais seus benefícios e em quais alimentos ele é encontrado. Acompanhe!

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Índice do conteúdo:

O que é o triptofano?

A nutricionista explicou que “no nosso corpo temos a necessidade de dois tipos de aminoácidos: os essenciais, aqueles que o corpo não produz, e os não essenciais, aqueles que o corpo produz. O triptofano é um aminoácido que o nosso corpo não produz, por isso o chamamos de essencial. Como não produzimos, precisamos consumi-lo por meio da alimentação. Além disso, o triptofano é precursor de serotonina e melatonina, hormônios que auxiliam o bem-estar e sono”.

5 benefícios do triptofano para a saúde

Você que você já sabe a importância do para o nosso organismo. Que tal conhecer quais são seus benefícios? A seguir, veja em detalhes os cinco benefícios desse aminoácido, explicados por Izabella.

  1. Auxilia no combate à depressão: “por produzir serotonina, o triptofano é um aminoácido benéfico para o combate da depressão e da ansiedade”.
  2. Melhora o humor: “além da ansiedade, a produção de serotonina também melhora o humor e bem-estar”.
  3. Ajuda a regular o sono: “por ajudar na produção de melatonina, esse aminoácido auxilia na regulação e melhora da qualidade do sono”.
  4. Ajuda no emagrecimento: “pessoas com níveis de serotonina mais baixos possuem maior desejo por alimentos ricos em carboidratos, como doces, pães, lanches a farinhas brancas. Consumindo o triptofano e aumentando a serotonina, esse desejo diminui, auxiliando o emagrecimento”.
  5. Melhora a memória e concentração: “o triptofano também é rico em propriedades que beneficiam a melhora e concentração”.

Viu só como esse aminoácido tem papel fundamental para o organismo? Além de atuar na manutenção do nosso bem-estar, os seus benefícios colaboram para uma melhora a nossa saúde física e mental.

10 alimentos ricos em triptofano para você consumir

Se você já se convenceu da importância que o triptofano tem para a alimentação, deve estar se perguntando em quais alimentos encontrá-lo, certo? Mas não se preocupe. A seguir, a Izabella revela a quantidade de triptofano de cada alimento, em uma porção de 100gr. Confira:

1. Queijo

Amado por muitas pessoas, o queijo é um alimento riquíssimo em triptofano. Em 100 g de queijo, encontramos 7 mg desse aminoácido.

2. Amendoim

Quem é que não ama um amendoim, não é mesmo? A notícia boa é que ele também está entre os alimentos com mais quantidade de triptofano, sendo essa 5,5 mg.

3. Castanha de caju

Da família das oleoginosas e fonte de gorduras boas, encontramos 4,9 mg de triptofano em uma porção de 100 g dessa castanha.

4. Frango

O clássico frango, que pode ser utilizado em diversas receitas, também entra na lista, contendo também 4,9 mg de triptofano.

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5. Ovo

Já o ovo, além de ser excelente para compor qualquer refeição, desde o café da manhã até o jantar, também entra na lista de alimentos ricos em triptofano, com 3,8 mg.

6. Ervilha

Essa leguminosa, muito utilizada em preparo de tortas, também nos beneficia com excelentes quantidades de triptofano, são 3,7 mg para 100 g de ervilha.

7. Pescada

O peixe é excelente para a saúde e com relação ao triptofano não é diferente. Em cada 100 g de pescada, é encontrado 3,6 mg do aminoácido.

8. Amêndoa

Mais uma da família das oleaginosas, além de deliciosa, a amêndoa contém 3,5 mg de triptofano. Consumida sem exageros, é um alimento muito benéfico à saúde.

9. Abacate

O abacate é um alimento bem versátil e pode ser utilizado em diversas receitas. Em 100 g dessa fruta, há cercca de 1,1 mg de triptofano.

10. Banana

Por último, mas não menos importante, a banana, uma fruta muito popular e utiliza em diversas receitas. A banana possui excelentes benefícios para a saúde e conta com 0,3 mg de triptofano.

Com esses alimentos é possível criar uma refeição balanceada e deliciosa, não é mesmo? Lembrando que o triptofano é um aminoácido importante para a manutenção da nossa saúde e bem-estar, por isso é importante consumir alimentos que contenham boas quantidades dele. Quer continuar aprendendo? Conheça mais sobre os benefícios comprovados do abacate.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.